quinta-feira, 27 de junho de 2024

HOMÍLIA DIÁRIA, COMENTÁRIO E REFLEXÃO DO EVANGELHO DO DIA - 24/06/2024

ANO B


Lc 1,57-66.80

COMENTÁRIO DO EVANGELHO

Ele vai chamar-se João


A liturgia celebra o nascimento de Jesus, de Maria e de João Batista. Jesus e João se encontraram no ventre de suas mães, na visita de Maria a Isabel. Foi um encontro que encheu o ambiente da alegria do Espírito Santo. “Que vai ser este menino?”, perguntaram quando Zacarias, seu pai, que estava mudo, voltou a falar e a louvar a Deus, depois de dizer que o nome do menino seria João. Esta é uma pergunta que pode e deve ser feita quando nasce uma criança: “O que vai ser essa menina, o que vai ser esse menino?”. O que será, será, diz a canção, e assim seria se a criança não fosse gente. Um animal viverá sempre no ambiente de seus instintos. A criança, que é ser humano, caminha para a humanização.
Cônego Celso Pedro da Silva,
Fontes: https://catequisar.com.br/liturgia/ele-vai-chamar-se-joao-2/ https://www.comeceodiafeliz.com.br/evangelho/24-06-2024

Reflexão

Na solenidade da natividade de João Batista, o Evangelho não podia ser outro. Ele nos traz, justamente, o relato do nascimento do precursor, que tem muitos traços em comum com o do nascimento de Jesus. O nascimento de João é uma bênção para os pais, já idosos, e Isabel estéril, e motivo de alegria para a vizinhança. Ainda hoje, São João é celebrado com muita festa e alegria pelo povo brasileiro. O nome João, proposto pela mãe e confirmado pelo pai, significa “Deus é misericórdia”. Com a chegada de João, Deus confirma sua misericórdia para com os pobres. Eles são os portadores do amor misericordioso de Deus Pai. Lá nas periferias, longe do centro político e religioso, nasce a esperança do povo. Com o aparecimento de uma criança, surgem a esperança e a dúvida: o que será dessa criança? Sim, essa criança será o futuro anunciador da misericórdia divina e o precursor do Messias. Ele cresce e se fortalece no Espírito do Senhor e, no deserto, se prepara para assumir sua missão, que era preparar o povo para a chegada de Jesus. Abre os caminhos para que o Mestre chegue.
(Dia a dia com o Evangelho 2024)
Fonte: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria/24-missa-do-dia/

Reflexão

«O menino crescia e seu espírito se fortalecia»

Rev. D. Joan MARTÍNEZ Porcel
(Barcelona, Espanha)

Hoje, celebramos solenemente o nascimento do Batista. São João é um homem de grandes contrastes: vive o silêncio do deserto, mas dai mesmo move as massas e as convida com voz convincente à conversão; é humilde para reconhecer que ele é tão somente é a voz, não a Palavra, mas não tem medo de falar e é capaz de acusar e denunciar as injustiças até aos mesmos reis; convida aos seus discípulos a ir até Jesus, mas não rejeita conversar com o rei Herodes enquanto está em prisão. Silencioso e humilde é também valente e decidido até derramar seu sangue. João Batista é um grande homem! O maior dos nascidos de mulher, assim o elogiará Jesus; mas somente é o precursor de Cristo.
Talvez o segredo de sua grandeza está em sua consciência de saber-se elegido por Deus; assim o expressa o evangelista: «O menino foi crescendo e fortificava-se em espírito, e viveu nos desertos até o dia em que se apresentou diante de Israel.» (Lc 1,80). Toda sua infância e juventude estiveram marcadas pela consciência de sua missão: dar testemunho; e o fez batizando a Cristo no Rio Jordão, preparando para o Senhor um povo bem disposto e, ao final de sua vida, derramando seu sangue em favor da verdade. Com nosso conhecimento de João, podemos responder à pergunta de seus contemporâneos: «Todos os que o ouviam conservavam-no no coração, dizendo: Que será este menino? Porque a mão do Senhor estava com ele» (Lc 1,66).
Todos nós, pelo batismo, fomos escolhidos e enviados a dar testemunho do Senhor. Em um ambiente de indiferença, são João é modelo e ajuda para nós; são Agostinho nos diz: «Admira a João o quanto seja possível, pois o que admiras aproveita a Cristo. Aproveita a Cristo, repito, não porque lhe ofereces alguma coisa a Ele, e sim para que tu possas progredir Nele». Em João, suas atitudes de Precursor, manifestadas na sua oração atenta ao Espírito, em sua fortaleza e sua humildade, nos ajudam a abrir horizontes novos de santidade para nós e para nossos irmãos.
Pensamentos para o Evangelho de hoje

- «‘Eu sou a voz que clama no deserto’. Juan era a voz; mas o Senhor era a Palavra que no princípio já existia. João era uma voz passageira, Cristo o Verbo eterno desde o princípio (Santo Agostinho)

- «Quantas pessoas pagam caro o preço do compromisso pela verdade! Quantos homens justos preferem ir contra a corrente, e não negar a voz da consciência, a voz da verdade!» (Francisco)

- São João Baptista é o precursor imediato do Senhor, enviado para lhe preparar o caminho. 'Profeta do Altíssimo' (Lc 1,76), supera todos os profetas, dos quais é o último, e inaugura o Evangelho. Do seio de sua mãe saúda a vinda de Cristo e encontra a sua alegria em ser "o amigo do esposo" (Jo 3,29) que indica como "o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo" (Jo 1,29). Antecedendo Jesus "com o espírito e a força de Elias" (Lc 1,17), ele dá testemunho d'Ele através da sua pregação, do seu batismo de conversão e, finalmente, do seu martírio" (Catecismo da Igreja Católica, n. 523)
https://evangeli.net/evangelho/feria/2024-06-24

Reflexão

O Nascimento de São João Batista (escolhidos por Deus)

Rev. D. Joan MARTÍNEZ Porcel
(Barcelona, Espanha)

Hoje celebramos o nascimento do Batista. São João é um homem de grandes contrastes: Vive o silêncio do deserto, mas desde ai move as massas; é humilde para reconhecer que ele somente é a voz —não é a Palavra— mas, é capaz de acusar e denunciar as injustiças inclusive aos mesmos reis. Silencioso e humilde, é também corajoso e decidido até derramar seu sangue.
João Batista é um grande homem! Talvez o segredo de sua grandeza esteja em sua consciência de saber-se escolhido por Deus. Toda sua infância e juventude estiveram marcadas pela consciência de sua missão. Dar testemunho; e o faz batizando a Cristo no Jordão, preparando para o Senhor um povo bem disposto e, no final de sua vida, derramando seu sangue em favor da verdade.
—Todos nós, pelo batismo, fomos escolhidos e enviados a dar testemunho do Senhor. Num ambiente de indiferença, São João é modelo e ajuda para nós.
https://evangeli.net/evangelho-master/feria/2024-06-24

Comentário sobre o Evangelho

O precursor de Jesus: o maior homem nascido de uma mulher


Hoje, celebramos o nascimento do Baptista. Algo excepcional. Não é para menos! O Arcanjo Gabriel disse a Zacarias - pai de João - que «será cheio do Espírito Santo já desde o ventre de sua mãe». Com razão, João - estando ainda dentro de sua mãe - saltou de alegria quando a Virgem Maria - já grávida de Jesus - chegou a casa de Sta. Isabel. Ainda não tinha nascido e já saltava de alegria diante de Jesus!
- E tu? saltas de alegria quando ouves falar de Jesus ou de Maria?
https://family.evangeli.net/pt/feria/2024-06-24

Meditação

Quando perguntaram que nome teria o menino, Zacarias e Isabel disseram que seria “Yavé-tem-misericórdia”, ou seja, João. Eles queriam louvar a misericórdia de Deus, que lhes deu esse filho na velhice. Toda criança que nasce é, nos planos de Deus, uma bênção, uma prova de misericórdia. Todos nascemos para ser uma bênção. Somos para todos sinal da misericórdia do Pai? Nossa vocação filial é sublime. Precisamos redescobri-la em cada dia.
Oração
Ó Deus, que suscitastes São João Batista, a fim de preparar para o Cristo um povo perfeito, concedei ao vosso povo a graça das alegrias espirituais e dirigi os corações de todos os fiéis pelo caminho da salvação e da paz. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus, e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.
https://www.a12.com/reze-no-santuario/deus-conosco?data=24%2F06%2F2024&leitura=meditacao

Nenhum comentário:

Postar um comentário