segunda-feira, 11 de dezembro de 2023

LITURGIA DIÁRIA - 11/12/2023


Tema do dia

PAI AMADO, FAZE-NOS COMPASSIVOS E GENEROSOS COM O NOSSO PRÓXIMO

Isaías leva seu povo a sonhar como será o Reino do Messias: carências saciadas, flores, contentamento, alegria e salvação. Cegos, surdos e aleijados serão curados; fontes brotarão no deserto e as feras serão pacíficas. Com que imagens e desejos nós construímos e acalentamos os nossos melhores sonhos, hoje? O que nós podemos e devemos pedir (ou, quem sabe, agradecer…) ao Pai, que é rico em Misericórdia?
Fonte: Arquidiocese BH em 07/12/2020

PALAVRAS DO SANTO PADRE

Jesus olha para o paralítico e diz: "Teus pecados estão perdoados". A cura física é uma dádiva, a saúde física é uma dádiva que devemos conservar. Mas o Senhor nos ensina que a saúde do coração, a saúde espiritual, também deve ser protegida. Há uma palavra de Jesus aqui que talvez nos ajude: "Filho, os teus pecados estão perdoados". Será que estamos acostumados a pensar nesse remédio do perdão de nossos pecados, de nossos erros? Nós nos perguntamos: "Será que tenho de pedir perdão a Deus por alguma coisa?". "Sim, sim, em geral, todos nós somos pecadores", e assim isso se dilui e perde sua força, essa força de profecia que Jesus tem quando vai ao essencial. E hoje Jesus diz para cada um de nós: "Eu quero perdoar os teus pecados". É uma coisa simples que Jesus nos ensina quando vai ao essencial. O essencial é a saúde, toda: do corpo e da alma. Cuidemos bem da saúde do corpo, mas também da saúde da alma. E vamos àquele Médico que pode nos curar, que pode perdoar pecados. Jesus veio para isso, deu sua vida para isso. (Homilia na Casa Santa Marta, 17 de janeiro de 2020)
https://www.vaticannews.va/pt/palavra-do-dia/2023/12/11.html

Oração para antede lea Bíblia


Meu Senhor e meu Pai! Envia teu Santo Espírito para que eu compreenda e acolha tua Santa Palavra! Que eu te conheça e te faça conhecer, te ame e te faça amar, te sirva e te faça servir, tlouvte faça louvar por todas as criaturas. Fazei, ó Pai, que pela leitura da Palavra os pecadores se convertam, os justos perseverem na graça e todos consigamos a vida eterna. Amém.

Segunda-feira, 2ª Semana do Advento
Cor: Roxo


Primeira Leitura (Is 35,1-10)
2ª Semana do Advento | Segunda-feira - 11/12/2023

Leitura do Livro do Profeta Isaías.

Alegre-se a terra que era deserta e intransitável, exulte a solidão e floresça como um lírio. Germine e exulte de alegria e louvores. Foi-lhe dada a glória do Líbano, o esplendor do Carmelo e de Saron; seus habitantes verão a glória do Senhor, a majestade do nosso Deus.
Fortalecei as mãos enfraquecidas e firmai os joelhos debilitados. Dizei às pessoas deprimidas: “Criai ânimo, não tenhais medo! Vede, é vosso Deus, é a vingança que vem, é a recompensa de Deus; é ele que vem para vos salvar”.
Então se abrirão os olhos dos cegos e se descerrarão os ouvidos dos surdos. O coxo saltará como um cervo e se desatará a língua dos mudos, assim como brotarão águas no deserto e jorrarão torrentes no ermo. A terra árida se transformará em lago, e a região sedenta, em fontes d’água; nas cavernas onde viviam dragões crescerá o caniço e o junco.
Ali haverá uma vereda e um caminho; o caminho se chamará estrada santa: por ela não passará o impuro; mas será uma estrada reta em que até os débeis não se perderão. Ali não existem leões, não andam por ela animais depredadores, nem mesmo aparecem lá; os que forem libertados poderão percorrê-la, os que o Senhor salvou voltarão para casa. Eles virão a Sião cantando louvores, com infinita alegria brilhando em seus rostos: cheios de gozo e contentamento, não mais conhecerão a dor e o pranto”.

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

Responsório Sl 84(85),9ab-10.11-12.13-14 (R. Is 35,4d)
2ª Semana do Advento | Segunda-feira - 11/12/2023

— Eis que vem o nosso Deus! Ele vem para salvar.
— Eis que vem o nosso Deus! Ele vem para salvar!

— Quero ouvir o que o Senhor irá falar: é a paz que ele vai anunciar; a paz para o seu povo e seus amigos, para os que voltam ao Senhor seu coração. Está perto a salvação dos que o temem, e a glória habitará em nossa terra.
— A verdade e o amor se encontrarão, a justiça e a paz se abraçarão; da terra brotará a fidelidade, e a justiça olhará dos altos céus.
— O Senhor nos dará tudo o que é bom, e a nossa terra nos dará suas colheitas; a justiça andará na sua frente e a salvação há de seguir os passos seus.

Evangelho (Lc 5,17-26)
2ª Semana do Advento | Segunda-feira - 11/12/2023


Levanta-te, toma tua maca e vai para tua casa!

— Aleluia, Aleluia, Aleluia.
— Eis que o Rei há de vir, Senhor da terra, ele mesmo de nós afastará o jugo do nosso cativeiro.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.

Um dia Jesus estava ensinando. À sua volta estavam sentados fariseus e doutores da Lei, vindos de todas as aldeias da Galileia, da Judeia e de Jerusalém. E a virtude do Senhor o levava a curar.
Uns homens traziam um paralítico num leito e procuravam fazê-lo entrar para apresentá-lo. Mas, não achando por onde introduzi-lo, devido à multidão, subiram ao telhado e por entre as telhas o desceram com o leito no meio da assembleia diante de Jesus. Vendo-lhes a fé, ele disse: “Homem, teus pecados estão perdoados”.
Os escribas e fariseus começaram a murmurar, dizendo: “Quem é este que assim blasfema?” Conhecendo-lhes os pensamentos, Jesus respondeu, dizendo: “Por que murmurais em vossos corações? O que é mais fácil dizer: ‘teus pecados estão perdoados’, ou dizer: ‘levanta-te e anda’? Pois, para que saibais que o Filho do homem tem na terra poder de perdoar pecados — disse ao paralítico — eu te digo: levanta-te, pega o leito e vai para casa”. Imediatamente, diante deles, ele se levantou, tomou o leito e foi para casa, louvando a Deus. Todos ficaram fora de si, glorificavam a Deus e cheios de temor diziam: “Hoje vimos coisas maravilhosas!”

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.


Oração para depois de ler a Bíblia


Dou-Te graças, meu Deus, pelos bons propósitos, afetos e inspirações que me comunicastes nesta meditação; peço-Te ajuda para colocá-los em prática. Minha Mãe Imaculada,  meu protetor São José e Anjo da minha guarda, intercedem todos por mim. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário