ANO C
Lc 15,3-7
Comentário do Evangelho
Deus não desiste de ninguém que ele criou à sua imagem
A festa do Sagrado Coração de Jesus é a festa do amor de Deus, manifestado em Jesus Cristo, por toda a humanidade. Que o Senhor faça o nosso coração semelhante ao Seu: compassivo, cheio de misericórdia.
O capítulo 15 do evangelho segundo Lucas é composto de uma sucessão de três parábolas de misericórdia. As parábolas são a resposta de Jesus à murmuração dos escribas e fariseus: “Este homem recebe os pecadores e come com eles!”. Na tradição bíblica, Deus é o pastor (Sl 23[22]) que procura a ovelha que se perdeu: “Procurarei as ovelhas perdidas, recolherei as desgarradas, curarei as feridas e as doentes…” (Ez 34,16). Deus não desiste de ninguém que ele criou à sua imagem: deixando em segurança as outras ovelhas, ele vai atrás da que se perdeu até encontrá-la (cf. v. 4). Já no capítulo quinto, Jesus respondeu a questão semelhante: “... os sãos não têm necessidade de médico e sim os doentes; não vim chamar os justos, mas os pecadores para que se convertam” (5,31-32). A alegria de Deus é a conversão dos seres humanos. Portanto, a atitude de Jesus de acolher bem os pecadores está fundamentada no modo como Deus age. A parábola é ocasião de afirmar, como nos capítulos 5,31-31 e 19,10, a missão de Jesus.
Carlos alberto Contieri,sj
Oração
Espírito de comiseração pelos pecadores, leva-me a buscar quem vive transviado pelo pecado e pelo egoísmo, e a manifestar-lhe a grandeza do amor do coração de Jesus.
Fonte: Paulinas em 07/06/2013
Vivendo a Palavra
O Amor do Pai, sinalizado no Coração de Jesus que hoje celebramos, não quer saber de nossa pobre contabilidade, do nosso medo de correr riscos, do nosso egoísmo: o Senhor salva todos, salva cada um de nós! Escancaremos as portas do nosso coração para acolher nele o Coração de Jesus, Irmão e Salvador.
Fonte: Arquidiocese BH em 07/06/2013
Vivendo a Palavra
Na Justiça Evangélica não existe contabilidade: para a Justiça Legal talvez se justificasse um cálculo de custo-benefício: colocar em perigo noventa e nove ovelhas para buscar a que se tresmalhou, seria pouco sensato... Mas no Reino, todos nós somos importantes. Imaginemos que somos aquela ovelhinha perdida: que alegria sabermos que o Senhor nos procura e nos quer de volta!
Fonte: Arquidiocese BH em 03/06/2016
VIVENDO A PALAVRA
Na Justiça Evangélica não existe contabilidade. Para a Justiça Legal talvez se justificasse um cálculo de custo-benefício: colocar em perigo noventa e nove ovelhas para buscar a que se tresmalhou, seria pouco sensato… Mas no Reino de Deus todos nós somos importantes. Imaginemos que somos aquela ovelhinha perdida: que alegria sabermos que o Senhor nos procura e nos quer de volta!
Fonte: Arquidiocese BH em 28/06/2019
Reflexão
Todos nós que conhecemos Jesus devemos ter os mesmos sentimentos de Jesus, e este sentimento é o amor que nos lança incondicionalmente ao encontro dos nossos irmãos e irmãs, principalmente aqueles que estão mais afastados a fim de que possamos cuidar deles, tanto no que diz respeito às necessidades da ordem temporal como às necessidades da ordem espiritual. O Evangelho de hoje nos diz: vá ao encontro de quem se perdeu e se encontra no pecado, seja um grande missionário da misericórdia e do perdão de Deus, manifeste o seu amor para todas as pessoas, seja sinal de salvação para o mundo.
Fonte: CNBB em 07/06/2013 e 03/06/2016
Reflexão
Podemos dizer que o capítulo 15 é o coração do Evangelho de Lucas. Esse capítulo nos revela o desejo de Deus e o que Jesus fez ao longo de sua missão. As três parábolas – ovelha perdida, a moeda perdida e o pai misericordioso, também conhecida como parábola do filho pródigo – exaltam o coração misericordioso e o amor terno e gratuito de Deus por nós e nos convidam à alegria quando acontece a recuperação de algo perdido. Na solenidade do Sagrado Coração de Jesus é apresentada a primeira dessas três parábolas, a da ovelha perdida. Nela Jesus se apresenta como o bom pastor, aquele que conhece suas ovelhas e as chama pelo nome. Não permite que nenhuma delas se perca e, se alguma se desviar, vai atrás dela até encontrá-la. O coração misericordioso de Jesus nos convida a imitá-lo no nosso relacionamento com os outros e a recuperar as muitas pessoas marginalizadas pela sociedade moderna. Quem se interessa por essas pessoas perdidas e excluídas dos bens que todos ajudam a produzir? Cadê os corações misericordiosos dos cristãos? O papa Francisco nos alerta: “Devemos dizer não a uma economia da exclusão e da desigualdade social” (EG 53).
(Dia a dia com o Evangelho 2019 - Pe. Luiz Miguel Duarte, ssp)
Fonte: Paulus em 28/06/2019
Reflexão
Podemos dizer que o capítulo 15 é o coração do Evangelho de Lucas. Esse capítulo nos revela o desejo de Deus e o que Jesus fez ao longo de sua missão. As três parábolas – ovelha perdida, a moeda perdida e o filho perdido – exaltam o coração misericordioso e o amor terno e gratuito de Deus por nós e nos convidam à alegria quando se recupera algo perdido. A parábola da ovelha parte da preocupação pela ovelha perdida e termina na alegria por ter sido encontrada. A imagem da ovelha e do pastor é muito rica e muito utilizada pelos profetas e pelo próprio Jesus. As ovelhas são a imagem do povo de Deus e o pastor representa todos aqueles que têm certa responsabilidade por esse povo. As parábolas confrontam o bom pastor com o mau pastor. Jesus se apresenta como o bom pastor, aquele que conhece suas ovelhas, as chama pelo nome e vai em busca da perdida. O coração misericordioso de Jesus nos convida a imitá-lo no nosso relacionamento com os outros e a recuperar as pessoas esquecidas e marginalizadas pelos dirigentes e pela sociedade. A sociedade moderna exclui muito mais que um por cento de sua população. O papa Francisco nos alerta: “Devemos dizer não a uma economia da exclusão e da desigualdade social” (EG, 53).
(Dia a dia com o Evangelho 2022)
Fonte: Paulus em 24/06/2022
Meditando o evangelho
O AMOR PELOS TRANSVIADOS
A parábola da ovelha desgarrada evidencia, de maneira excelente, o que se passa no coração de Jesus: seu extremo amor pelos pecadores e marginalizados.
O pretexto da parábola foi dado pela murmuração dos escribas e fariseus diante da liberdade com que Jesus convivia com os pecadores e gente de má fama. Parecia-lhes inconveniente que um rabi pudesse permitir-se tal comportamento. A prudência aconselhava distância e reserva em relação a este tipo de pessoas. Rejeitados por Deus, deviam sofrer também a rejeição de seus semelhantes. Este seria o preço do seu pecado!
Sem se importar com tais preconceitos, Jesus seguia na direção contrária. E se sentia bem, exatamente quando se encontrava na companhia dos excluídos, pois por causa deles tinha sido enviado pelo Pai. Sua ação pautava-se por princípios diferentes daqueles de seus adversários. Ele bem sabia que "o Pai não quer a morte do pecador, mas que se converta e viva". E mais: "é maior motivo de alegria no céu a conversão de apenas um pecador, do que a vida piedosa de noventa e nove pessoas, tidas como justas, sem necessidade de conversão". Sendo assim, a convivência com os pecadores corresponde a um dever de Jesus. Seu amor misericordioso deve ser manifestado a eles, de modo particular. E só quem se sabe carente do amor de Jesus, será capaz de conhecer a grandeza de seu coração.
(O comentário do Evangelho é feito pelo Pe. Jaldemir Vitório – Jesuíta, Doutor em Exegese Bíblica, Professor da FAJE – e disponibilizado neste Portal a cada mês)
Oração
Espírito de comiseração pelos pecadores, leva-me a buscar quem vive transviado pelo pecado e pelo egoísmo, e a manifestar-lhes a grandeza do amor do coração de Jesus.
Fonte: Dom Total em 03/06/2016, 28/06/2019 e 24/06/2022
COMENTÁRIO DO EVANGELHO
1. O CORAÇÃO TRANSPASSADO
(O comentário do Evangelho abaixo é feito pelo Pe. Jaldemir Vitório – Jesuíta, Doutor em Exegese Bíblica, Professor da FAJE – e disponibilizado no Portal Dom Total a cada mês)
A morte de cruz foi, na vida de Jesus, a expressão consumada de seu amor pela humanidade pecadora e de sua fidelidade ao Pai. Ela resumiu seu projeto de serviço ao Reino de Deus e comprovou que sua vida estava totalmente centrada no Pai.
A cena do coração de Jesus, transpassado pela lança com o consequente jorrar de água e sangue, foi carregada de simbolismo sacramental. Do coração de Jesus, brotava a água do Batismo, que purificaria o cristão do pecado e refaria seu relacionamento com Deus. Pelo Batismo, o cristão se converteria ao amor e ao perdão, redescobriria a importância da comunhão fraterna e passaria a fazer parte do povo novo, salvo por Jesus. O sangue jorrado do coração de Jesus simbolizava a Eucaristia, em que sua paixão e morte seriam revividas como memorial, recordando, sem cessar, a presença de seu sacrifício redentor, na história humana.
O coração transpassado não correspondeu à pura constatação de que Jesus, realmente, tinha chegado ao fim. Pelo contrário, a abundância de água e sangue apontavam para a inauguração de tempos novos. Do coração aberto nasceria a Igreja, cuja missão seria levar adiante a obra redentora de Jesus e manter viva sua memória na consciência da humanidade, mediante um testemunho de vida modelado em Jesus. Seu coração seria um apelo aos cristãos para viverem o amor e manifestarem sua fidelidade ao Pai, até o extremo.
Oração
Senhor Jesus, que a água e o sangue, jorrados de teu coração transpassado, revigorem o amor e a fidelidade que estão no meu coração.
Fonte: NPD Brasil em 07/06/2013
COMENTÁRIOS DO EVANGELHO
1. UMA CONVERSA COM A OVELHA DESGARRADA
(O comentário do Evangelho abaixo é feito pelo Diácono José da Cruz - Diácono da Paróquia Nossa Senhora Consolata – Votorantim – SP)
___Escute ovelhinha, o que você sentiu quando percebeu que não fazia mais parte do rebanho e que estava completamente perdida, em outro rumo e direção totalmente contrárias?
___Tristeza, mágoa e desespero... Vaguei dias na escuridão, por entre caminhos tenebrosos e espinheiros que me feriam.
___E por que você se desgarrou do rebanho, porque quis ou porque as demais ovelhas a olhavam com desdém?
___Digamos que começou a me sentir uma estranha no ninho, as outras ovelhas sempre bem comportadinhas, carinhas de santinhas, obedeciam ao pastor, só faziam o que ele mandava sem se desviar nem para a direita e nem para a esquerda...
___Ah entendi, ovelhas piedosas, perfeitas, obedientes, e de conduta irrepreensível...
___Isso mesmo, eu ao contrário nunca fui perfeita, de vez em quando andava pelas quebradas e atalhos, ouvia a voz do pastor lá longe e achava bom ficar sozinha, fazer o que me dava na cabeça, sem qualquer compromisso com o rebanho e o pastor...Afinal, quem é que não quer ser livre? Os homens aí do seu tempo são todos assim, preferem o isolamento de uma vida egoísta do que comprometer-se em andar com o rebanho, ao comando do Pastor Eterno.
___Bom, mas e daí Dona Ovelha, conte-nos o que aconteceu...
___Pois é, um dia tentei alcançar o rebanho e entrei em um caminho errado, vaguei ao léu, sem rumo e direção, comecei a compreender que minha visa só tinha sentido junto ao rebanho, aos cuidados do Pastor...mas daí era tarde, veio tempestade, noites escuras e tenebrosas, passei frio e medo e até desejei que viesse um Lobo e me devorasse, dando um fim á minha desgraçada existência... Foi então que...
___Você foi salva...
___Ah que momento sublime, quando senti umas mãos me tocando com ternura, quando olhei, quase morri de vergonha, era o nosso Pastor, achei que ele iria me estrangular pela minha rebeldia, infidelidade e desobediência, mas ao contrário, com palavras doces chamando-me de "minha pequenina pobrezinha, não se assuste, pare de tremer, eu estava a sua procura há dias e dias...”.
