domingo, 17 de outubro de 2021

Palavra se fez carne - 17 de outubro, 29º Domingo do Tempo Comum


17 de outubro, 29º Domingo do Tempo Comum


- Hoje é dia 17 de outubro de 2021, 29º domingo do tempo comum.

- Esteja atento a voz de Deus que fala dentro de você através da Palavra, fonte geradora de vida. Aproxime-se de Jesus e do convite que Ele lhe faz para aprender dEle a dinâmica do serviço gratuito. Perceba a proposta que o Senhor faz com relação ao Reino, que não se compara a ideia de reino que a sociedade oferece. Jesus nos apresenta um reino voltado para o servir e não o ser servido. Peça ao Senhor a graça de encontrar o verdadeiro caminho para chegar ao seu discipulado que é viver a gratuidade no servir.

- Abra o seu coração para a escuta do Evangelho segundo Marcos, Capítulo 10. versículos de 35 a 45:

Naquele tempo Tiago e João, filhos de Zebedeu, aproximaram-se de Jesus e lhes disseram: “Mestre, queremos que faças por nós o que te vamos pedir”. Ele perguntou: “Que quereis que eu vos faça?” Responderam: “Permite que nos sentemos, na tua glória, um à tua direita e o outro à tua esquerda!” Jesus lhes disse: “Não sabeis o que estais pedindo. Podeis beber o cálice que eu vou beber? Ou ser batizados com o batismo com que eu vou ser batizado?” Responderam: “Podemos”. Jesus então lhes disse: “Sim, do cálice que eu vou beber, bebereis, com o batismo com que eu vou ser batizado, sereis batizados. Mas o sentar-se à minha direita ou à minha esquerda não depende de mim; é para aqueles para quem foi preparado”. Quando os outros dez ouviram isso, ficaram zangados com Tiago e João. Jesus então os chamou e disse: “Sabeis que os que são considerados chefes das nações as dominam, e os seus grandes fazem sentir seu poder. Entre vós não deve ser assim. Quem quiser ser o maior entre vós seja aquele que vos serve, e quem quiser ser o primeiro entre vós seja o escravo de todos. Pois o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a vida em resgate de muitos”.

- Jesus ao apresentar a proposta do Reino de Deus, mostra que o seu Reino não se iguala com os reinos deste mundo, é um poder que se exerce no serviço, pois é desprovido de interesses pessoais. Jesus diz que o mais importante para o discípulo é seguir o seu exemplo, isto é, dispor-se a se fazer o menor e o servidor de todos. Converse com o Senhor sobre a sua disponibilidade de servi-lo desinteressadamente, assumindo cada dia sua missão batismal.

- Qual o lugar que você busca para servir na sua família e na comunidade? A sua relação com Jesus e com os irmãos é de gratuidade e de desinteresse?

- “Quem quiser ser o maior entre vós seja aquele que vos serve, e quem quiser ser o primeiro entre vós seja o escravo de todos.” Este foi o caminho de Jesus e nós como discípulos seus, somos convidados a trilhar este mesmo caminho da pequenez e do serviço gratuito no cotidiano da vida. Veja o que dizia o Hino da Campanha Da Fraternidade de 2015:

“Em meio as angustias, vitorias e lidas, no palco do mundo, onde a história se faz,
Sonhei uma Igreja a serviço da vida. Eu fiz do meu povo autores da paz!
Quero uma Igreja Solidária, servidora missionária, que anuncia e saiba ouvir.
A lutar por dignidade, por justiça e igualdade, pois “Eu vim para servir”.

- Termina tua oração pedindo ao Senhor a graça de sair de si mesmo para ir ao encontro dos mais necessitados. Peça também que Ele o ajude a mais amar e servir gratuitamente, com disponibilidade e docilidade.

- Pai Nosso, que estais no céu, santificado seja o teu nome. Venha no o vosso reino, seja feita a vossa vontade, assim na terra como no céu. O Pão nosso de cada dia, nos dai hoje. Perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido. E não nos deixei cair em tentação, mas livrai-nos do mal. Amém.


Nenhum comentário:

Postar um comentário