sexta-feira, 17 de dezembro de 2021

Palavra se fez carne - 15 de dezembro, 4ª feira da terceira semana do Advento


15 de dezembro, 4ª feira da terceira semana do Advento


- Hoje é dia 15 de dezembro, 4ª feira da terceira semana do Advento.

- Inicia sua oração em atitude de ação de graças. Agradece ao Senhor a vida e todas as pequenas ou grandes maravilhas que Ele vai realizando em cada dia. Se você for capaz agradece a Deus também aquilo que te faz sofrer, não porque o Senhor queira que você sofra, mas porque Ele sofre com você. E assim, sabendo que Ele te acompanha nos teus caminhos, entrega-lhe estes minutos de oração.

- Escute o Evangelho segundo Lucas, capítulo 7, versículos 19 a 23:

Naquele tempo: João convocou dois de seus discípulos, e mandou-os perguntar ao Senhor: 'És tu aquele que há de vir, ou devemos esperar outro?' Eles foram ter com Jesus, e disseram: 'João Batista nos mandou a ti para perguntar: `És tu aquele que há de vir, ou devemos esperar outro?'' Nessa mesma hora, Jesus curou de doenças, enfermidades e espíritos malignos a muitas pessoas, e fez muitos cegos recuperarem a vista. Então, Jesus lhes respondeu: 'Ide contar a João o que vistes e ouvistes: os cegos recuperam a vista, os paralíticos andam, os leprosos são purificados, os surdos ouvem, os mortos ressuscitam, e a Boa Nova é anunciada aos pobres. E feliz é aquele que não se escandaliza por causa de mim!'

- O Evangelho de hoje nos mostra Jesus iniciando seu ministério na Galileia e João Batista envia a ele dois de seus discípulos para saber se ele era mesmo aquele que há de vir, ou deveriam esperar outro. A resposta de Jesus aos discípulos de João leva a um discernimento. Eles foram confrontados com os gestos de Jesus e tinham o testemunho da cura de doenças, viram os pobres sendo evangelizados. Era a realização de textos dos antigos profetas, não era possível pôr em dúvida que Jesus é o Messias. Todo o seu agir comprova sua identidade. Bastava a coragem de assumir que ele é o Filho de Deus. Peça ao Senhor para não duvidar Dele e sempre, com confiança, dar-lhe o coração.

- Como João Batista você já duvidou de quem é Jesus? De que maneira você está contribuindo para que Jesus continue a curar, anunciando a boa-nova do evangelho a todos?

- `És tu aquele que há de vir, ou devemos esperar outro?'', perguntam a Jesus no evangelho de hoje. João Batista muda de expectativa perante o imprevisível estilo da vinda do Senhor. Assim também nós precisamos estar atentos e converter nossas expectativas. Assim diz uma música litúrgica “Vigia esperando a aurora”, neste advento:

VIGIA ESPERANDO A AURORA
QUAL NOIVA ESPERANDO O AMOR
É ASSIM QUE O SERVO ESPERA
A VINDA DO SEU SENHOR
É ASSIM QUE O SERVO ESPERA
A VINDA DO SEU SENHOR

SE É NOITE ESCURA, ACENDO A MINHA TOCHA
DENTRO DO PEITO O SOL JÁ DESABROCHA
FILHO DA LUZ, NÃO VOU DORMIR, VIGIO:
AO MUNDO FRIO VOU LEVAR O AMOR!

- Termina sua oração colocando nos braços do Senhor Jesus, as enfermidades, as angústias, as dores, as perdas de tantas pessoas. Peça ao Senhor para ser seu instrumento de ajuda, de alívio em meio a tanto sofrimento.

- Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Assim como era o princípio, agora e sempre. Amém!


Nenhum comentário:

Postar um comentário