quarta-feira, 12 de janeiro de 2022

Palavra se fez carne - 11 de janeiro, 3ª feira da 1ª Semana do Tempo Comum


11 de janeiro, 3ª feira da 1ª Semana do Tempo Comum


- Hoje é dia 11 de janeiro, terça-feira da Primeira Semana do Tempo Comum.

- Estamos no início de um novo tempo, primeira semana do tempo comum. Com esperança somos alimentados pela Palavra de Deus que quer nos revelar quem é Jesus através de seus gestos. Romper com tudo aquilo que não mais nos aproxima de Deus e do irmão é transformador. A fé e a coragem de Jesus em superar toda situação de comodismo, exclusão e violência nos fortalece em nossa missão. Peçamos ao Senhor a graça da perseverança em seus ensinamentos. Sede sempre nossa Luz Senhor!

- Escuta o Evangelho segundo Marcos, capitulo 1, versículos 21b-28:

Estando com seus discípulos em Cafarnaum, Jesus, num dia de sábado, entrou na sinagoga e começou a ensinar. Todos ficavam admirados com o seu ensinamento, pois ensinava como quem tem autoridade, não como os mestres da Lei. Estava então na sinagoga um homem possuído por um espírito mau. Ele gritou: 'Que queres de nós, Jesus Nazareno? Vieste para nos destruir? Eu sei quem tu és: tu és o Santo de Deus.' Jesus o intimou: 'Cala-te e sai dele!' Então o espírito mau sacudiu o homem com violência, deu um grande grito e saiu. E todos ficaram muito espantados e perguntavam uns aos outros: 'O que é isto? Um ensinamento novo dado com autoridade: Ele manda até nos espíritos maus, e eles obedecem!' E a fama de Jesus logo se espalhou por toda a parte, em toda a região da Galileia.

- Jesus com autoridade começa a ensinar e recebe sua “autoridade” do Pai. E, portanto, sua Palavra e seus gestos revelam os sinais do Reino. O homem com o espírito impuro estava no meio do povo. Quando a vida é organizada para afastar pessoas como ele, Jesus também pode ser afastado do meio de nós. A autoridade do ensinamento de Jesus era visível: é nesta autoridade que precisamos confiar. Quem age com autoridade transforma, faz gerar a vida, constrói a paz. Os autoritários em sua fraqueza gritam, destroem e matam. Peça ao Senhor que sempre ouça e confie em Jesus e te livre de todo mal.

- De onde vem a autoridade de Jesus? Quem Jesus silencia com sua Palavra? Hoje a quem nós estamos escutando? Como agem os autoritários diante da autoridade de Jesus? Qual é o ensinamento novo que Jesus nos traz?

- “Ficaram maravilhados com seu ensinamento, pois ele os ensinava como quem tem autoridade” (Mc 1,22). Diz o Pe. Adroaldo Palaoro:

“Graças à interiorização da mensagem de Jesus, poderemos, também nós, levar algo de luz e de calor a tanta gente que busca, porque se sentirá “alcançada” em seu coração. Isto requer que, seguindo o “mestre interior”, passemos pela experiência, percorrendo nosso próprio caminho espiritual: “falar com autoridade” implica uma desapropriação e um esvaziamento do próprio ego. Esse caminho nos conduzirá mais e mais ao nosso “centro”, esse centro que compartilhamos com todos os seres. Por isso, quando falarmos a partir dele, notaremos vibrar os corações daqueles que nos escutam.”

- Peça ao Senhor para iluminar sua mente e coração para que sejas transformado. Peça também para que Ele seja sua força hoje e sempre.

- Glória ao Pai, ao Filho e ao Espirito Santo! Assim como era no princípio, agora e sempre. Amém!


Nenhum comentário:

Postar um comentário