quinta-feira, 2 de fevereiro de 2017

Santa Joana de Valois - 4 de fevereiro


Santa Joana de Valois
1464-1505

Fundou a Congregação
da Anunciação
Filha do rei Luiz XI da França e Carlota de Savóia, Joana nasceu no castelo de Tours, em 23 de abril de 1464. Causou uma grande desilusão a seu pai que desejava um filho homem. Aos vinte e seis dias de idade, foi acertado o seu casamento, para consolidar uma aliança política, com seu primo Luiz de Órleans, de dois anos.
A menina cresceu com uma pequena deformação física, por isto aos cinco anos foi deixada no castelo de Berry, no qual o seu maior prazer era "conversar com a Santíssima Virgem". Aos seis anos, foi convidada pelo rei a escolher um confessor. Escolheu o monge franciscano Gabriel Maria, que a Igreja também depois beatificou. Um ano depois, conversando com Nossa Senhora, durante as orações, esta a investiu de sua missão mariana: "Antes de morrer fundarás uma família religiosa em meu nome. Assim fazendo me darás um grande prazer e me prestarás um serviço".
Como era de costuma, aos doze anos se casou com o primo, apesar da sogra tentar desfazer a aliança, que já não era conveniente. Portanto, quando o pai de Joana morreu, ela se tornou a nova rainha e o marido, o rei Luiz XII, que em seguida a repudiou. Após a anulação canônica do matrimônio, casou-se com a filha do duque da Bretanha, em mais uma união de fundo político.
Joana herdou o ducado de Berry e um ano depois, em 1498, ingressou na ordem terceira de São Francisco, em Bourges, dedicando totalmente sua vida ao próximo, a Maria e a Jesus Cristo. Seguindo sempre a orientação espiritual de seu confessor, administrou suas posses com sabedoria e caridade, de forma a ajudar os pobres e doentes. Provou isto durante uma epidemia de peste, que se alastrou pelo território francês, naquele período, mostrando todas as virtudes que carregava no coração.
Depois, com dificuldade e superando todos os empecilhos, fundou, com a ajuda do monge Gabriel Maria, uma nova instituição religiosa para irmãs, tendo a finalidade de servir a Cristo e imitar a Virgem Maria, em todas as suas virtudes. A nova família, essencialmente mariana, recebeu o nome de Congregação da Anunciação, cujo estatuto foi escrito por ela. Também por seu desejo consagrou as irmãs às "dez virtudes da Santíssima Virgem". No final de novembro de 1504, com autorização do Vaticano confiou a congregação aos Frades Menores da Obediência, Ordem terceira franciscana.
Morreu em 4 de fevereiro de 1505, de doença fulminante, no seu convento de Berry, França. As graças e os milagres floresciam sob sua intercessão, enquanto o monge Gabriel Maria consolidava sua obra. Ele morreu vinte e três anos depois, quando as irmãs contemplativas da Anunciação, como são chamadas atualmente, já estavam espalhadas por toda a França, alcançando a Bélgica e a Inglaterra. Santa Joana de Valois foi canonizada em 1950, pelo papa Pio XII, tendo determinando o dia de sua morte para as comemorações.
Fonte: Paulinas em 2013

Santa Joana de Valois

Filha do rei Luís XI, da França, e de Carlota de Sabóia, nasceu em 1464, para grande desilusão do pai, que queria um homem. Com 26 dias de vida foi prometida em casamento ao primo Luís de Orléans, de 2 anos. Feia e coxa, com 5 anos foi fechada num castelo, onde o seu maior prazer era conversar com Nossa Senhora. Apesar da oposição da mãe de Luís de Orléans, o rei impôs o casamento, que foi celebrado em 1476, quando ela tinha apenas 12 anos, Foi um casamento político. O marido não quis consumar o casamento nem com ela conviveu.
Em 1498, Luís de Orléans torna-se o rei Luís XII e deseja livrar-se do vínculo matrimonial que era um peso para ele desde os 22 anos, para poder casar-se com a viúva de seu antecessor Carlos VIII. Foi feito o processo canônico para a declaração de nulidade do seu casamento, contra o qual ela protestou inutilmente, porque o casamento foi declarado nulo, e ela, então, agradeceu a Deus por isso. Nesse mesmo ano tornou-se a duquesa de Berry, ingressando na cidade de Bourges, onde iniciou uma vida de mortificações corporais e de generosidade sem limites, administrando o seu ducado com sabedoria, fazendo reinar a justiça. A peste que apareceu nos anos de 1499 e 1500 lhe permitiu mostrar a grande dimensão de sua caridade e coragem. Ocupou-se em aumentar os salários dos operários, coisa rara para a época. Mas a grande obra de sua vida foi a fundação da Ordem da Anunciação, sob a regra franciscana das clarissas. O seu ex-marido, ora rei, aprovou a obra de "sua caríssima e amantíssima prima Joana de França, duquesa de Berry", em 1503, tomando o convento sob a sua prateção. Ela mesmo fez a sua profissão a título privado, permanecendo no mundo fiel ao seu soberano. Atacada de grave doença em 22 de janeiro de 1505, fez murar a porta de comunicação que tinha com o mundo. Perdeu a fala em 2 de fevereiro e morreu dois dias depois. Sobre o seu túmulo florescem os milagres, atestando a virtude e santidade da disforme e coxa filha do rei Luís XI de França.
Fonte: Catolicanet em 2013

Santa Joana de Valois da França


Fundadora e legisladora da Ordem das Anunciatas

Sob a direção espiritual de São Francisco de Paula

Comemoração Litúrgica: 04 de fevereiro.

Também nesta dataSão Remberto e São José Leonissa 

Joana de Valois nasceu aos 23 de abril de 1464 no castelo Plessis les Tours,  filha de Luiz XI, rei da França e da rainha Carlota de Savóia, esta irmã do bem-aventurado Amadeu IX. Luiz, que ansiosamente esperava pelo nascimento de herdeiro do trono, não disfarçava o seu desapontamento, ainda mais quando soube que a criança nasceu coxa e feia.
Por uma ordem despótica do rei a menininha foi afastada da mãe e tendo 5 anos, confiada aos cuidados de uma senhora fidalga, que no castelo de Lumieres dispensou a princesinha uma educação primorosamente católica.
Joana, tendo chegado à idade de 12 anos, foi casada com seu primo, duque de Orleans,  que apenas 14 anos contava e segredo não fazia da profunda antipatia em que tinha sua noiva.
O casamento foi celebrado aos 8 de setembro de 1476 no castelo de Monrichard, na presença do bispo de Orleans.
Não tardou que Joana recebesse ordem de seu  pai para retornar ao castelo de Lumieres. Em bem pouco tempo se convencera da impossibilidade de convivência com um marido dissoluto e perverso. Com tanta maior dedicação entregou-se a exercícios de piedade e obras de caridade, tudo em completa conformidade com a santa vontade de Deus.
Tendo um dia notícia da grave enfermidade do seu esposo, pressurosa correu para junto dele em Bourges, oferecendo-lhe caridosamente sua assistência de solícita enfermeira. Colheu, porém, declarada ingratidão, no meio de insultos e declarações injuriosas, que, em suportá-las, deu exemplo e provas de paciência heróica e humildade.
Em 1483 faleceu o rei Luiz XI e sucedeu-lhe seu filho Carlos VII. O duque de Orleans, marido de Joana, repudiou-a e fez anular canonicamente o seu casamento com ela, para se consorciar com Ana, filha do duque de Bretanha. Joana suportou também essa insolente injustiça com serenidade de nobre e cristã.
Efetivamente o matrimônio de Joana com o duque de Orleans foi pelo Papa Alexandre VI declarado nulo e Joana ficou com a administração do ducado de Berry, que o rei lhe havia deixado.
Quando se podia crer que tudo havia terminado para Joana, tudo começou. O seu reino temporal em acabar, estava preparado para o espiritual. Pondo-se a serviço do povo, irrestritamente trabalhou para sua própria santificação, sob a direção de São Francisco de Paula, Joana era devotíssima a Nossa Senhora e como uma das primeiras figuras entre as veneradoras do puríssimo Coração de Maria, cujo imenso amor ao gênero humano lhe foi revelado em uma celestial visão.
Livre de outras obrigações, Joana sentia em seu coração ressurgir a idéia e o desejo afagado desde a infância de fundar uma Congregação às virtudes da SS. Virgem. Pôs mãos à obra e deu à Igreja a Ordem das “Monjas da Bem-Aventurada Virgem Maria, ditas da Anunciata”, cuja Regra ela mesma elaborou, a qual teve a aprovação dos Papas Alexandre VI e Leão X. No dia de Pentecostes 1504 as primeiras monjas desta nova ordem pronunciaram votos. A fundadora construiu um convento para a Ordem por ela fundada e nela, como simples religiosa, entrou.
Depois de uma existência cheia de sacrifícios, provações e sofrimentos, mas não menos de uma vida de oração, Joana faleceu em 4 de fevereiro de 1503, na idade de 41 anos. Pessoas de sua intimidade, afirmaram terem visto a cabeça da falecida rodeada de uma luz misteriosa. O seu túmulo Deus o glorificou com muitos milagres. O povo tinha Joana em veneração de Santa.
Nas perseguições religiosas no século 16 seu túmulo foi  profanado. Fanáticos queimaram o corpo da Santa e atiraram com as cinzas ao ar.
A Congregação das Anunciatas se espalhou pela França, pela Bélgica e pela Inglaterra.
Beatificada por Pio VI, em 1775, em 1950, por ocasião do Ano Santo, o Papa Pio XII elevou-a às honras dos altares, canonizando-a. Sua festa é celebrada em 4 de fevereiro.
http://www.paginaoriente.com.br/santosdaigreja/fev/joana0402cr.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário