sábado, 1 de setembro de 2018

HOMÍLIA DIÁRIA, COMENTÁRIO E REFLEXÃO DO EVANGELHO DO DIA 02/09/2018

ANO B


22º DOMINGO DO TEMPO COMUM

Ano B - Verde

“Sejam cumpridores da Palavra e não meros ouvintes.”

Mc 7,1-8.14-15.21-23

Ambientação

INTRODUÇÃO DO FOLHETO DOMINICAL PULSANDINHO: O Senhor nos alimenta com sua Palavra e com a Eucaristia, estreitando assim os laços que nos unem a ele e aos irmãos: leis, normas e preceitos devem favorecer esta comunhão. O discípulo do Reino, deve fazer o caminho inverso ao dos fariseus, sua preocupação maior consiste em não se deixar contaminar pelas malícias que brotam do coração. Iniciamos o mês da Bíblia, e com toda a Igreja, queremos destacá-la e valorizá-la ainda mais, fazendo dela nossa proposta de vida.

INTRODUÇÃO DO FOLHETO DOMINICAL O POVO DE DEUS: Irmãos e irmãs, louvado seja o Senhor que aqui nos reúne neste dia a Ele dedicado. É sempre bom louvar e agradecer ao Senhor, receber dele sua Palavra que é luz para nosso caminho. De nossa parte, queremos viver retamente segundo os seus preceitos, buscando fazer a vontade dele em nossas vidas para estar diante dele com sinceridade, amando-nos uns aos outros. Que este nosso culto de adoração e de louvor encontre reflexo em nossas vidas.

Comentário do Evangelho

O principal para Jesus

Jesus está diante de "inquisidores" enviados pelos chefes religiosos de Jerusalém à Galileia. Sua função é espiar Jesus e preparar o arquivo para a condenação. Todas as faltas devem ser anotadas. Então o questionam porque percebem que alguns discípulos seus comem com as mãos impuras. Estão infringindo a tradição dos antigos. Está em foco a questão da "tradição", que é mencionada seis vezes no texto. No caso atual estão sendo feridos os códigos de pureza, que eram um dos elementos fundamentais para definir a identidade étnica e nacionalista do povo, dentro da reivindicada característica de superioridade da eleição por Deus. Jesus remove estes princípios exclusivistas afirmando o essencial para Deus: a vida e o amor para todos. Com a citação do profeta Isaías, "é inútil o culto que me prestam, as doutrinas que ensinam não passam de preceitos humanos" (Is 29,13...), Jesus questiona como o apego à tradição humana leva a abandonar o principal, o amor ao próximo, que é o mandamento de Deus.
Eram muitas "as leis e os decretos" a serem observados. Eles eram apresentados como o traço característico da superioridade do povo de Israel em relação aos outros povos (primeira leitura). Estas leis e decretos, apresentados como "Lei de Moisés", eram resultado de acréscimos sucessivos, ao longo do tempo, a partir do núcleo do Decálogo. Prevalecia neste conjunto de leis, criadas pelas elites religiosas do Templo de Jerusalém, a mera tradição humana que até chegava a opor-se ao verdadeiro projeto de Deus. Com sua ideologia estas leis geravam a humilhação e a submissão que abriam as portas para a exploração do povo fiel.
Com uma inversão, Jesus revela que a impureza é, na realidade, o apego à materialidade do culto, relegando a segundo plano, ou omitindo-se, os gestos concretos de amor ao próximo, aos mais carentes e necessitados. "A religião pura e sem mancha diante de Deus e Pai é esta: assistir os órfãos e as viúvas em suas dificuldades e guardar-se da corrupção do mundo" (segunda leitura).
A partir do alimento que, sendo ingerido, segue o destino comum, Jesus destaca que o contraste pureza x impureza não está no exterior, corpo, ou nos alimentos, mas no coração. Comumente o coração é apresentado como fonte de pensamento e emoção. Aqui o coração é apresentado como fonte de ação, boa ou má. Os fariseus, apegando-se às tradições humanas e interesseiras, afastam-se da justiça de Deus em seus corações.
José Raimundo Oliva
Oração
Senhor Jesus, não permitas que eu me iluda, buscando uma pureza exterior, quando a que te agrada é a que provém do meu interior.
Fonte: Paulinas em 02/09/2012

Vivendo a Palavra

Tiago é claro em sua carta: “Religião pura é esta: socorrer os órfãos e as viúvas em aflição, e manter-se livre da corrupção do mundo.” São ações que nascem dentro de nós e não preceitos externos que somos obrigados a seguir para salvar aparências. Sigamos a lei do Amor, gravada em nosso coração.
Fonte: Arquidiocese BH em 02/09/2012

VIVENDO A PALAVRA

Tiago é claro em sua carta: “Religião pura é esta: socorrer os órfãos e as viúvas em aflição, e manter-se livre da corrupção do mundo.” São ações que nascem dentro de nós e não preceitos externos aos quais somos obrigados a seguir para salvar aparências. Sigamos a lei do Amor, gravada em nosso coração.

