quarta-feira, 12 de janeiro de 2022

Palavra se fez carne - 12 de janeiro, 4ª feira da 1ª semana do Tempo Comum


12 de janeiro, 4ª feira da 1ª semana do Tempo Comum


- Hoje é dia 12 de janeiro, 4ª feira da 1ª semana do Tempo Comum.

- Estamos no tempo comum, tempo de testemunhar as palavras e a obras de Jesus que vão formando pouco a pouco seus discípulos. As curas, a expulsão dos demônios e a pregação do Mestre despertam a atenção de muitas pessoas que o procuram todo o tempo. Sinta a presença de Deus que acompanha você ao longo do dia. Permita que o evangelho de hoje ilumine o seu dia e provoque em você uma busca sincera e constante de Deus.

- Escuta o Evangelho de Marcos, capítulo 1º, versículos de 29 a 39:

Naquele tempo, Jesus saiu da sinagoga e foi, com Tiago e João, para a casa de Simão e André. A sogra de Simão estava de cama, com febre, e eles logo contaram a Jesus. E ele se aproximou, segurou sua mão e ajudou-a a levantar-se. Então a febre desapareceu, e ela começou a servi-los. À tarde, depois do pôr do sol, levaram a Jesus todos os doentes e os possuídos pelo demônio. A cidade inteira se reuniu em frente da casa. Jesus curou muitas pessoas de diversas doenças e expulsou muitos demônios. E não deixava que os demônios falassem, pois sabiam quem ele era. De madrugada, quando ainda estava escuro, Jesus se levantou e foi rezar num lugar deserto. Simão e seus companheiros foram à procura de Jesus. Quando o encontraram, disseram: “Todos estão te procurando”. Jesus respondeu: “Vamos a outros lugares, às aldeias da redondeza! Devo pregar também ali, pois foi para isso que vim”. E andava por toda a Galileia, pregando em suas sinagogas e expulsando os demônios.

- Jesus saiu da sinagoga, lugar do ensino da Palavra de Deus, e vai à casa de dois de seus discípulos, onde o inesperado acontece. Eles buscam a ajuda do Mestre para curar a sogra de Pedro, que logo é curada e põe-se a servi-los. Mais doentes são curados e o mal é expulso. O poder do Messias encanta a cidade inteira! Mesmo que Jesus se retire para rezar num lugar deserto, todos o procuram, inclusive os discípulos! A missão é desafiante. É preciso anunciar a Boa-Nova noutros lugares! Peça ao Senhor que abra seus olhos às realidades novas que precisam ser evangelizadas, também no seu dia-a-dia.

- Que necessidades ou enfermidades precisam ser apresentadas a Jesus? Que pessoas devemos apresentar a Ele? Como tem sido sua busca pelo Mestre? Onde encontrá-lo?

- “Todos estão te procurando”, diz os discípulos a Jesus. Em tempos de tantas enfermidades e tantos males, a busca pelo Senhor é essencial. Sua presença e sua proximidade transformam nossa realidade de vida. Sua Palavra expulsa o mal e aquece nosso coração, impulsionando-o a testemunhar com gestos concretos e sendo luz para nossos irmãos e irmãs! Veja neste poema como Madre Teresa de Calcutá nos motiva a perseverar:

Tem sempre presente que a pele se enruga
O cabelo embranquece,
Os dias convertem-se em anos...
Mas o que é mais importante não muda,
A tua força e convicção não têm idade,
O Teu espírito é como qualquer teia de aranha,
Atrás de cada linha de chegada, há uma de partida
Atrás de cada conquista, vem um novo desafio.
Enquanto estiveres vivo, sente-te vivo.
Se sentires saudades do que fazias, volta a fazê-lo.
Não vivas de fotografias amareladas...
Continua, quando todos esperam que desistas.
Não deixes que enferruje o ferro que existe em ti.
Faz com que, em vez de pena, tenham-te respeito.
Quando não conseguires correr ao longo dos anos, cavalga.
Quando não conseguires cavalgar, caminha.
Quando não conseguires caminhar, use uma bengala.
Mas nunca te detenhas!

- Conclua sua oração agradecendo ao Senhor pelo seu dia e por Ele se fazer próximo de você. Que sua fé revigorada hoje possa fazer de você instrumento de paz na vida das pessoas que estiverem ao seu lado.

- Gloria ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Assim como era no princípio, agora e sempre. Amém!


Nenhum comentário:

Postar um comentário