segunda-feira, 11 de dezembro de 2023

HOMILIA DIÁRIA - (CANÇÃO NOVA) – Mc 1,1-8 - 10/12/2023


Prepare o seu coração para receber o Senhor

“Está escrito no livro do profeta Isaías: ‘Eis que envio meu mensageiro à tua frente, para preparar o teu caminho. Esta é a voz daquele que grita no deserto: ‘Preparai o caminho do Senhor, endireitai suas estradas!’” (Marcos 1,2-3)



Estamos já no segundo domingo do Advento. E o Evangelho de Marcos abre justamente com esta notícia que nos faz saltar de alegria: Jesus Cristo, Filho de Deus, entra na história.
E, do mesmo modo, como esperamos alguém muito especial, alguém muito querido, quando recebemos a notícia de que alguém muito querido está se aproximando, está chegando, quando sabemos dessa proximidade, imediatamente, preparamos a nossa casa, limpamos a casa, mobilizamos a família, alegramo-nos, procuramos fazer a melhor refeição para acolher aquela pessoa querida.
Devemos também mobilizar o nosso coração para esperar o Senhor que se aproxima, mobilizar o nosso coração, preparar a casa do nosso coração para essa visita que é anunciada por essa voz profética que anuncia que o Senhor está vindo: “Eis que, antes de ti, envio o meu mensageiro, ele preparará o teu caminho”. Voz que clama no deserto: ‘Preparai o caminho do Senhor, endireitai as suas veredas’”.

Não percamos a oportunidade de preparar o nosso coração para o Senhor, Ele está muito próximo de cada um de nós

Vemos, aqui, justamente falar sobre João que prepara a chegada de Jesus. Ele que, nessa figura de alguém que está ali no deserto anunciando a chegada e a proximidade de Deus, faz-nos recordar que a vida aqui é passageira, passará, por isso, convertei-vos e crede no Evangelho porque tudo aqui vai passar.
E quem espera essa visita importante se prepara no seu íntimo. João nos ensina que devemos preparar o caminho do nosso coração, endireitar as veredas do nosso coração, ou seja, converter-nos, mudar de vida, sair do mau caminho, fazer com que o nosso coração seja essa casa preparada para acolher o Senhor que vem, o Senhor que vem até nós, o Senhor que está muito perto.
Essa voz nos convida justamente a isto: à conversão. João que pregava no deserto a conversão, pregava o batismo de conversão, é essa voz que anuncia: “O Senhor está chegando!”. A voz nos convida a vivermos de modo atento a chegada do Senhor: “Arre­pen­dei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para remissão dos vossos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo” (At 2,38).
Meus irmãos, não percamos a oportunidade de preparar o nosso coração para o Senhor, Ele está muito próximo de cada um de nós. Que, neste tempo do Advento, possamos continuar crescendo na expectativa da chegada do Senhor que vem!
Desça sobre vós a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!
Padre Bruno Antonio
Padre Bruno Antonio de Oliveira é Brasileiro, nasceu no dia 18/10/1987, em Lavras, MG. É Membro da Associação Internacional Privada de Fieis – Comunidade Canção Nova, desde 2012 no modo de compromisso do Núcleo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário