terça-feira, 26 de setembro de 2023

HOMILIA DIÁRIA - (CANÇÃO NOVA) – Lc 8,19-21 - 26/09/2023


Acolha e pratique a Palavra de Deus em suas ações

“Naquele tempo, a mãe e os irmãos de Jesus aproximaram-se, mas não podiam chegar perto dele, por causa da multidão. Então, anunciaram a Jesus: ‘Tua mãe e teus irmãos estão aí fora e querem te ver’. Jesus respondeu: ‘Minha mãe e meus irmãos são aqueles que ouvem a Palavra de Deus, e a põem em prática’” (Lucas 8,19-21)



Meus irmãos e minhas irmãs, é da família de Deus quem ouve a Palavra do Senhor e a põe em prática. Faz parte da família de Deus aquele que pratica a Sua Palavra.
E, por providência divina, hoje, celebramos a memória de dois irmãos de Jesus; estou dizendo “dois irmãos de Jesus” porque eles praticaram a Palavra de Deus. Hoje, 26 de setembro, é dia de São Cosme e São Damião.
Ninguém pode reivindicar direitos sobre Jesus a partir de laços, sobrenomes, posições sociais e privilégios, porque a única coisa que me faz ter um parentesco com Cristo é a minha escuta da Sua Palavra e a prática da mesma. Isso me faz ser um parente de Jesus!
Maria é a primeira que nós podemos dizer: Mãe de Jesus, parente d’Ele; porque, em Maria, a Palavra se fez carne, tornou-se real e verdade. Ela acolheu a Palavra de Deus.

É da família de Deus quem ouve a Palavra do Senhor e a põe em prática

Como disse no início, hoje, celebramos a memória de dois irmãos de Jesus, dois familiares de Jesus: Cosme e Damião. Foram martirizados na Síria sob o domínio do imperador Diocleciano por causa do nome de Jesus. O sobrenome deles é interessante, em grego, “anárgiros” significa: aquele sem dinheiro, sem prata. Porque, justamente, esses dois irmãos exerciam a medicina de graça para os pobres, incluindo as crianças. Eles não cobravam, não tinham prata, não tinham dinheiro por causa do exercício da medicina.
Eles, certamente, não davam apenas o conforto para o corpo, mas evangelizavam as pessoas que atendiam, apresentando-lhes o Cristo e salvando também as suas almas, não apenas o corpo. É uma evangelização integral.
Peçamos a intercessão desses dois, sobretudo, hoje, pelas nossas crianças.  Justamente, temos o costume de celebrar esses dois com ênfase nas crianças, por esse cuidado da medicina com elas.
Que nossas crianças possam ter o direito de nascer, o direito de crescer com dignidade, serem educadas, respeitadas em suas fases de amadurecimento, não terem as suas consciências violadas pelas ideologias diabólicas do nosso século, mas que as crianças cresçam em sabedoria, estatura e graça diante de Deus.
Hoje, faça o bem a uma criança, reze por elas. Se você puder ajudar uma família que esteja passando necessidades, ajude! Pois é o Espírito da Palavra de Deus encarnada e praticada por São Cosme e São Damião, verdadeiros cristãos seguidores de Jesus Cristo.
Sobre todos vós desça a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!
Padre Donizete Ferreira
Sacerdote da Comunidade Canção Nova.

Nenhum comentário:

Postar um comentário