Reflexão

CONSERVAR OU MUDAR?

Ao longo da caminhada cristã, ficamos presos a certas normas e abandonamos outras.
Conservamos as que presumimos serem as melhores, as fundamentadas no evangelho, e abandonamos aquelas que já caducaram e não dizem mais nada aos dias atuais.
Nem sempre é fácil fazer a escolha mais acertada. Muitas vezes nos agarramos à “doutrina tradicional da Igreja”, mas esquecemos a fundamentação bíblica ou descuramos do dever de nos adequar aos novos tempos. O Vaticano II foi grande janela que se abriu no século passado, mostrando a necessidade de adequação. Uma tradição só é válida se nos ajuda a observar os mandamentos, ou seja, a viver intensamente o projeto de Jesus.
Nossas tradições – que nós criamos – servem para “disfarçar nossa perversidade” ou nos ajudam a manter o coração unido a Deus e aos irmãos? Ainda hoje encontramos, no seio das comunidades, “fariseus” e “legisladores” que pretendem ditar normas de conduta ou ficam presos a certas leis já superadas e esquecem o fundamental e irrevogável: o amor a Deus e ao próximo.
O farisaísmo não é privilégio do passado, mas tentação a nos ameaçar continuamente. Não estamos livres das pragas que mancham a Igreja: o legalismo, o preconceito, a exterioridade; um cristianismo meramente ritualista e superficial; maior preocupação em obedecer passivamente às normas recebidas do que em dar uma resposta pessoal e comprometida aos chamados de Deus e aos apelos dos irmãos.
Ser fiel observante de “regrinhas” dá a sensação de dever cumprido e até de prestígio diante de Deus. Isso é muito mais fácil do que construir a própria vida no amor e na liberdade de filhos e filhas de Deus, disponíveis para as necessidades do próximo. O amor para com Deus e com os irmãos não tem regras predeterminadas. Não podemos esquecer que a verdadeira religião passa pelo próximo. A religião pura e santa aos olhos de Deus é esta: assistir órfãos e viúvas, isto é, as pessoas excluídas, renegadas pela sociedade. Não é difícil descobrir onde estão os “órfãos e as viúvas” de nossa sociedade.
Pe. Nilo Luza, ssp
Fonte: Paulus em 02/09/2012

Reflexão

Depois de vários domingos lendo o sexto capítulo de João, a liturgia retoma o Evangelho de Marcos. Entram em cena fariseus e legisladores questionando por que os discípulos de Jesus não lavam as mãos antes das refeições. A preocupação deles não se refere tanto à questão de higiene, mas sobre a pureza (puro e impuro). Para eles, a maneira de manter-se puro era observar rigorosamente a lei do jeito com que eles interpretavam a vontade de Deus. Estabelecem a distinção entre sagrado e profano. São puros, santos, consagrados os que observam a lei; são impuros ou profanos (separados ou longe de Deus) os que não a cumprem minuciosamente. Jesus procura corrigir essa mentalidade, dizendo que eles deixam de lado o mandamento de Deus para se preocupar com a tradição dos homens. O que torna impuro não é tanto o que entra na pessoa, mas o que sai do coração. Pois é do coração do homem e da mulher que brotam as más intenções, que provocam os males às pessoas e à sociedade. Portanto, a relação com Deus não depende da observância de normas, e sim da atitude para com os outros.
(Dia a dia com o Evangelho 2018 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ssp)

Meditando o evangelho

O QUE SAI DO CORAÇÃO

Uma antiga denúncia profética foi retomada por Jesus. O profeta Isaías teve a perspicácia de perceber o descompasso entre o culto faustoso praticado no templo de Jerusalém e as violências e injustiças que campeavam na cidade. O louvor proclamado com os lábios não correspondia às maldades praticadas com as mãos. O apego exagerado a certas tradições religiosas não chegava a gerar a conversão do coração.
Algo semelhante passava-se com uma ala do farisaísmo no tempo de Jesus. A veneração afetada dos fariseus às normas legais não os impedia de dar vazão às suas más intenções. Aí se revelava o que eram por dentro. A piedade exterior era fachada de um interior cheio de perversidade. A observância escrupulosa das normas de pureza mostrava-se inútil, pois não chegava a atingir seu verdadeiro objetivo: tornar a pessoa internamente pura para Deus.
O discípulo do Reino, no pensamento de Jesus, faz o caminho inverso ao dos fariseus. Sua preocupação maior consiste em não se deixar contaminar pelas malícias que brotam do coração. Pouco lhe importam as coisas exteriores. Comer sem ter lavado as mãos é menos importante do que sentar-se à mesa e partilhar o pão com os necessitados. Ser muito atento na limpeza das louças e talheres só tem sentido se tiver o respaldo de uma vida centrada na prática do amor e da justiça.
(O comentário do Evangelho é feito pelo Pe. Jaldemir Vitório – Jesuíta, Doutor em Exegese Bíblica, Professor da FAJE – e disponibilizado neste Portal a cada mês)
Oração
Senhor Jesus, não permitas que eu me iluda, buscando uma pureza exterior, quando a que te agrada é a que provém do meu interior.

COMENTÁRIO DO EVANGELHO

1. "A FONTE DO BEM E DO MAL"
(O comentário do Evangelho abaixo é feito pelo Diácono José da Cruz - Diácono da Paróquia Nossa Senhora Consolata – Votorantim – SP)

Na relação com Deus, o moralismo exacerbado é algo abominável, nascido no rigorismo de normas e preceitos, sendo um fardo insuportável que as pessoas vão arrastando vida afora, achando que isso as faz merecedoras da Salvação que Deus oferece. Os inventores dessas mil "regrinhas" para se conseguir a salvação, se deleitam em ensinar as pessoas a andarem, naquilo que eles têm a coragem de chamar de "caminhos do Senhor". A Santa Igreja tem o seu Código de Direito Canônico, que tem como objetivo ajudar o cristão membro da Igreja, a viver santamente desfrutando ao máximo da graça e santidade que Jesus oferece, entretanto, não é a pura observância dos cânones, que irá levar alguém a fazer a experiência de Deus em sua vida.
O problema está em que, com tantas regras e normas, muitas vezes inventadas por lideranças religiosas, pastorais, movimentos e associações, abafa-se na vida do cristão aquilo que é essencial, uma relação com Deus a partir do seu íntimo, isso é, a partir do coração, centro de decisão e da Vida. A pregação de que devemos fugir das coisas do mundo e só buscar as coisas de Deus, é perigosamente alienadora, pois agindo nessa linha, tudo aquilo que é humano, e que não faz parte da esfera do sagrado, torna-se profano e portanto, motivo de condenação ao pecador.
Conheci um deficiente visual, que tocava sanfona no Mercado Municipal, para ganhar uns trocados, e o seu repertório, bastante variado, agradava a todas as idades. No final do dia embolsava as doações e ia embora, todo feliz. Sempre alegre e extrovertido, era alguém feliz e que sabia fazer feliz as pessoas que o rodeavam para ouvir suas músicas ou suas histórias engraçadas. Um dia alguém o levou a uma igreja cristã e depois de algumas participações começou o processo de sua conversão, e daí, uma vez convertido, e tendo conhecido Jesus, foi orientado para que não mais tocasse aquelas músicas do mundo, que eram pecaminosas diante de Deus, e assim, o "Ceguinho da Sanfona" como era mais conhecido, mergulhou numa grande tristeza que acabou em depressão, nunca mais o vi.
Os Fariseus eram pessoas muito piedosas e fiéis ao judaísmo, mas entre eles havia os "fanáticos" que observavam rigorosamente todas as leis e normas, e adoravam impor o cumprimento da mesma aos demais. Os discípulos de Jesus andavam muito felizes por tê-lo encontrado, e a alegria era tanta que nem se importavam com certas regras, entre elas a de lavar as mãos antes de tomar refeições, e não o faziam por despeito ou por provocação aos Fariseus, é que realmente o encontro com Jesus de Nazaré despertara neles algo novo e inaudito, que nenhuma religião tinha ainda oferecido, era algo que vinha de dentro, do mais íntimo do seu ser, mas os Judeus do Farisaísmo cobraram de Jesus a observância da lei "Por que os seus discípulos não lavam as mãos antes de comer, como faz um judeu piedoso?". A novidade maravilhosa que Jesus oferecia, não era mais importante do que o cumprimento da lei.
Como é triste quando na comunidade as pessoas são cobradas por alguns, que se julgam justos e Santos, cobra-se conversão, exige-se coerência de vida, retidão de caráter, testemunho de vida, conduta moral irrepreensível, principalmente desprezar e fugir de tudo o que não é sagrado. Ocorre que as pessoas que não tem esse perfil, ou não são perseverantes acabam deixando a comunidade, uma vez que se sentem constrangidas por ficarem ouvindo "pelas costas" a respeito de sua vida "torta".
Jesus dá um basta a toda essa hipocrisia e coloca uma relação nova com o Pai, não mais a partir da conduta e aparência exterior, mas sim do coração, fonte do bem e do mal, sendo que o que dele provém é que determina as nossas ações, podendo contaminar com o mal, ou contagiar com o Bem. A partir dessa verdade, ninguém mais poderá ser julgado, uma vez que só Deus tem acesso ao coração humano, onde o seu amor de Pai, manifestado em Jesus, transborda o coração dos que nele crêem, fazendo-o irradiar esse amor por onde andam, pautando todas as suas decisões e atitudes, a ponto de São Paulo dizer, "que o amor é a plenitude da lei."
De que adianta saber lavar corretamente jarras e copos, ou tomar banho cada vez que se chega da praça, como os fariseus? Não freqüentar certos ambientes ou casas, evitar a companhia de certas pessoas, não ler certas revistas, não assistir certos filmes, mas ter o coração cheio de mágoa, rancor, amargura? E mais ainda, destilar o veneno da intriga, da desconfiança, provocar ou sentir inveja, ciúmes? Toda e qualquer preocupação com ações exteriores, só será edificante se o coração estiver convertido, caso contrário, ressoará em nossos ouvidos a severa advertência do Senhor, com relação ao Farisaísmo desde século "Este povo me honra com os lábios, mas o seu coração está longe de mim". (22º. Domingo do Tempo Comum)
José da Cruz é Diácono da
Paróquia Nossa Senhora Consolata – Votorantim – SP
E-mail cruzsm@uol.com.br
Fonte: NPD Brasil em 02/09/2012

