terça-feira, 26 de março de 2024

Palavra se fez carne - 25 de março, 2ª feira, Semana Santa


25 de março, 2ª feira, Semana Santa

- Hoje é dia 25 de março, Segunda feira da Semana Santa da Páscoa.

- No evangelho de hoje Jesus está em um jantar na casa de Marta, Maria e Lázaro. Celebravam agradecidos a Jesus, a vida de Lázaro. Do coração e gesto de Maria brota a gratidão fruto do reconhecimento da ação de Deus em Jesus e também o prenúncio de sua Páscoa na vida de Lázaro. Esse gesto não foi compreendido por Judas que, ao contrário, tinha em seu coração outra motivação que não era a gratidão, mas sim a ganância, o interesse em furtar, pois era ladrão. Peça ao Senhor a graça de acolher em seu coração a semente da palavra de Deus para que assim, ela frutifique em tua vida gerando gestos de gratidão.

- Escuta o Evangelho de São João, capítulo doze, versículos de um a onze.

Seis dias antes da Páscoa, Jesus foi para Betânia, onde morava Lázaro, que ele havia ressuscitado dos mortos. Ali ofereceram a Jesus um jantar; Marta servia e Lázaro era um dos que estavam à mesa com ele. Maria, tomando quase meio litro de perfume de nardo puro e muito caro, ungiu os pés de Jesus e enxugou-os com seus cabelos. A casa inteira ficou cheia do perfume do bálsamo. Então, falou Judas Iscariotes, um dos seus discípulos, aquele que o havia de entregar: 'Por que não se vendeu este perfume por trezentas moedas de prata, para as dar aos pobres?' Judas falou assim, não porque se preocupasse com os pobres, mas porque era ladrão; ele tomava conta da bolsa comum e roubava o que se depositava nela. Jesus, porém, disse: 'Deixa-a; ela fez isto em vista do dia de minha sepultura. Pobres, sempre os tereis convosco, enquanto a mim, nem sempre me tereis.' Muitos judeus, tendo sabido que Jesus estava em Betânia, foram para lá, não só por causa de Jesus, mas também para verem Lázaro, que Jesus havia ressuscitado dos mortos. Então, os sumos sacerdotes decidiram matar também Lázaro, porque, por causa dele, muitos deixavam os judeus e acreditavam em Jesus.

- Neste evangelho de João, a comunidade é reconstruída no amor; exala o bom perfume que enche toda a casa. Em lugar do cheiro da morte, a casa enche-se do perfume, que é símbolo da vida e do amor. É um amor que não tem preço e estará sempre voltado para os pobres. Betânia é o lugar da amizade, de atitudes fraternas, o que cada comunidade é chamada a ser. Sinta o clima de amizade e alegria que esta cena do evangelho provoca.

- A exemplo de Maria, o que você é capaz de fazer por Jesus? Você é agradecido a Jesus pela oferta de sua vida por você? Você é capaz de agir como Jesus através dos gestos de amor pelo seu irmão?

- “...Ungiu os pés de Jesus e enxugou-os com seus cabelos” (Jo 12,3). O gesto de Maria não só foi expressão de gratidão a Jesus pela vida de seu irmão Lázaro, bem como sinalização antecipada do Mistério da Páscoa de Jesus. Ter um coração agradecido é reconhecer que tudo vem de Deus, a ele pertence e por ele é conduzido. Podemos visualizar nossa vida como um frasco cheio de perfume que nos foi entregue gratuitamente por Deus para que lhe respondamos com nosso agradecimento e alegria e para que muitos outros possam participar disso.

- Termine sua oração pedindo ao Senhor que com a força do seu Espírito de amor, você tenha um coração sempre agradecido e reconhecido pelos seus dons em sua vida.

- Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo: assim como era no princípio, agora e sempre . Amém.


Nenhum comentário:

Postar um comentário