quarta-feira, 4 de outubro de 2023

Palavra se fez carne - 02 de outubro, 2ª feira, Memória dos Santos Anjos da Guarda


02 de outubro, 2ª feira, Memória dos Santos Anjos da Guarda


- Hoje é dia 02 de outubro, 2ª feira, Memória dos Santos Anjos da Guarda.

- O evangelho de hoje mostra a interrogativa dos discípulos para saber “quem é o maior no Reino dos Céus?”. Jesus coloca no meio uma criança, não no sentido que os discípulos deveriam fazer uma regressão, mas apontando as crianças como exemplos de grandeza, pois os que se convertem e buscam assemelhar-se às crianças herdam os céus. Pedindo ao Senhor a graça de ser o menor, o mais simples e humilde, começa a tua oração.

- Escuta o Evangelho de Mateus, capítulo 18, versículos 1 a 5 e versículo 10:

Naquela hora, Os discípulos aproximaram-se de Jesus e perguntaram: "Quem é o maior no Reino dos Céus?" Jesus chamou uma criança, colocou-a no meio deles e disse: "Em verdade vos digo, se não vos converterdes, e não vos tornardes como crianças, não entrareis no Reino dos Céus. Quem se faz pequeno como esta criança, esse é o maior no Reino dos Céus. E quem recebe em meu nome uma criança como esta, é a mim que recebe. Não desprezeis nenhum desses pequeninos, pois eu vos digo que os seus anjos nos céus veem sem cessar a face do meu Pai que está nos céus".

- Pequenez para este mundo é o critério de grandeza no Reino dos céus, pois os pequenos são os prediletos do coração de Jesus que assim como o Pastor, que deixa seu rebanho afim de buscar aquela pequena ovelha que se perdeu, Ele procura incansavelmente, o Filho que se distancia do Caminho, pois o Pai tem zelo inigualável por cada um dos seus pequeninos para que não se percam. Permita-se romper com os contravalores. Reze pedindo a graça de ter como centro de sua vida o próprio Cristo e seus ensinamentos, ser um outro Cristo no mundo, ter a primazia da Palavra de Deus que orienta e anima a sua vida.

- Você deseja se fazer pequeno para ser grande? Como o texto de hoje te conduziu ao coração de Deus? Em quais aspectos de sua vida, você pode procurar ser mais humilde?

- Diz Jesus “Quem se faz pequeno como esta criança, esse é o maior no Reino dos Céus.”. Jesus não coloca no centro uma pessoa muito importante em escala social, mas faz uma inversão de valores e apresenta o modelo que deve ser seguido. Sendo assim, a postura a ser assumida pelos discípulos é o da conversão; de mentalidade e comportamento. Recusar os primeiros lugares e passar a preferir os lugares de menos prestígios; abaixamento, assim como também, acolher os pequenos e humildes. Diz a música O que agrada a Deus, de Ziza Fernandes:

O que agrada a Deus
Em minha pequena alma
É que eu ame minha pequenez
E minha pobreza

É a esperança cega
Que tenho em sua misericórdia

- Compartilhe com o Senhor seu desejo de ter um coração repleto de docilidade, capaz de compreender a grandeza da mensagem evangélica comunicada a você. Peça a Ele a graça da docilidade de coração, da humildade, o desejo autêntico de ter a grandeza que cabe no Reino dos céus.

- Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo, assim como era no princípio, agora e sempre. Amém!


Nenhum comentário:

Postar um comentário