quarta-feira, 12 de janeiro de 2022

Palavra se fez carne - 09 de janeiro, domingo, Festa do Batismo do Senhor


09 de janeiro, domingo, Festa do Batismo do Senhor


- Hoje, dia 09 de janeiro, domingo, Festa do Batismo do Senhor.

- Hoje encerramos o tempo do Natal. No Evangelho Jesus foi batizado já adulto, um pouco antes de iniciar a sua missão na Galileia. Foi uma experiência profunda e importante para ele, que pleno do Espírito Santo ouviu a voz do Pai: “Este é o meu filho amado em ti eu me agrado”. Jesus é filho querido do Pai, que em tudo, o agrada. Ele é nosso irmão pelo nosso batismo. Peça a Jesus a graça de reconhecer-se filha e filho querido de Deus pelo seu batismo.

- Escuta o Evangelho de Lucas, Capítulo 3, versículo 15 a 16 e 21 a 22:

Como o povo estivesse à espera (do Messias), todos se perguntavam interiormente se acaso o João não seria o Cristo, e ele respondeu a todos: “Eu vos batizo com água, mas virá aquele que é mais forte do que eu. Eu nem sou digno de desatar-lhe a correia das sandálias. Ele vos batizará com o Espírito Santo e com fogo. Enquanto todo o povo se fazia batizar e Jesus, depois de batizado, estava em oração, o céu se abriu, e o Espírito Santo desceu sobre ele, em figura corpórea, como pomba. E do céu veio uma voz: “Tu és meu filho amado, em ti eu me agrado”.

- O batismo é um presente de Deus para quem o recebe e com ele o dom da fé, de pertença à uma comunidade, à Igreja. O batismo confere a tríplice missão, somos sacerdotes, profetas e reis. A missão régia é a missão de servir ao povo como o rei ou toda a pessoa que exercer algum poder, sua missão de servir o próximo, os mais pobres como Jesus. O batizado realiza a sua missão sacerdotal oferecendo a Deus a própria vida, os bens, a vida de sua família, de sua comunidade onde vive e atua. A missão profética do batizado consiste em anunciar a Palavra de Deus ao povo do seu tempo. Anunciar a Palavra de Deus e a vontade de Deus ao povo. Denunciar tudo o que não é do agrado de Deus e lesa as pessoas. Peça ao Senhor a graça de oferecer sua vida, testemunhar a palavra e anuncia-la.

- Quais pensamentos vem à sua mente quando alguém lhe fala do batismo? O Batismo significa alguma coisa para você? Como você vive a missão como profeta, rei e sacerdote?

“Tu és o meu Filho amado, em ti eu me agrado”, Deus disse a Jesus no Evangelho de hoje e continua dizendo a cada de nós. Ouça o que diz um refrão meditativo conhecido:

BANHADOS EM CRISTO
SOMOS UMA NOVA CRIATURA.
AS COISAS ANTIGAS JÁ SE PASSARAM,
SOMOS NASCIDOS DE NOVO.

– Termina a tua oração agradecendo a Deus pelo batismo de Jesus e pelo seu batismo.

- Você foi batizado (a): “Em nome do Pai, do Filho e do Espirito Santo”. Amém!


Nenhum comentário:

Postar um comentário