quarta-feira, 4 de outubro de 2023

Palavra se fez carne - 03 de outubro, 3ª feira, 26ª Semana do Tempo Comum


03 de outubro, 3ª feira, 26ª Semana do Tempo Comum


- Hoje é dia 03 de outubro, 3ª feira da 26ª Semana do Tempo Comum

– A narrativa do Evangelho de Lucas, hoje, nos convida a percorrer, com Jesus, o longo e desafiador caminho da Galileia em direção a Jerusalém. Ele toma esta decisão de forma firme. Toda sua vida se converge para esta trajetória buscando a libertação do povo, sabe que este caminho coloca em risco sua vida, mas é o amor, a fidelidade a Deus e à humanidade que O move. Muitos não compreendem, rejeitam ou abandonam o caminho. Agradeça ao Senhor pela Sua “firme decisão” que nos trouxe a Salvação, e peça a graça de se manter firme na caminhada junto a Ele.

- Escuta o Evangelho Segundo Lucas, Capítulo 9, versículos 51 a 56:

Estava chegando o tempo de Jesus ser levado para o céu. Então ele tomou a firme decisão de partir para Jerusalém e enviou mensageiros à sua frente. Estes puseram-se a caminho e entraram num povoado de samaritanos, para preparar hospedagem para Jesus. Mas os samaritanos não o receberam, pois Jesus dava a impressão de que ia a Jerusalém. Vendo isso, os discípulos Tiago e João disseram: "Senhor, queres que mandemos descer fogo do céu para destruí-los?" Jesus, porém, voltou-se e repreendeu-os. E partiram para outro povoado.

- Jesus parte para Jerusalém, seu anúncio libertador não pode esperar, mesmo sabendo que tal ação, coloca em risco sua vida. No caminho, desde seu nascimento, Jesus enfrentou rejeições, não foi acolhido e ao anunciar sua mensagem enfrentou desafios, não foi diferente ao seguir para Jerusalém. Os discípulos ainda não compreendiam plenamente a dimensão da sua missão e frente a rejeição, querem destruir quem não acolhe a Jesus. Desejam retribuir o mal com o mal. Mas Jesus é fiel à vontade de Deus que é amor, misericórdia e repreende a ação dos discípulos. Também nós devemos tomar consciência do que significa ser discípulo de Jesus, ser sinal da sua presença e vontade, enfrentar os desafios fazendo o bem prevalecer sobre o mal, priorizar a vida, na certeza que não estamos só. Somos fortalecidos pelo amor de Jesus Cristo que nos deu a sua entrega à cruz e, hoje, vivo está no meio de nós. Peça ao Senhor, a graça de ser sinal da sua presença e da sua vontade, na vida das pessoas com amor, paciência e respeito.

- Em sua caminhada na vida, já enfrentou problemas em decorrência da sua decisão de seguir Jesus? Em seu cotidiano, você age como os discípulos diante das pessoas que pensam diferente de você ou assume o jeito paciente e misericordioso de Jesus, que respeita o tempo de cada um? Você Acha difícil colocar o respeito acima de tudo para ser fiel ao Evangelho?

- “Então ele tomou a firme decisão de partir para Jerusalém e enviou mensageiros à sua frente”. Seguir Jesus, ser mensageiro da sua proposta, requer contemplação da sua vida e missão, ouça o poema/oração: No Monte da Contemplação do Cardeal Martini:

Senhor, nós te seguimos
passo a passo,
sem saber bem para onde tu queres nos conduzir.
Temos confiança na tua palavra,
e temos confiança que, no monte, Tu te mostrarás,
assim como te mostraste, no monte,
a Pedro, Tiago e João,
como te mostraste no monte a Moisés,
Como te mostraste no Monte Calvário.
Concede-nos a graça e a perseverança
de subir o mesmo monte,
sem fadigas,
dando cada passo na certeza
de que foi atraído pelo teu amor,
pela tua verdade. [...]

- Termina sua oração agradecendo ao Senhor, pela beleza de sermos filhos Dele, Deus-Amor, Pai que não abandona a humanidade diante do pecado e da morte, mas vem em seu encontro por meio seu próprio Filho que, com sua morte, conquista para todos a vida e pelo Espírito que nos mantém unidos.

- Pai Nosso que estais nos Céus, santificado seja o vosso Nome, venha a nós o vosso Reino, seja feita a vossa vontade assim na terra como no Céu. O pão nosso de cada dia nos dai hoje, perdoai-nos as nossas ofensas assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido, e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do Mal.


Nenhum comentário:

Postar um comentário