quarta-feira, 4 de outubro de 2023

Palavra se fez carne - 01 de outubro, 26º Domingo do Tempo Comum


01 de outubro, 26º Domingo do Tempo Comum

- Hoje é dia 01 de outubro, 26º Domingo do Tempo Comum.

- O evangelho de hoje mostra que para Jesus, a fidelidade a Deus não passa pela mera observância da Lei, mas pela prática de um amor incondicional. Ele transforma o modo de nos relacionar com o Pai, fundamentado no modo como Ele mesmo vive. Peça ao Senhor que te ajude a viver a prática do amor incondicional. Inicia tua oração tomando consciência de que está na presença de Deus.

- Escuta o Evangelho de Mateus, capítulo 21, versículos 28 a 32:

Naquele tempo, Jesus disse aos sacerdotes e anciãos do povo: "Que vos parece? Um homem tinha dois filhos. Dirigindo-se ao primeiro, ele disse: 'Filho, vai trabalhar hoje na vinha!' O filho respondeu: 'Não quero'. Mas depois mudou de opinião e foi. O pai dirigiu-se ao outro filho e disse a mesma coisa. Este respondeu: 'Sim, senhor, eu vou'. Mas não foi. Qual dos dois fez a vontade do pai?" Os sumos sacerdotes e os anciãos do povo responderam: "O primeiro". Então Jesus lhes disse: "Em verdade vos digo, que os cobradores de impostos e as prostitutas vos precedem no Reino de Deus. Porque João veio até vós, num caminho de justiça, e vós não acreditastes nele. Ao contrário, os cobradores de impostos e as prostitutas creram nele. Vós, porém, mesmo vendo isso, não vos arrependestes para crer nele".

- A “parábola dos dois filhos” chamados a trabalhar na vinha do pai está dirigida especialmente à infidelidade dos dirigentes religiosos: dizem, mas não fazem; são fiéis por fora, mas incoerentes por dentro. Jesus nos pede hoje mais valor, mais audácia, mais claridade. Quer que o “sim” esteja acompanhado da obediência, cujo verdadeiro significado é dar audiência a quem merece. Se sabemos que Deus nos mostra um caminho incomparável, então obedecer-lhe é o melhor que podemos fazer; obedecemos por amor e não por medo. Neste caso, a obediência já não pode ser meramente formal, do tipo “sim, senhor”. Ela será um movimento do interior do coração, ela mexerá com o nosso íntimo.

- Coloque-se diante de cada um dos filhos da parábola: qual deles determina sua vida? Que atitudes prevalecem em seu “trabalho” na Vinha do Senhor?

- “Eu vos asseguro que os publicanos e as prostitutas entrarão antes de vós no Reino de Deus”, diz Jesus. Afirmar que “publicanos e prostitutas” vão entrar na frente no Reino de Deus causa um profundo incômodo nas pessoas que reduzem suas vidas a cumprir leis, ritos, doutrinas, sem nenhuma sensibilidade solidária com aqueles que são colocados à margem. Diz o Pe. Adroaldo Palaoro:

“Para Jesus não importam as crenças e normas, mas o amor e a bondade, ou seja, aquelas atitudes e ações que são coerentes com a verdade do que somos. No nosso “eu profundo” temos reservas de bondade, de compaixão, de mansidão... e que devem ser ativadas continuamente.”

- Termina tua oração pedindo ao senhor que te ajude a abraçar tua negatividade, tuas sombras, para que possas se humanizar. Peça também que ele te ajude a ser humilde e compassivo.

- Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo, assim como era no princípio, agora e sempre. Amém!


Nenhum comentário:

Postar um comentário