quarta-feira, 28 de agosto de 2013

O Papa Francisco presidirá a Missa do Capítulo Geral dos Agostinhos


ROMA, 28 Ago. 13 / 06:00 am (ACI/EWTN Noticias).- O Papa Francisco presidirá hoje a Missa de abertura do 184º Capítulo Geral da Ordem de Santo Agostinho, que reunirá centenas de membros do Capítulo de vários países, que escolherão seu novo Prior Geral, os novos membros do Conselho e traçarão seus objetivos para os próximos seis anos.
A Celebração Eucarística que será televisionada acontecerá hoje, 28 de agosto, na Basílica de Santo Agostinho em Campo de Marzio, Roma, (Itália), no dia em que a Igreja comemora a solenidade do santo fundador da ordem que leva seu nome e Doutor da Igreja.
O Capítulo que se realiza a cada seis anos, poderia durar de duas a três semanas, já que as realidades costumam ser muito diferentes em cada um dos 50 países onde se encontra a ordem e os objetivos para os próximos seis anos devem ajustar-se a essas realidades.
"Por exemplo, a realidade na Ásia é muito diferente à realidade nos Estados Unidos", declarou para o Grupo ACI, Antonello Sacchi, do escritório de imprensa da Cúria Geral agostiniana.
Sacchi também assinalou que "nos Estados Unidos, as vocações por fim estão aumentando enormemente".
O Vigário Geral, Pe. Michael Di Gregorio, presidirá as reuniões até que o novo Prior Geral seja eleito, que poderia ser entre o sétimo ou décimo dia iniciado o Capítulo, quer dizer, durante a primeira semana de setembro.
Imediatamente depois de ser eleito, o novo Prior começará a dirigir as reuniões por uma ou duas semanas mais, com o fim de decidir sobre os novos objetivos dos agostinhos e suas iniciativas até o próximo mandato em 2019.
O atual Prior, Pe. Robert F. Prevost, leva doze anos de serviço, foi reeleito em 2007. "Nos últimos cem anos, o Prior Geral nunca fez três mandatos consecutivos, mas a reeleição do Pe. Prevost não é impossível", assinalou Sacchi.
Em uma declaração de 26 de agosto o frade agostinho, Cardeal Próspero Grech, disse que o número das vocações não será o tema principal na discussão já que a Ordem "consiste na qualidade, não em quantidade".
"Vamos começar com esta pergunta: O que necessita a Igreja de hoje em nosso país, onde quer que estejamos?. (…) Temos que dar esta resposta como uma comunidade", expressou, Cardeal Grech.
Também disse que "O Papa era muito devoto de Santa Mônica (mãe de Santo Agostinho) e com frequência visitava o túmulo de Santa Mônica para orar".
A Ordem de Santo Agostinho foi fundada em 1244 destinada a promover o espírito de comunidade, como se viveu nas primeiras comunidades cristãs. Baseia-se nos ensinamentos do bispo de Hipona Agostinho, que viveu durante os séculos IV eV.
Os agostinhos, que inclui tanto homens como mulheres, seguem a regra de "viver juntos em harmonia, com uma só alma e um só coração no nosso caminho a Deus".

Nenhum comentário:

Postar um comentário