PONTOS DE REFLEXÃO

I LEITURA. Dt 4,1-2.6-8.

O povo da primeira Aliança está para receber como oferta a “Terra Prometida”, depois de quarenta anos de fatigante peregrinação no deserto, onde encontrou provas e tentações de todos os géneros. Deus oferece-lhe agora como guia e salvaguarda a Sua própria Palavra.
São “leis” e “preceitos” destinados a iluminar o coração e a mente no encontro com Deus, com os irmãos e com os estrangeiros. Começa assim um “tempo novo”, numa “terra nova”, lugar de culto e de louvor a JAVE, mas também ocasião de amor e de respeito pelos irmãos e pelos pobres. O próprio Deus é o garante. Ele propõe e promete mais uma vez a Israel que o acompanha e o protege com a “nuvem luminosa” da Palavra, escutando todos os seus pedidos. Ele fará sentir a Sua luminosa presença, mediante uma predileção contínua e uma misericórdia renovada e paciente.
Abre-se assim para o povo da Aliança um caminho do suspirado sabor de fidelidade e de observância, fundado na escuta obediente a um pacto. Afastar a fácil pretensão de “acrescentar ou suprimir” seja o que for. Tudo isto, depois, não minimizará a liberdade acabada de conquistar ao sair do Egito, mas será sinal de “inteligência” e de “sabedoria”, não só perante as suas consciências, mas também perante os outros povos.

II LEITURA Tg 1,17-18.21b-22.27

“Feliz o servo que restitui todos os seus bens ao senhor Deus porque Lhe pertencem”, assim dizia São Francisco numa das suas admonições. Acerca deste ponto é importante não nos deixarmos enganar: tudo o que de verdade temos de bom é “dom” de Deus.
Ele é o “Pai das luzes”, criador dos luminares celestes, mas também de todos os bens do espírito. Obviamente, Deus não muda e não produz trevas e escuridão! Ele fez-nos a dádiva da existência, exercendo assim a Sua paternidade para connosco, e iluminando o nosso caminho com a Sua “palavra”, que é luz de “verdade”, para que tornássemos aos Seus olhos “primícias das Suas criaturas”. A Palavra manifesta a verdadeira face de Deus, e revela a nova Lei, que é “lei de liberdade” e, ao mesmo tempo, “lei régia”. Abre-se para nós uma ocasião impensável, que afinal é fonte única e promissora de salvação e de vida nova.
Uma situação tão feliz não deve conduzir-nos a uma escuta distraída e superficial da palavra, mas sim tornar-nos “cumpridores” convictos dela. De outro modo, quem se decide por uma vida ociosa, engana-se a si mesmo e também aos irmãos. Esta é a religião, entendida como relação e diálogo, que Deus Pai considera pura e genuína: cuidar dos pequeninos e dos “órfãos”, sem se manchar nem se deixar contagiar pelas coisas deste mundo.

EVANGELHO. Mc 7,1-8.14-15.21-23

A página do Evangelho apresenta um novo debate cerrado entre Jesus, os “fariseus” e os “escribas2 acerca de algumas “tradições” consideradas pelo Senhor como humanas, e por isso julgadas fruto da invenção de todos os que estão longe de Deus, embora se julguem perto d´Ele. Uma tradição só se pode considerar positiva e válida se estiver colocada no “hoje de Deus” e como auxílio na prática dos Mandamentos. É este o novo critério que Jesus apresenta aos Seus interlocutores, consideradas pessoas que “honram a Deus com os lábios, mas o seu coração está longe d´Ele”.
É sabido que os fariseus-os “puros” no significado etimológico da palavra-, e em geral todos os hebreus, respeitem uma tradição antiga: não comem sem antes cumprirem o rito de “lavar as mãos até ao cotovelo”. Mesmo quando voltam de fora de casa, por exemplo, “do mercado”, não se sentam à mesa sem antes se purificarem. Há ainda outras coisas- mais pequenas- a que eles se prendem escrupulosamente, como a limpeza dos “copos”, dos “jarros” e das “vasilhas de cobre”. Poder-se-ia dizer: isto não tem mal nenhum! Mas o mal não está tanto nas precauções, ditadas também pelas regras da limpeza e da higiene, mas sim quando se limitam ao aspeto externo e se esquece o dado mais importante, o “coração”, julgado pelo homem da Bíblia o centro dos afetos, das motivações e da própria atuação da pessoa.
Jesus portanto dá razão ao profeta Isaías que tinha, no passado, definido como “hipócritas” os israelitas, porque a sua astúcia e esperteza eram capazes de deixar de lado o “mandamento de Deus”, escudando-se por detrás das simples “tradição dos homens.
As “leis” têm o seu lugar numa experiência religiosa, enquanto sinais indicadores de um caminho a percorrer. No entanto, é preciso que o crente tenha o discernimento suficiente para dar à “lei” um valor justo, vendo-a apenas como um meio para chegar mais além no compromisso com Deus e com os irmãos. A finalidade da nossa experiência religiosa não é cumprir leis, mas aprofundar a nossa comunhão com Deus e com os outros homens sendo, eventualmente, ajudados nesse processo por “leis” que nos indicam o caminho a seguir.
Padre José Granja
Reitor da Basílica dos Congregados, Braga.
Fonte: Alexandrina Balasar Free em 02/09/2012

