sexta-feira, 17 de dezembro de 2021

Palavra se fez carne - 16 de dezembro, 5ª feira da terceira semana do Advento


16 de dezembro, 5ª feira da terceira semana do Advento


- Hoje é dia 16 de dezembro, quinta-feira da 3ª semana do Advento.

- Hoje, no evangelho, Jesus repete três vezes uma pergunta: “O que fostes ver?”. Faltando poucos dias para celebrarmos o Natal, essas palavras ressoam em nosso coração, afinal, o que estamos procurando ver na noite do nascimento de Jesus? Assim como no deserto não há coisas grandiosas que pudessem mover nossa atenção, o que há de especial no fato de celebrarmos uma criança recém-nascida? Peça ao Senhor a graça de um novo olhar para vida e para Ele mesmo.

- Escuta o Evangelho segundo Lucas, capítulo 7, versículos de 24 a 30:

Depois que os mensageiros de João partiram, Jesus começou a falar sobre João às multidões: “O que fostes ver no deserto? Um caniço agitado pelo vento? O que fostes ver? Um homem vestido com roupas finas? Ora, os que se vestem com roupas preciosas e vivem no luxo estão nos palácios dos reis. Então, o que fostes ver? Um profeta? Eu vos afirmo que sim, e alguém que é mais do que um profeta. É de João que está escrito: 'Eis que eu envio o meu mensageiro à tua frente; ele vai preparar o meu caminho diante de ti.' Eu vos digo: entre os nascidos de mulher, ninguém é maior do que João. No entanto, o menor no Reino de Deus é maior do que ele. Todo o povo ouviu e até mesmo os cobradores de impostos reconheceram a justiça de Deus, e receberam o batismo de João. Mas os fariseus e os mestres da Lei, rejeitando o batismo de João, tornaram inútil para si mesmos o projeto de Deus”.

- O que estamos procurando ver? Afinal, uma criança que nasce é igual a tantas outras. Também o menino Jesus chorou e se calou ao sentir o conforto do braço dos seus pais. O Deus que abre o Mar Vermelho agora precisa de nossos cuidados. E aqui temos um elemento norteador para nossa busca: na manjedoura, Deus nos pede para ser acolhido e receber cuidados. Notemos que não há razão para termos medo de uma criança, ou seja, não há razão para temer encontrar-se com Deus. Peça ao Senhor para que como João, você seja mensageiro Dele, alguém que prepara o caminho para o menino Deus que vem.

- Se estamos procurando Deus, precisamos começar a conhecê-lo desde esses seus primeiros minutos de vida. Você quer realmente conhecer aquele nasceu para nós?

- 'Eis que eu envio o meu mensageiro à tua frente; ele vai preparar o meu caminho diante de ti.', diz o evangelho de hoje. A Boa Notícia é que, enquanto nos movemos para vermos Deus, ele também vem ao nosso encontro, diminuindo, assim, a distância que precisamos percorrer até ele. Ao tornar-se humano, Jesus pode nos revelar sempre mais a beleza desse Deus que nos procura. Ao mesmo tempo, podemos enxergar nele a beleza que há em todo ser humano. Escutemos o poeta Olavo Bilac que num trecho de seu poema “Soneto” transmite a alegria de procurar quem já o estava esperando.

Sonhei que me esperavas. E, sonhando,
Saí, ansioso por te ver: corria...
E tudo, ao ver-me tão depressa andando,
Soube logo o lugar para onde eu ia.

- Termina tua oração pedindo ao Senhor Deus, que em sua grandeza e força mostra-se pequeno e frágil, que Ele venha ao seu encontro, em suas buscas e em suas esperanças!

- Gloria ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Assim como era no princípio, agora e sempre. Amém!


Nenhum comentário:

Postar um comentário