Sobre a Jornada
A Infância e Adolescência Missionária (IAM) se prepara para viver com todos os grupos espalhados pelo país a 13ª Jornada Nacional da IAM. A atividade acontece no dia 25 de maio e convida as crianças e adolescentes de todas as dioceses do Brasil a refletir o tema “Crianças e adolescentes missionários da esperança” e o lema “A esperança não decepciona” (RM 5,5). O tema está em comunhão com o a Campanha Missionária e com o Jubileu da esperança. Vamos juntos entrar nesse barco com a garotada missionária de todo o Brasil.
A celebração da Jornada é permanente na agenda anual da IAM no Brasil. Ela acontece no último domingo do mês de maio (exceto se for domingo de Pentecostes), com tema e roteiro definido pelas POM anualmente. A jornada pode acontecer em diferentes âmbitos (comunitário, paroquial, diocesano) e nela acontecem:
A Consagração à Obra da IAM
A consagração é um entregar-se, decidir-se livremente, dizer sim. Na Infância e Adolescência Missionária a consagração é uma forma de as crianças e adolescentes assumirem pública e solenemente a decisão de ser missionário/a. É a disposição de colaborar para que todas as crianças e adolescentes do mundo conheçam Jesus, o amem e se amem.
As crianças e adolescentes que se consagrarem devem ter participação comprometida de, pelo menos, um ano de caminhada na Infância e Adolescência Missionária. A partir da consagração à Obra, renova-se anualmente. Os símbolos oficiais da consagração das crianças e adolescentes é o lenço com o boton.
A Oferta do Cofrinho Missionário
A dimensão do sacrifício deve ser trabalhada principalmente no encontro do compromisso missionário de todos os Temas Geradores.
Durante a celebração da Jornada Nacional, acontece a apresentação do Cofrinho Missionário na procissão das oferendas. Posteriormente o valor do cofrinho será contado e enviado às POM, via depósito bancário.




Nenhum comentário:
Postar um comentário