REFLEXÕES DE HOJE


2 DE SETEMBRO DOMINGO

VEJA AQUI MAIS HOMILIAS DESTE DOMINGO

HOMILIA DIÁRIA

A pureza deve começar pelo coração

Postado por: homilia
setembro 2nd, 2012

Jesus se encontrava no meio de conflitos que a Sua prática provocava. Então, os chefes dos judeus enviam uma delegação para investigar e “bisbilhotar” a vida pessoal de Jesus. A intenção dos fariseus e doutores da Lei era ver se Ele transgredia a Lei e a tradição, ou seja, se transgredia a Torá e as inúmeras prescrições orais, pois ambas tinham o mesmo valor – visto que provinham de Deus – e mexer no aparato legal era opor-se a Deus ou querer igualar-se a Ele.
O problema em discussão era sobre o lavar ou não as mãos conforme Levítico 15,11. Quem não lavava as mãos antes de comer desrespeitava as tradições, pois tudo o que era comprado no mercado devia ser purificado na hipótese de ter sido contagiado por uma pessoa ritualmente impura. Antes fosse assim, para evitar doenças contagiosas como as que enfrentamos em nossos dias. Mas não. A tradição judaica tinha barreiras e preconceitos em relação aos pagãos, que eram suspeitos de impureza. E, por falta de lógica divina nestes rituais, Jesus quebra a barreira citando Isaías 29,13 e chamando os doutores da Lei de hipócritas.
A resposta de Jesus é abrangente, descaracterizando o mérito das leis de pureza e das demais tradições opressoras. Dirige-se à multidão e pede que ouça e entenda. E explica que a impureza não está nos objetos e nas pessoas, mas é uma consequência das opções de vida das pessoas, e vem do coração. Logo em seguida, faz uma lista do que traz a verdadeira impureza aos homens: más intenções, imoralidades, roubos, assassinatos, adultérios, ambições desmedidas, maldades, fraudes, devassidão, inveja, calúnia, orgulho e falta de juízo.
No Evangelho deste 22º Domingo do Tempo Comum, somos convidados a tomar consciência de que algumas práticas sobre a higiene são importantes, mas não mudam a natureza do homem. Veja por exemplo: hoje cães e gatos são tratados com todas as normas de higiene, vão aos salões de beleza, são levados aos parques de diversão e… não mudam de natureza.
Não é o “shampoo” ou o “desodorante” que purificam o homem, como apregoava o costume farisaico e, hoje, o faz a publicidade comercial e nossa sociedade consumista. Ter mãos limpas não significa ter um coração limpo. Um grande sorriso pode muito bem esconder uma antipatia. Palavras bonitas, muitas vezes, buscam somente reconhecimento e aplausos. A maioria dos nossos políticos tem uma linguagem cheia de demagogia, que não expressa o que sentem e fazem.
É preciso que acolhamos com muita atenção as palavras de exortação de São Tiago (Segunda Leitura). Não basta só ouvir a Palavra do Senhor, mas é fundamental colocá-la em prática, para não nos iludirmos e deixarmos a Palavra correr em nossas veias. A hipocrisia estava em apenas ouvir a Palavra e não praticá-la: “um povo que louva a Deus com os lábios, mas tem o coração distante Dele”. Jesus denuncia a manipulação da Palavra de Deus pelos fariseus e afasta o formalismo exterior da religião judaica. Não vai contra a Lei de Moisés nem contra a tradição autêntica, mas denuncia a hipocrisia. De fato, os fariseus denunciam os discípulos porque não lavam as mãos antes das refeições, segundo uma tradição rabínica do Talmude.
As abluções não existiam por simples motivos higiênicos, mas porque eram símbolos da pureza moral, necessária para se aproximar de Deus. Porém, os fariseus viam somente o lado externo da aproximação de Deus, não levando em consideração o Salmo 23,3-4:“Quem subirá ao monte do Senhor, ou quem estará em seu lugar? Quem tem mãos inocentes e coração puro”. A pureza de coração era a condição para participar do culto e ver o rosto de Deus. A pureza deve começar pelo coração, como afirma o Salmo 23, pois é dele que procedem as coisas más.
O coração do homem continua sentindo os mesmos impulsos de impureza, como egoísmo, intenções desvirtuadas, a degradação do amor humano e uma “avalanche” de impureza e sensualidade. Hoje campeia, sobretudo, a obscenidade. Obsceno é uma palavra que vem do antigo texto grego e romano e significava aquilo que, por respeito aos espectadores, não devia ser representado em cena por pertencer à intimidade pessoal. Mesmo aquela civilização pagã, que tinha normas morais relaxadas, entendia que certas coisas não deviam ser feitas diante de outras pessoas.
Senhor Jesus, não permita que eu me iluda buscando uma pureza exterior, quando a que Lhe agrada é a que provém do meu interior. Amém.
Padre Bantu Mendonça
Fonte: Canção Nova em 02/09/2012

Oração Final
Pai Santo, que toda a nossa vida seja uma oração – encontro consciente contigo, que sabemos estar presente em nós e entre nós. Que nossa prece jamais seja um amontoado de fórmulas e gestos vazios para parecermos melhores do que somos. Inspira-nos, Pai Amado, pelo Cristo Jesus, teu Filho que se fez nosso Irmão e contigo reina em unidade com o Espírito Santo.
Fonte: Arquidiocese BH em 02/09/2012

ORAÇÃO FINAL
Pai Santo, que toda a nossa vida seja uma oração – encontro consciente contigo que, como sabemos, estás sempre presente em nós e entre nós. Que nossa prece jamais seja um amontoado de fórmulas memorizadas e gestos vazios para parecermos melhores do que somos. Inspira-nos na oração, Pai querido, pelo Cristo Jesus, teu Filho que se fez nosso Irmão e contigo reina em unidade com o Espírito Santo.

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