sexta-feira, 3 de junho de 2016

HOMÍLIA DIÁRIA, COMENTÁRIO E REFLEXÃO DO EVANGELHO DO DIA 03/06/2016

ANO C


Lc 15,3-7

Comentário do Evangelho

Deus não desiste de ninguém que ele criou à sua imagem

A festa do Sagrado Coração de Jesus é a festa do amor de Deus, manifestado em Jesus Cristo, por toda a humanidade. Que o Senhor faça o nosso coração semelhante ao Seu: compassivo, cheio de misericórdia.
O capítulo 15 do evangelho segundo Lucas é composto de uma sucessão de três parábolas de misericórdia. As parábolas são a resposta de Jesus à murmuração dos escribas e fariseus: “Este homem recebe os pecadores e come com eles!”. Na tradição bíblica, Deus é o pastor (Sl 23[22]) que procura a ovelha que se perdeu: “Procurarei as ovelhas perdidas, recolherei as desgarradas, curarei as feridas e as doentes…” (Ez 34,16). Deus não desiste de ninguém que ele criou à sua imagem: deixando em segurança as outras ovelhas, ele vai atrás da que se perdeu até encontrá-la (cf. v. 4). Já no capítulo quinto, Jesus respondeu a questão semelhante: “... os sãos não têm necessidade de médico e sim os doentes; não vim chamar os justos, mas os pecadores para que se convertam” (5,31-32). A alegria de Deus é a conversão dos seres humanos. Portanto, a atitude de Jesus de acolher bem os pecadores está fundamentada no modo como Deus age. A parábola é ocasião de afirmar, como nos capítulos 5,31-31 e 19,10, a missão de Jesus.
Carlos alberto Contieri,sj
Oração
Espírito de comiseração pelos pecadores, leva-me a buscar quem vive transviado pelo pecado e pelo egoísmo, e a manifestar-lhe a grandeza do amor do coração de Jesus.
FONTE: Paulinas em 07/06/2013

Vivendo a Palavra

O Amor do Pai, sinalizado no Coração de Jesus que hoje celebramos, não quer saber de nossa pobre contabilidade, do nosso medo de correr riscos, do nosso egoísmo: o Senhor salva todos, salva cada um de nós! Escancaremos as portas do nosso coração para acolher nele o Coração de Jesus, Irmão e Salvador.
FONTE: Arquidiocese BH em 07/06/2013

Vivendo a Palavra

Na Justiça Evangélica não existe contabilidade: para a Justiça Legal talvez se justificasse um cálculo de custo-benefício: colocar em perigo noventa e nove ovelhas para buscar a que se tresmalhou, seria pouco sensato... Mas no Reino, todos nós somos importantes. Imaginemos que somos aquela ovelhinha perdida: que alegria sabermos que o Senhor nos procura e nos quer de volta!
http://www.arquidiocesebh.org.br/mdo/pg05.php

Reflexão

Todos nós que conhecemos Jesus devemos ter os mesmos sentimentos de Jesus, e este sentimento é o amor que nos lança incondicionalmente ao encontro dos nossos irmãos e irmãs, principalmente aqueles que estão mais afastados a fim de que possamos cuidar deles, tanto no que diz respeito às necessidades da ordem temporal como às necessidades da ordem espiritual. O Evangelho de hoje nos diz: vá ao encontro de quem se perdeu e se encontra no pecado, seja um grande missionário da misericórdia e do perdão de Deus, manifeste o seu amor para todas as pessoas, seja sinal de salvação para o mundo.
http://liturgiadiaria.cnbb.org.br/app/user/user/UserView.php?ano=2016&mes=6&dia=3

Meditando o Evangelho

O AMOR PELOS TRANSVIADOS

A parábola da ovelha desgarrada evidencia, de maneira excelente, o que se passa no coração de Jesus: seu extremo amor pelos pecadores e marginalizados.
O pretexto da parábola foi dado pela murmuração dos escribas e fariseus diante da liberdade com que Jesus convivia com os pecadores e gente de má fama. Parecia-lhes inconveniente que um rabi pudesse permitir-se tal comportamento. A prudência aconselhava distância e reserva em relação a este tipo de pessoas. Rejeitados por Deus, deviam sofrer também a rejeição de seus semelhantes. Este seria o preço do seu pecado!
Sem se importar com tais preconceitos, Jesus seguia na direção contrária. E se sentia bem, exatamente quando se encontrava na companhia dos excluídos, pois por causa deles tinha sido enviado pelo Pai. Sua ação pautava-se por princípios diferentes daqueles de seus adversários. Ele bem sabia que "o Pai não quer a morte do pecador, mas que se converta e viva". E mais: "é maior motivo de alegria no céu a conversão de apenas um pecador, do que a vida piedosa de noventa e nove pessoas, tidas como justas, sem necessidade de conversão". Sendo assim, a convivência com os pecadores corresponde a um dever de Jesus. Seu amor misericordioso deve ser manifestado a eles, de modo particular. E só quem se sabe carente do amor de Jesus, será capaz de conhecer a grandeza de seu coração.
(O comentário do Evangelho é feito pelo Pe. Jaldemir Vitório – Jesuíta, Doutor em Exegese Bíblica, Professor da FAJE – e disponibilizado no Portal Dom Total - http://www.domtotal.com/religiao/eucaristia/liturgia_diaria.php)
Oração
Espírito de comiseração pelos pecadores, leva-me a buscar quem vive transviado pelo pecado e pelo egoísmo, e a manifestar-lhes a grandeza do amor do coração de Jesus.
http://domtotal.com/religiao-meu-dia-com-deus.html?data=2016-06-03

Oração Final
Pai Santo, celebrado hoje o Sagrado Coração de Jesus, nós damos graças a Ti, Pai querido, que nos amas a ponto de oferecer teu Filho Unigênito, o Cristo, feito humano como nós em Jesus de Nazaré, para nos mostrar o Caminho de volta ao Lar Paterno, a tua Morada Santa. Pelo mesmo Cristo Jesus, teu Filho e nosso Irmão, na unidade do Espírito Santo.
http://www.arquidiocesebh.org.br/mdo/pg06.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário