quarta-feira, 12 de janeiro de 2022

Palavra se fez carne - 10 de janeiro, 2ª feira da 1ª Semana do Tempo Comum


10 de janeiro, 2ª feira da 1ª Semana do Tempo Comum


- Hoje é dia 10 de janeiro, 2ª feira da 1ª Semana do Tempo Comum.

- O Evangelho de hoje nos apresenta Jesus no início de sua pregação, ele fala do tempo que se cumpriu e do Reino que está próximo. Continua o seu caminho convidando os quatro primeiros discípulos para seguirem os seus passos. Um dos primeiros passos para seguir Jesus é a conversão a fim de se colocar a caminho com ele para o anúncio do Reino. O estar sempre a caminho faz parte da sua missão de comunicar a Boa Nova de Deus. Peça ao Senhor a graça de acolher o seu convite e para se colocar no seu seguimento com atitude de conversão e de liberdade.

- Escuta o Evangelho Segundo Marcos, Capítulo 1, versículos 14 a 20.

Depois que João foi preso, Jesus veio para a Galileia, proclamando a Boa Nova de Deus: “Completou-se o tempo, e o Reino de Deus está próximo. Convertei-vos e crede na Boa-Nova”. Caminhando à beira do mar da Galileia, Jesus viu Simão e o irmão deste, André, lançando as redes ao mar, pois eram pescadores. Então disse-lhes: “Segui-me, e eu farei de vós pescadores de homens”. E eles, imediatamente, deixaram as redes e o seguiram. Prosseguindo um pouco adiante, viu também Tiago, filho de Zebedeu, e seu irmão, João, consertando as redes no barco. Imediatamente, Jesus os chamou. E eles, deixando o pai Zebedeu no barco com os empregados, puseram-se a seguir Jesus.

- Para continuar o anúncio do Reino, Jesus chama seguidores(as). Chama para com Ele participar da sua missão. A narração do chamado dos primeiros discípulos nos faz perceber que a iniciativa do chamado é de Jesus, a resposta é nossa e deve ser com a missão de comunicar a Boa Nova do Reino, tendo presente o caminho da conversão, do seguimento como discípulos e da realização da sua missão. Aqueles que foram chamados, demonstraram disponibilidade e prontidão para participarem do anúncio da Boa Nova. Peça ao Senhor a graça para acolher e responder o chamado que ele te faz para segui-lo como discípulo(a) na realidade em que você se encontra.

- A chegada do Reino pede uma mudança pessoal e comunitária para quem deseja fazer parte do discipulado de Jesus. Que mudança você precisa realizar em sua vida para acolher o Reino de Deus? Do que você precisa se converter para crer no Evangelho? Qual a sua resposta diante do chamado que o Senhor te faz?

- “Segui-me, e eu farei de vós pescadores de homens” diz o Evangelho de hoje. Seguir Jesus é se comprometer com seu projeto, é deixar tudo para abraçar o todo que Ele nos oferece como a razão da nossa jornada: Veja o que diz um trecho da música “Um dia escutei teu chamado”.

Um dia escutei teu chamado
Divino recado batendo no coração
Deixei deste mundo as promessas
E fui bem depressa no rumo da tua mão
Tu és a razão da jornada
Tu és minha estrada, meu guia, meu fim
No grito que vem do teu povo
Te escuto de novo, chamando por mim

- Termina tua oração agradecendo ao Senhor pela presença do Reino de Deus que se faz perceber através da conversão, do seguimento a pessoa de Jesus e da acolhida da sua Palavra que é fonte de luz e de vida. Peça as luzes do Espírito Santo para que te ajude a dizer sim ao projeto de Deus com confiança e coragem.

- Pai Nosso que estais nos céus, santificado seja vosso nome, venha nós o vosso Reino, seja feita a vossa vontade, assim, na terra como no céu; o pão nosso de cada dia nos dai hoje; perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido; e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal.


Nenhum comentário:

Postar um comentário