quarta-feira, 17 de abril de 2013

AFRODESCENTES SÃO HOMENAGEADOS POR BISPOS DA 51ª ASSEMBLEIA GERAL

IMG_6286

Redação Nesta quarta-feira (17), a celebração que abriu os trabalhos da 51ª Assembleia Geral da CNBB homenageou os mais de trinta bispos afrodescentes, todos os sacerdotes e a atuação da Pastoral Afro-brasileira no país. As orações foram dirigidas principalmente ao povo quilombola – grupos étnico-raciais de ancestralidade negra, presentes em 24 estados e divididos em mais de 3.500 comunidades, de acordo com a Fundação Cultural Palmares.
“Hoje eu gostaria de agradecer a Deus, e colocar junto ao pão e o vinho, a vida de tantos irmãos e irmãs afrodescentes que testemunharam em vida a fé que receberam da Igreja”, iniciou o celebrante, dom Zanoni de Castro, bispo de São Mateus (ES).
Durante a acolhida, foi lembrado o aniversário de 125 anos da Lei Áurea, assinada pela princesa Isabel, que aboliu a escravidão no Brasil em 1888. Em seguida, dom Zanoni citou grandes nomes que lutaram ao longo da história em prol da causa negra, como Zumbi dos Palmares, mestre Nagô e dona Cornélia, que lutou pelos direitos das empregadas domésticas na década de 1980.
O celebrante ressaltou ainda que a história da população afrodescente “é marcada pela exclusão social, econômica, política e, sobretudo, racial, onde a identidade étnica é fator de subordinação social. Eles são excluídos na iniciação do trabalho e no conteúdo escolar”.  Enfocando a realidade dos jovens no Brasil, o bispo se disse assustado: “No Brasil, cresceu 157% o número de jovens negros assassinados, enquanto que o dos não negros tem diminuído”.
Maria Cristina dos Anjos, diretora executiva nacional da Cáritas Brasileira, acompanha a 51ª Assembleia e também participou da celebração.  “Acho muito bonito a CNBB refletir sobre a realidade do povo negro. Acho que o Brasil tem dado passos importantes. Os processos democráticos necessitam de orientações concretas. Por exemplo, as cotas formam um elemento importante para o acesso à educação. Esse tem sido um passo importante do Governo”, refletiu.
No entanto, a diretora afirma que por um lado há o que se comemorar, mas por outro, muito a se lamentar: “Muitos homens negros têm sido assassinados, principalmente no Rio de Janeiro e em São Paulo, sempre confundidos com bandidos. Tem que se avaliar o que há por trás disso”.
Ao fim da homilia, o bispo de São Mateus desabafou dizendo: “Eu sou bispo de uma cidade que foi inflada sob o sangue de oito mil índios e o sofrimento de milhares e milhares de escravos. São Mateus é lugar onde foram criadas fazendas para reprodução de gente para a escravidão”.  E terminou pedindo a todos os presentes “que o compromisso evangelizador assumido na Quinta Conferência (sic Episcopal Latino-americana) permaneça no horizonte evangelizador da Igreja”.



Nenhum comentário:

Postar um comentário