E quando lhe perguntei se o rebanho tinha se acabado ele sorriu, apanhou-me com carinho, pois uma de minhas patas estava ferida e não conseguia caminhar, colocou-me sobre seus ombros, e disse-me:
- As outras estão à sua espera, sem você o rebanho está incompleto, vamos para casa que até uma festa vou fazer porque te encontrei com vida minha querida ovelhinha. E bem acomodada nos ombros do pastor, fiquei pensando que eu não merecia nada daquilo, foi daí que compreendi que o amor desse pastor pelo rebanho era gratuito e incondicional, juntei-me aos meus irmãos e irmãs do rebanho e somos todos muito felizes, em saber que ele nos ama tanto...
2. Alegrai-vos comigo!
(O comentário do Evangelho abaixo é feito por Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2017’, Paulinas e disponibilizado no Portal Paulinas - comece o dia feliz)
Doze promessas foram tiradas das revelações do Sagrado Coração a Santa Margarida Maria. Pode ser útil meditá-las. “Dar-lhes-ei todas as graças necessárias ao seu estado de vida. Estabelecerei a paz nas suas famílias. Abençoarei os lares onde for exposta e honrada a imagem do meu Sagrado Coração. Hei de consolá-los em todas as dificuldades. Serei o seu refúgio durante a vida e em especial na hora da morte. Derramarei bênçãos abundantes sobre todos os seus empreendimentos. Os pecadores encontrarão no Meu Sagrado Coração uma fonte e um oceano sem fim de Misericórdia. As almas tíbias tornar-se-ão fervorosas. As almas fervorosas ascenderão rapidamente a um estado de grande perfeição. Darei aos sacerdotes o poder de tocarem os corações mais empedernidos. Aqueles que propagarem esta devoção terão os seus nomes escritos no Meu Sagrado Coração e d’Ele nunca serão apagados. Prometo-vos, no excesso de Misericórdia do Meu Coração, que o Meu Amor Todo-Poderoso concederá a todos aqueles que comungarem na Primeira Sexta-Feira de nove meses seguidos a graça da penitência final; não morrerão no meu desagrado nem sem receberem os sacramentos: o Meu Divino Coração será o seu refúgio de salvação nesse derradeiro momento”.
Fonte: NPD Brasil em 28/06/2019
HOMILIA DIÁRIA
Permita que o Coração de Jesus purifique o seu coração
Permita que o Coração de Jesus purifique o seu coração. O Senhor tem um Coração apaixonado por mim e por você, e quando nós o contemplamos, o nosso coração também se transfigura.
Hoje, celebramos a Solenidade do Sagrado Coração de Jesus, o qual é refúgio seguro para o nosso coração, para nossa vida. Precisamos nos refugiar debaixo desse Coração Sagrado, deixar que o Coração do Senhor nos envolva com Seu amor, faça-nos semelhante a Ele.
Hoje, eu o convido a contemplar esse Coração Sagrado, pois quando você assim o faz, Ele também transforma o seu coração.
É dentro do nosso coração que existe as coisas mais bonitas: o amor, a ternura, a bondade. Mas nele também há muitas coisas negativas como o ressentimento, a mágoa, o ódio, a falta de compaixão com o próximo.
Permita que o Coração de Jesus purifique o seu coração. O Senhor tem um Coração apaixonado por mim e por você, e quando nós o contemplamos, o nosso coração também se transfigura.
Não se esqueça que o primeiro a amar você, a dar a vida por você é Jesus. E o Coração d’Ele está, a todo momento, batendo forte de amor por nós.
Deus o abençoe!
Padre Roger Araújo
Fonte: Canção Nova em 07/06/2013
HOMILIA DIÁRIA
O coração de Jesus é apaixonado por nós
Permitamos que nosso coração seja curado e amado, que bata na direção do coração de Jesus
“Eu vos digo: Assim haverá no céu mais alegria por um só pecador que se converte, do que por noventa e nove justos que não precisam de conversão.” (Lucas 15,7)
Na alegria de celebrarmos, hoje, o Sagrado Coração de Jesus, queremos penetrar nas entranhas desse coração amado, doce, suave e humilde, para aprendermos as virtudes do coração de Jesus.
O Senhor tem um coração movido de compaixão por Suas ovelhas, é capaz de dar a vida por elas. Há aqui, no entanto, uma questão semântica muito importante: “ovelhas” pode estar no plural, mas, no coração de Jesus, cada ovelha é singular. Ele não nos olha na coletividade; pelo contrário, o Bom Pastor olha-nos de forma única. Não é que não faça diferença ir, porque outros irão ou porque já têm muitas pessoas e somos apenas mais um para Deus. Não é dessa forma que o Bom Pastor nos olha. Para Ele, somos únicos!
Na matemática de Deus, noventa e nove é igual a um e um é igual a noventa e nove. As noventa e nove ovelhas são importantes, como também é importante uma única ovelha que está longe, dispersa, desgarrada, perdida e precisando de cuidado, atenção e ternura.
Ao celebrarmos o Coração de Jesus, temos que nos encontrar no coração d’Ele, permitirmo-nos olhar de forma única para Ele e sermos únicos em Seu coração. O coração de Jesus é apaixonado por mim e por você!
Quando pensamos em “coração”, queremos dizer corações que tenham afetos, sentimentos, amor. Somos tão carentes e sedentos de amar e sermos amados, que, às vezes, desprezamos os amores que são únicos para a nossa vida.
O primeiro, mais fundamental e importante, é o coração apaixonado de Jesus por cada um de nós; a forma como Ele olha para o nosso coração, como se compadece de nossas misérias, necessidades, aflições e quer cuidar de nós.
Quero dizer uma coisa importante a você: deixe que Jesus cuide de seu coração. Permitamos que ele seja revestido desse amor divino, que o amor de Jesus incendeie e inflame o coração de cada um de nós; o coração magoado, ressentido, decepcionado, que têm carências, que passou por muitos afetos e desafetos. O coração que já foi muito afetado pelas ilusões do mundo.
Precisamos deixar, permitir que o coração sagrado de Jesus cuide de nossos afetos mais profundos, permitir que nosso coração seja curado, amado, que bata na direção do coração de Jesus.
Hoje, o Sagrado Coração de Jesus nos diz que bate forte por mim e por você!
Deus abençoe você!
Padre Roger Araújo
Fonte: Canção Nova em 03/06/2016
HOMILIA DIÁRIA
O coração de Jesus é o refúgio da nossa alma
“Eu vos digo: Assim haverá no céu mais alegria por um só pecador que se converte do que por noventa e nove justos que não precisam de conversão.” (Lucas 15,7)
Hoje, celebramos o Sagrado Coração de Jesus, o coração apaixonado por nós, fonte de nossa conversão e de nossa transformação interior! Um coração sedento pela nossa alma e pela nossa vida, que bate forte a cada dia por nós. O coração de Jesus, que se alegra por uma única ovelha que volta para os caminhos do Pai.
É muito mais importante para o coração de Jesus cada um de nós do que toda a multidão, do que todo rebanho. O coração de Jesus se alegra e bate na direção de cada coração humano. Deus não nos vê num atacado, Ele nos vê e nos ama na individualidade.
Como o nosso coração precisa se converter ao coração de Jesus! E a conversão é uma resposta amorosa, porque tem um coração que nos ama, que bate forte por nós, que verteu Sangue por amor a nós, para nos conquistar.
Quando fazemos de Jesus o nosso refúgio sagrado, o nosso coração é curado, transformado e renovado no amor
Deixemos que o coração de Jesus, apaixonado por nós, converta o nosso pobre coração, machucado, dilacerado, cheio de medos, temores e receios; que é também um coração cheio de mágoas, rancores e ressentimentos.
Permitamos que, hoje, ao celebrarmos o coração de Jesus, o nosso coração seja todo d’Ele. Permitamos que o nosso coração, impulsionado pelos afetos deste mundo, apaixone-se, a cada dia, por um coração que morre de amor por nós.
Quando encontramos o coração de Jesus e fazemos d’Ele o nosso refúgio santo, sagrado, sublime, o nosso coração é curado, transformado e renovado no amor e na ternura.
Façamos do coração de Jesus o refúgio da nossa alma e do nosso pobre coração.
Deus abençoe você!
Padre Roger Araújo
Fonte: Canção Nova em 28/06/2019
HOMILIA DIÁRIA
Encontre no coração de Jesus o amor que você precisa
Naquele tempo, Jesus contou-lhes esta parábola: “Se um de vós tem cem ovelhas e perde uma, não deixa as noventa e nove no deserto, e vai atrás daquela que se perdeu, até encontrá-la? Quando a encontra, coloca-a nos ombros com alegria, e, chegando a casa, reúne os amigos e vizinhos, e diz: ‘Alegrai-vos comigo! Encontrei a minha ovelha que estava perdida!’.” (Lucas 15,3-5)
Meus irmãos e minhas irmãs, hoje, estamos celebrando, com toda a Igreja, a Solenidade do Sagrado Coração de Jesus. Hoje é sexta-feira, um dia muito especial na vida da nossa Igreja. Temos, diante de nós, o coração de Cristo, que é oferecido a cada um de nós, um amor que é capaz de arriscar tudo por nós.
Como nos narrou o Evangelho: “Esse louco que deixa noventa e nove ovelhas e vai atrás de uma que se perdeu”. Na nossa lógica humana, isso nunca seria possível, mas, na lógica de Deus, sim. Porque esse amor é capaz de arriscar tudo por mim e por você. Esse é o amor do coração de Jesus por nós, essa é a capacidade que Ele tem de demonstrar o Seu amor por nós.
Tem um teólogo que dizia que o único número que Deus conhece é o número “1”. Porque você é importante para Deus, você é especial para Deus, foi por você que Ele deu o Filho d’Ele para morrer na cruz, foi por você que Ele deu a vida. Então, hoje, abramos o nosso coração, entendamos isto: cada coração humano é único aos olhos de Deus, cada coração humano é importante para Ele.
Esse coração, na palma da mão de Jesus, espera de mim e de você hoje uma resposta
E a alegria do coração de Deus é sempre aquela de reencontrar a sua ovelha perdida. O Evangelho nos narrou isto: “Alegrai-vos comigo”, porque a alegria desse homem era enorme, encontrou a ovelha perdida. Essa é a alegria de Deus.
Sabe quando Deus tem alegria? Quando Ele reencontra você. Deus tem alegria quando Ele pode reencontrar o seu coração. É claro que Deus fica feliz com a sua caminhada espiritual, é claro que Deus está feliz com o caminho que você está trilhando, com a sua vida de oração, mas Ele fica bem feliz mesmo é quando você volta para os braços d’Ele, é quando você retorna para casa d’Ele e Ele pode te abraçar, pode te amar e ser Pai para você.
Então, hoje, vamos experimentar, mais uma vez, o mistério do amor de Deus, os mistérios do amor. Por que Ele me criou? Por que Ele deu Seu Filho para morrer por mim? Por que Ele deu o coração do Seu Filho por amor a mim e por amor a você? Não calcule, só aceite! Porque a lógica do mundo é a do cálculo. Noventa e nove vale muito mais do que uma, mas a lógica de Deus não tem cálculo, tem só a verdade e o fato.
Deus me ama, Deus dá a vida por mim e por você. Cristo ofereceu o coração d’Ele a cada um de nós. Esse coração, na palma da mão de Jesus, espera de mim e de você, hoje, uma resposta. Dê a sua resposta, acolha o amor do coração de Jesus, ele bate forte por mim e por você!
Sobre todos vós, desça a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo.
Padre Donizete Ferreira
Sacerdote da Comunidade Canção Nova. Amém!
Fonte: Canção Nova em 24/06/2022
Oração Final
Pai Santo, nós Te agradecemos pelo Amor em que nos envolves e pelo dom inefável de teu Filho Unigênito que se fez humano como nós para nos conduzir nos caminhos do teu Reino. Obrigado, Pai amado, pelo Cristo Jesus, e pelo Espírito Santo que inflama a nossa alma com o fogo do teu Amor.
Fonte: Arquidiocese BH em 07/06/2013
Oração Final
Pai Santo, celebrado hoje o Sagrado Coração de Jesus, nós damos graças a Ti, Pai querido, que nos amas a ponto de oferecer teu Filho Unigênito, o Cristo, feito humano como nós em Jesus de Nazaré, para nos mostrar o Caminho de volta ao Lar Paterno, a tua Morada Santa. Pelo mesmo Cristo Jesus, teu Filho e nosso Irmão, na unidade do Espírito Santo.
Fonte: Arquidiocese BH em 03/06/2016
ORAÇÃO FINAL
Pai Santo, celebrado hoje o Sagrado Coração de Jesus, nós damos graças a Ti, Pai querido, que nos amas ao ponto de oferecer teu Filho Unigênito, o Cristo, feito humano como nós em Jesus de Nazaré, para nos mostrar o Caminho de volta ao Lar Paterno, a tua Morada Santa. Jesus, manso e humilde de coração, faze o meu coração semelhante ao teu! Pelo mesmo Cristo Jesus, teu Filho e nosso Irmão, na unidade do Espírito Santo.
Fonte: Arquidiocese BH em 28/06/2019
Nenhum comentário:
Postar um comentário