terça-feira, 26 de março de 2024

Palavra se fez carne - 26 de março, 3ª feira, Semana Santa


26 de março, 3ª feira, Semana Santa

- Hoje é dia 26 de março, terça-feira da Semana Santa

- O Evangelho nos conduz para a conhecida e desconcertante cena da ceia, onde os sentimentos de amor, amizade, traição, fidelidade, fragilidade e negação, são experimentados na relação de Jesus com seus discípulos. Sentimentos presentes também, hoje, em nós, discípulos seguidores de Jesus. Sentado à mesa Jesus compartilha a tristeza do fato de que um dos doze o entregará. Ele ama e é fiel, mesmo frente a infidelidade, compartilha o pão com o traidor. Não denuncia que é o coração de Judas que não está em comunhão, os demais não percebem quem é o traidor. Peça ao Senhor que ajude você a andar em sintonia com o coração de Jesus que é luz no caminho, é todo entrega, amor, amizade, fidelidade.

- Escuta o Evangelho Segundo João, Capítulo 13, versículos 21 a 33 e 36 a 38

Naquele tempo, estando à mesa com seus discípulos, Jesus ficou profundamente comovido e testemunhou: "Em verdade, em verdade vos digo, um de vós me entregará". Desconcertados, os discípulos olhavam uns para os outros, pois não sabiam de quem Jesus estava falando. Um deles, a quem Jesus amava, estava recostado ao lado de Jesus. Simão Pedro fez-lhe um sinal para que ele procurasse saber de quem Jesus estava falando. Então, o discípulo, reclinando-se sobre o peito de Jesus, perguntou-lhe: "Senhor, quem é?" Jesus respondeu: "É aquele a quem eu der o pedaço de pão passado no molho". Então Jesus molhou um pedaço de pão e deu-o a Judas, filho de Simão Iscariotes. Depois do pedaço de pão, Satanás entrou em Judas. Então Jesus lhe disse: "O que tens a fazer, executa-o depressa". Nenhum dos presentes compreendeu por que Jesus lhe disse isso. Como Judas guardava a bolsa, alguns pensavam que Jesus lhe queria dizer: "Compra o que precisamos para a festa", ou que desse alguma coisa aos pobres. Depois de receber o pedaço de pão, Judas saiu imediatamente. Era noite. Depois que Judas saiu, disse Jesus: "Agora foi glorificado o Filho do Homem, e Deus foi glorificado nele. Se Deus foi glorificado nele, também Deus o glorificará em si mesmo, e o glorificará logo. Filhinhos, por pouco tempo estou ainda convosco. Vós me procurareis, e agora vos digo, como eu disse também aos judeus:' Para onde eu vou, vós não podeis ir'". Simão Pedro perguntou: "Senhor, para onde vais?" Jesus respondeu-lhe: "Para onde eu vou, tu não me podes seguir agora, mas me seguirás mais tarde". Pedro disse: "Senhor, por que não posso seguir-te agora? Eu darei a minha vida por ti!" Respondeu Jesus: "Darás a tua vida por mim? Em verdade, em verdade te digo: o galo não cantará antes que me tenhas negado três vezes".

- Jesus experimenta a tristeza, a solidão, a traição, a negação. É momento difícil de trevas, abandono... Judas não compreendeu a mensagem, a proposta de vida de Jesus. Suas expectativas individualistas vendam seus olhos e ele se deixa manipular por falsos amigos e projetos, se rende ao poder. Pedro expressa o desejo de seguir Jesus incondicionalmente, contudo, Ele prenuncia a negação de Pedro. A beleza da Sua misericórdia é desconcertante. Na mesa, com Jesus, todos participam, inclusive os que na fragilidade, não são fiéis seguidores. Agradeça ao Senhor pela sua infinita bondade, pelo perdão e amor incondicional, que acolhe e revigora continuamente o seu desejo de o seguir fielmente.

- Você já passou por experiências de traição, solidão, abandono? Já experimentou o perdão e a alegria de perdoar? Como seguidor(a) de Jesus você reconhece os momentos de fragilidade, onde também trai, nega, abandona e entristece o coração do Mestre e amigo Jesus? Tem participado da mesa da Eucaristia com o profundo desejo de estar em comunhão com Jesus e os membros da comunidade?

- "Darás a tua vida por mim? Em verdade, em verdade te digo: o galo não cantará antes que me tenhas negado três vezes". Disse Jesus a Pedro. Jesus sabia que Pedro o amava e mais tarde afirmará seu amor, também três vezes. Em sua misericórdia infinita, Jesus acolhe a fragilidade humana, perdoa e ajuda a dar passos em sua direção. Ouça o que o Cardeal José Tolentino de Mendonça, diz em seu poema: Tudo o que fazemos é marcado pela fragilidade

"Tudo o que fazemos é marcado pela fragilidade da nossa condição.
Somos esta coisa humana,
provisória,
incerta,
inacabada,
Mas somos também poeira enamorada.
Há em nós alguma coisa de maior.
Mesmo no erro.
No erro podemos encontrar um caminho."

- Termina sua oração pedindo ao Senhor a graça de mais amar e servir, como Ele ensinou. Que a cada dia, se distancie da tentação da traição, da negação e faça de você fiel seguidor(a) de Jesus Cristo.

- Pai Nosso que estais nos Céus, santificado seja o vosso nome, venha a nós o vosso Reino, seja feita a vossa vontade assim na terra como no Céu. O pão nosso de cada dia nos dai hoje, perdoai-nos as nossas ofensas assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido, e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal.


Nenhum comentário:

Postar um comentário