sábado, 24 de maio de 2014

Nossa Senhora de Tersato - 08 de Maio


Rijeka é uma progressista cidade portuária da Croácia, cujo porto homônimo é o maior e mais moderno da nação. Além de expressivo pólo comercial, há muitos séculos é também uma meta de peregrinação dos croatas cristãos e devotos marianos.
Tersato é um monte de cento e trinta e cinco metros de altura, situado em Rijeka. No seu cume foi construído o Santuário dedicado à Mãe de Deus, que é estreitamente ligado ao da Santíssima Virgem de Loreto, Itália.
A história do Santuário inicia com uma antiga tradição cristã, que revela o transporte milagroso da Casa de Maria de Nazaré para o monte Tersato, feito por Anjos, em 10 de maio de 1291. Conforme essa tradição, depois os Anjos levaram a Santa Casa para Loreto, na Itália, em 10 de dezembro de 1294.
Apesar da Santa Casa de Nazaré ter deixado definitivamente o monte Tersato, os fiéis continuaram indo para lá, pois consideravam o lugar sagrado por ter abrigado a Santa Casa da Virgem de Nazaré. Assim, o conde Nicolau Frankopan, feudatário da região, muito cristão, mandou construir no local uma pequena Capela dedicada à Maria, hoje Basílica do Santuário de Nossa Senhora de Tersato.
Muitos milagres e graças atribuídos à intercessão da Santíssima Virgem de Tersato fizeram da Capela um centro de recolhimento dos fiéis, que em geral, depois peregrinavam para o Santuário de Nossa Senhora de Loreto, que guarda as paredes da Casa da Sagrada Família de Nazaré. Foi a um grupo desses romeiros croatas, que o Papa Urbano V entregou uma imagem da Mãe de Deus, em 1367, para ser venerada na Capela de Tersato.
Desse modo, o conde Frankopan ampliou a igreja de Nossa Senhora de Tersato e recebeu autorização de Roma para erguer um convento anexo, aos frades franciscanos, que ainda são os guardiões do Santuário mariano. A partir de 1641, com a restauração total da igreja e do convento, o complexo arquitetônico adquiriu o atual aspecto barroco.
Apesar das várias e sucessivas transformações políticas ocorridas nessa região, ao longo da história, esse Santuário nunca caiu no esquecimento do povo.
A Congregação para o Culto, em 1709 permitiu que se comemorasse a festa de Nossa Senhora de Tersato em 10 de maio, e em 1963 essa festa recebeu o nome de "Festa da Bem-aventurada Virgem Maria das Graças, da Casa de Nazaré". Desde o final do século XIX, ele possui a sala dos milagres onde são entregues e conservados os ex-votos, prometidos pelos fiéis.
A imagem milagrosa da Virgem de Tersato é obra de um pintor desconhecido e não, como dizem alguns, do Apóstolo São Lucas. Diante dela, no mais antigo lugar de peregrinação da Croácia, se ajoelhou humildemente o Papa João Paulo II, para orar pelo seu rebanho, na sua visita oficial à essa nação, em 2003.
http://www.paulinas.org.br/diafeliz/?system=maria&id=68

Nenhum comentário:

Postar um comentário