quarta-feira, 25 de julho de 2012

O Valor do Sofrimento Humano


Sabemos que muitos cristãos sinceros e devotos estão sofrendo muito, neste exato momento. Sabemos, também, que muitos deles, ao vivenciarem tal experiência, começam a perguntar-se porque Deus permite que sofram tanto, a ponto de se desesperarem da vida. A angústia do cristão intensifica-se ainda mais quando se depara com doutrinas pseudocristãs que exaltam o bem-estar material, que satanizam qualquer estado de provação ou de privação, como se aqueles que sofrem estivessem banidos da aliança salvífica com Deus.

1) O sofrimento, em dadas circunstâncias, constitui prova de nossa filiação divina.

Fazendo referência a Provérbios 3:11, o autor esclarece que não devemos desprezar a correção do Senhor, nem nos desanimar quando por ele somos repreendidos. Isso significa que Deus às vezes utiliza a instrumentalidade do sofrimento para conduzir o crente de volta ao caminho da justiça e santidade. É como um pai que disciplina o filho. Se Deus não agisse assim com os seus filhos, eles seriam como filhos bastardos. Se você é filho de Deus, saiba que Ele não abrirá mão da possibilidade de aplicar a disciplina sobre a sua vida, caso perceba que você está abandonando o caminho da graça. Os que não são filhos Deus os abandona ao curso de seus próprios desejos.


2) O sofrimento produz o aperfeiçoamento espiritual do cristão.

É impossível existir um cristão maduro que não tenha passado por inúmeros sofrimentos. É através do fogo que o metal é purificado. Ciente dessa verdade, o escritor nos diz que, através do sofrimento nos tornamos participantes da santidade de Deus, que o sofrimento produz em nós um fruto pacífico de justiça nos que por ele têm sido exercitados.

Devemos encarar a correção de Deus do ponto de vista de uma educação, de um ensinamento; não como castigo, como se o Senhor fosse um carrasco. Somente aqueles que passaram pela escola do sofrimento experimentaram um aperfeiçoamento espiritual verdadeiro. Os que a evitam, infelizmente continuarão neófitos na fé, cegos num universo de auto-ilusão. Segundo o apóstolo Paulo, o sofrimento representa o primeiro elemento de uma cadeia de experiências que nos levam até o tesouro do amor de Deus.


Conclusão: Tem uma citação de um autor anônimo que gosto muito. "As pessoas mais bonitas que conhecemos são aquelas que conheceram a derrota, o sofrimento, a luta, a perda; e de ter encontrado seu caminho em direção à luz, longe das coisas ruins. Essas pessoas têm uma paz, uma sensibilidade e uma compreensão da vida que nos enche de compaixão, gentileza e um profundo cuidado amoroso. Pessoas bonitas não acontecem apenas, de repente. Elas se constroem dia após dia". Agradeço a Deus pelas provações que passei até hoje, em meus quase 20 anos de vida cristã. Todas elas contribuiram incrivelmente para o meu amadurecimento espiritual. Erros que cometi no passado, não os cometo mais. A minha forma de ver o mundo e as pessoas também mudou profundamente. Como consegui esse aperfeiçoamento? Através do sofrimento.

Não estamos aqui exaltando o sofrimento como se tivéssemos de sofrer todos os dias, por toda a nossa vida. O cristão não é sadomasoquista. Queremos apenas dizer que, em dados momentos de nossas vidas, devemos estar preparados para receber algumas lições de Deus; lições que poderão ser dolorosas, mas úteis para o nosso aperfeiçoamento espiritual. Uma coisa é certa: os que são filhos de Deus, aproximam-se mais dele durante o sofrimento. Os que são filhos do mundo, revoltam-se contra Deus quando sofrem, pois acham que devem sempre experimentar o paraíso na terra.
Leituras bíblicas para serem meditadas:

·         II Coríntios 4, 7-14
·         Sabedoria 3, 1-9
·         Apocalipse 12, 10-12
·         Romanos 5, 1-5
·         Romanos 8, 31-39
·         II Coríntios 6, 4-10
·         II Timóteo 3, 10-12
·         Tiago 1, 2-4.12
·         I Pedro 4, 12-19
·         Mateus 10, 28-33
·         Lucas 9, 23-26

Fonte: Cristiano Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário