terça-feira, 23 de julho de 2013

Peregrinos podem visitar exposição sobre visitas dos Papas à Terra Santa

Redação Portal A12
A visita do Papa Francisco ao Brasil motivou a exposição ‘Os Papas em Israel, a Terra Santa’, que poderá ser vista até sábado (27) na estação de metrô Central do Brasil, centro da capital fluminense.
“Mais que presentes, estamos envolvidos com os valores da Jornada Mundial da Juventude (JMJ). Assim como os princípios dos jovens que aqui estão chegando, também valorizamos a família, e acreditamos que é possível a convivência na paz e na harmonia”, disse o presidente da Federação Israelita do Estado do Rio de Janeiro (Fierj), Jaime Solomão.
São 20 banners com imagens dos papas Paulo VI, João Paulo II e Bento XVI em visita a Terra Santa, locais sagrados para cristãos, judeus e muçulmanos.
 “O sentido da exposição é uma oportunidade de dizer que a JMJ é aberta a toda diversidade, ao respeito e a fraternidade. De dizer ao mundo que, diante de tantas violências desnecessárias, é possível vivermos juntos, no respeito com o outro”, destacou Dom Orani João Tempesta, Arcebispo do Rio de Janeiro.
A exposição é organizada pela Embaixada de Israel, Confederação Israelita do Brasil e Federação Israelita do Estado do Rio de Janeiro, com apoio do Metrô Rio.
Três papas

Em 1964, Paulo VI foi a Israel, em visita não oficial, em um período em que o Vaticano e o Estado judeu não mantinham relações diplomáticas  o que só veio a ocorrer em 1993, no pontificado de João Paulo II.
O papa polonês visitou Israel em 2000, Ano do Grande Jubileu, em um grande passo para o fortalecimento do diálogo católico-judaico. Ele foi ao Muro das Lamentações e ao Yad VaShem, Museu do Holocausto, em Jerusalém. Foi a primeira vez que um papa visitou os dois locais, de importância central para o judaísmo.
Bento XVI, em 2009, também visitou o Muro e o Yad VaShem. Ele visitou ainda o campo de extermínio de Auschwitz. Após sua renúncia, em fevereiro deste ano, foi saudado em Israel como um amigo que ajudou a promover o diálogo e a coexistência.
Informações da Arquidiocese do Rio de Janeiro
Siga o @jovensdemaria_
Curta facebook.com/jovensdemaria

Nenhum comentário:

Postar um comentário