quarta-feira, 17 de abril de 2013

Campos dos Goytacazes tem seu I Sínodo Diocesano

abertura-sinodo-1.jpg

Campos dos Goytacazes - Rio de Janeiro (Terça-feira, 26-03-2013, Gaudium Press) Dom Roberto Francisco Ferreria Paz, Bispo da Diocese de Campos dos Goytacazes proclamou solenemente no último dia 16 o I Sínodo da Diocese de Campos dos Goytacazes (RJ).


d_roberto-na-abertura-do-sinodo.jpg

"O lema do Sínodo que inspirou antes a celebração dos 90 anos da nossa Diocese, explica o sentido e a necessidade da convocatória de um Sínodo. Atingimos uma maturidade histórica eclesial que deve manifestar-se em normas canônicas sistematizadas e orientações pastorais que atualizem a nossa caminhada como comunidade de fé e Povo de Deus. O Sínodo não deve valorizar-se exclusivamente pelos seus frutos, decretos e declarações, mas por ser um instrumento catalisador da comunhão e participação de todos os cristãos", afirmou o prelado.
Os fiéis da Diocese de Campos foram incentivados a aderirem ao "espírito sinodal" através da oração.
De acordo com o cânon 460 do código de direito canônico, o Sínodo Diocesano é uma "assembleia de sacerdotes e de outros fiéis da Igreja particular, escolhidos para auxiliar o Bispo diocesano para o bem de toda a comunidade diocesana". Portanto, a finalidade do sínodo é a de auxiliar o Bispo no exercício da função que lhe é própria: guiar a comunidade.

placa-comemortativa.jpg

Os Delegados Sinodais prestam ajuda ao Bispo Diocesano formulando o seu parecer ou voto acerca das questões por ele propostas; tal voto é chamado " consultivo" para significar que o Bispo é livre para acolher ou não as opiniões manifestadas pelos delegados sinodais, pois, estes delegados com suas experiências e seus conselhos, colaboram ativamente na elaboração das declarações e dos decretos, que serão, justamente, chamados "sinodais", e nos quais o governo episcopal da diocese deve inspirar-se para o futuro. (EPC)
Baseado na Cartilha sobre o Sínodo Diocesano de Campos dos Goytacazes/RJ - março de 2013).


Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário