terça-feira, 3 de dezembro de 2013

"Pão para meu irmão": Jovens chilenos levam esperança aos mais pobres

Imagem: Facebook Pão para meu Irmão Chile

SANTIAGO, 03 Dez. 13 / 02:30 pm (ACI/EWTN Noticias).- Todas as quartas-feiras pelas noites, jovens do Movimento de Vida Cristã no Chile saem às ruas para entregar pão, café e esperança, através do projeto solidário "Pão para meu irmão", uma iniciativa que surge da necessidade de atender às muitas pessoas desabrigadas, procurando que redescubram a sua dignidade de filhos de Deus.
"Pão para meu irmão" é uma obra de ajuda social que procura promover a cultura da solidariedade ajudando as pessoas mais necessitadas material e espiritualmente, e recordando-lhes que não estão sozinhos nem abandonados, mas são amados por Deus que vela por cada um deles.
O grupo ACI recolheu o testemunho dos jovens responsáveis pelo projeto, que contam com entusiasmo o que significou para eles o entregar-se aos demais.
Javier Cortés, de 33 anos, encarregado do projeto no Chile, explicou que o projeto surgiu "em uma noite de Natal".
"Saímos com um grupo de jovens para entregar doces, panetones e café para as pessoas que moram nas ruas. A partir dessa experiência tão enriquecedora, nasceu o desejo de repetir esta experiência, com um grupo de jovens do Movimento de Vida Cristã, todas as quartas-feiras do ano", indicou.
"Este projeto, diferente de muitos outros que há no Chile, além de levar e dar o alimento às pessoas, o que procuramos é dar-lhes um acompanhamento espiritual. A maior ajuda que podemos dar para estas pessoas é a nossa companhia e gerar um vínculo de amizade", explicou Javier.
"Pão para meu irmão" conta com dezenas de voluntários. Cada um deles apadrinha uma pessoa em situação de indigência, comprometendo-se a visitá-la e acompanhá-la durante todo o ano.
"Este voluntariado foi como uma escola de amor em todo sentido. Aprender a amar os senhores da rua, mais além das condições e condutas que eles têm hoje, inclusive se eles não me retribuem este amor", disse María José Baeza, estudante de enfermagem e encarregada do projeto, junto com Javier Cortés.
Um dos beneficiados com a ajuda dos voluntários é Juan Sandoval, que mora na rua há mais de doze anos. "Eu já estava perdendo a fé em Deus, afastei-me da Igreja depois da morte do meu irmão. Quando a gente perde a fé, perde tudo", afirmou.
"Pão para meu Irmão" foi criado em Lima e também serve no Equador, Costa Rica e no Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário