segunda-feira, 15 de agosto de 2022

HOMILIA DIÁRIA - (CANÇÃO NOVA) – Lc 12,49-53 - 14/08/2022


Permaneça na Palavra de Deus

“Eu vim para lançar fogo sobre a terra, e como gostaria que já estivesse aceso!” (Lucas 12,49).


Hoje é domingo, dia do Senhor! E esse trecho do Evangelho nos assusta um pouco, não é? — “Porque não é Jesus o Homem da paz; o Homem da misericórdia? Como assim Ele veio lançar fogo sobre a terra; e até gostaria que já estivesse aceso!”
Meus irmãos, o Nosso Senhor está dizendo da radicalidade de viver a Sua Palavra, que Ele gostaria sim de lançar este fogo sobre a terra, e Ele lançou esse fogo sobre a terra porque não veio aqui “brincar de ser Deus” e de apresentá-Lo para o mundo. A vinda d’Ele incendiou o coração de muitos para segui-Lo, amá-Lo, mas também exterminou o pecado; extermina o pecado.
Ele veio lançar fogo sobre a terra, Ele veio, de fato, separar, dividir aquele que é Seu daquele que não é. Ele não quis simplesmente romper, mas Ele apresentou o Evangelho, a radicalidade de viver uma vida n’Ele e, consequentemente, as pessoas vão optar por Ele ou não.

Que vivamos com radicalidade o Evangelho, a Palavra, não nos importando tanto com a divisão

Jesus até foi duro dizendo da divisão que haveria dentro da família; — “Como assim o pai contra o filho; a mãe contra a filha; como assim? Não pode acontecer isso!”—, não é que Jesus quis isso ou quer isso, mas a Palavra d’Ele é tão séria — e viver a santidade, meu irmão e minha irmã, é tão sério —, que é isto que acaba acontecendo: essa divisão, mas não por causa de Nosso Senhor, e sim por causa das pessoas.
Quantos, infelizmente, brigam porque “fulano frequenta a Igreja” — e você é esse fulano que vai à Igreja, você participa, você leva uma vida em Deus e, muitas vezes, não é compreendido, é ou não é verdade? —, mas, meu irmão e minha irmã, continue na caminhada com Deus, seja fiel ao Nosso Senhor. E a divisão que acontecerá, depois, cada um vai prestar contas diante do Senhor.
O que é importante para mim, o que é importante para você? Viver a Palavra, permanecer na Palavra de Deus e ao lado de Nosso Senhor; permanecer e viver a fidelidade n’Ele. Não se importe com as divisões! Você pode até ter ocasionado divisões, mas você precisa estar unido a Deus. E, unido a Deus, que você possa contagiar esses irmãos, porém, ainda que haja a divisão, não se importe! O importante é que você esteja unido a Deus, unido ao Nosso Senhor.
Que Deus abençoe você, abençoe a sua caminhada de fé! E que vivamos com radicalidade o Evangelho, a Palavra, não nos importando tanto com a divisão que houver, e sim nos importando a estar cada vez mais unido a Cristo. Esteja unido a Cristo, que eu esteja unido a Cristo”.
A bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!
Padre Márcio Prado
Sacerdote da Comunidade Canção Nova.

Nenhum comentário:

Postar um comentário