quinta-feira, 2 de fevereiro de 2017

Beato Stefano Bellezini - 3 de fevereiro


Beato Stefano Bellezini, Confessor


Comemoração Litúrgica:  03 de fevereiro.

Também nesta data: São Brás de Sebaste, Santo Oscar e Santa Celerina

Nasceu em Trento, em 25 de novembro de 1774. Aos 18 anos vestiu o hábito agostiniano no convento de São Marcos. Passou pois  pelo noviciado de Bolonha, tendo seguido a  Roma e de novo a  Bolonha para os estudos de filosofia e da teologia.  Por ocasião da invasão das tropas napoleônicas teve de abandonar o Estado pontifício, retornando a Trento, onde no ano de 1797 foi ordenado. Viveu no convento de São Marco ao final de 1809, ano em que o Mosteiro foi fechado por ocasião da supressão religiosa operada pelo governo da região.
Retornando à família, dedica-se à assistência de jovens, fazendo da própria casa  uma escola gratuita. Continua esta atividade até o retorno do governo austríaco, conquistando em breve tempo a estima e consideração do povo e isso estendeu-se à autoridade civil,  que o nomeou Inspetor Geral da Escola  de Trento.
Padre Stefano decidiu, porém,  permanecer fiel à sua profissão religiosa.  Diante da  impossibilidade de concretizar isso na  sua cidade, já que o governo não permitia a  reabertura do convento de São Marco, abandona a  carreira escolar e refugia-se à Bolonha, no estado Pontifício, onde em breve espaço se reabilita na vida religiosa.  A autoridade civil de Trento, apressadamente o convida a retornar, respondendo resolutamente que encontra-se unido à Deus através dos votos religiosos e  que sua amadíssima Mãe é a  Religião.
Foi excelente mestre do noviciado.  Consagrou-se, os últimos anos de sua vida ao ministério paroquial de Genezzano, vindo à morrer em 2 de fevereiro de 1840.  Seu corpo repousa no Santuário do Bom Conselho, em Genezzano.  Foi proclamado beato por São Pio X em 1904. É o primeiro pároco elevado à honra dos altares.  Sua memória litúrgica se celebra em 3 de fevereiro
http://www.paginaoriente.com.br/santosdaigreja/fev/stefanobelezzini0302.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário