sexta-feira, 17 de dezembro de 2021

Palavra se fez carne - 14 de dezembro, 3ª feira da terceira semana do Advento


14 de dezembro, 3ª feira da terceira semana do Advento


- Hoje é dia 14 de dezembro, 3ª feira da terceira semana do Advento.

- O Senhor vem ao teu encontro de modo sempre novo. Pode não parecer, podes até sentir que a tua oração é uma rotina sem princípio nem fim. Mas a verdade é que Deus nunca se repete. Você é que se repete constantemente. Abre o teu coração à novidade de Deus. Deixa que Ele te mostre caminhos novos, no interior de tuas rotinas. Com esta disponibilidade, peça ao Senhor a graça de sempre reconhecer seus passos no seu dia-a-dia.

- Escute o Evangelho segundo Mateus, capítulo 21, versículos de 28 a 32:

Naquele tempo, Jesus disse aos sacerdotes e anciãos do povo: Que vos parece? Um homem tinha dois filhos. Dirigindo-se ao primeiro, ele disse: `Filho, vai trabalhar hoje na vinha!' O filho respondeu: `Não quero'. Mas depois mudou de opinião e foi. O pai dirigiu-se ao outro filho e disse a mesma coisa. Este respondeu: `Sim, senhor, eu vou'. Mas não foi. Qual dos dois fez a vontade do pai?' Os sumos sacerdotes e os anciãos do povo responderam: 'O primeiro.' Então Jesus lhes disse: 'Em verdade vos digo, que os publicanos e as prostitutas vos precedem no Reino de Deus. Porque João veio até vós, num caminho de justiça, e vós não acreditastes nele. Ao contrário, os publicanos e as prostitutas creram nele. Vós, porém, mesmo vendo isso, não vos arrependestes para crer nele.

- A parábola de hoje nos ensina que Deus jamais desiste de nós. Ele sempre está pronto a nos acolher. Ele espera de nós a conversão; ele quer que passemos da palavra à ação. A parábola é um convite à reflexão a partir de dois tipos de resposta: Dizer sim somente pela palavra e não agir. Ou agir mesmo antes tendo negado. A obediência se realiza muito mais pelas ações que pelas palavras, que podem não ser sinceras. Observar os preceitos religiosos rejeitando Jesus é o mesmo que dizer sim com a palavra e dizer não com a prática. Peça ao Senhor a graça de realizar na vida concreta a vontade de Deus.

- Com qual dos filhos da parábola você se assemelha? Quantas vezes damos por garantida a nossa fidelidade, mas que fidelidade é essa afinal, são palavras ou ações concretas?

- 'Em verdade vos digo, que os publicanos e as prostitutas vos precedem no Reino de Deus”, diz Jesus no evangelho de hoje. Eles são os descrentes, distantes de uma religião rígida, mas estão prontos, com o coração aberto para tomar um caminho novo. O tempo do Advento é esse tempo de caminho novo. Comentando sobre o sentido do Advento, veja o que diz o Pe. Adroaldo Palaoro:

“Advento é tempo que nos convida a abrir os corações, escutar o Espírito e pôr-se a caminho, enquanto “a luz da vida” nos ilumina. É preciso despertar e ativar um fogo novo em nosso interior; há algo importante, essencial na vida humana que ainda está adormecido; há uma dimensão existencial profunda onde é cada vez mais difícil a inteligência e a vontade terem acesso. Acolher os momentos de Deus é estar preparado para o mais “inesperado”. O tempo do Advento nos oferece uma oportunidade única de aprender a esperar e fazer da esperança nossa condição existencial. Somos, na medida que esperamos. Somos aquilo que esperamos ser.”

- Termina sua oração colocando nas mãos de Deus sua vida, seu desejo de viver aquilo que acredita, de colocar em prático aquilo que professa na fé. Peça ao Senhor, que o Advento transforme a sua vida em esperança e caminho novo.

- Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Assim como era o princípio, agora e sempre. Amém!


Nenhum comentário:

Postar um comentário