quarta-feira, 4 de outubro de 2023

HOMILIA DIÁRIA - (CANÇÃO NOVA) – Lc 9,57-62 - 04/10/2023


Escolha seguir Jesus e desapegue-se das seguranças do mundo

“Enquanto Jesus e seus discípulos caminhavam, alguém na estrada disse a Jesus: ‘Eu te seguirei para onde quer que fores’. Jesus lhe respondeu: ‘As raposas têm tocas e os pássaros têm ninhos; mas o Filho do Homem não tem onde repousar a cabeça’” (Lucas 9,57-58)



Como podemos perceber, Jesus continua seguindo decididamente para Jerusalém, ou seja, para o cumprimento de Sua missão, que terá o seu ápice na entrega total na cruz e na ressurreição.
E, neste caminho, Jesus encontra algumas pessoas que dizem a Ele que querem segui-Lo, manifestam, ali, o desejo de segui-Lo para onde quer que Ele fosse. E, diante dessa empolgação inicial em segui-Lo, Jesus não hesita em explicar que: para segui-Lo, se faz necessário ter mais do que um simples impulso, mais do que somente um simples desejo. É preciso ter total desprendimento e disponibilidade.
A disponibilidade para a missão depende desse desprendimento, não só dos bens materiais, mas até mesmo do bem mais precioso que podemos ter, que são os nossos familiares.
Seguir Jesus é exigente, viver essa disponibilidade requer viver uma vida de exclusiva dependência de Deus, e essa exclusiva dependência d’Ele nos colocará numa situação menos segura do que as raposas e as aves do céu. É isso que Jesus diz no Evangelho de hoje: que as raposas têm tocas, os passarinhos têm ninhos, mas aquele que decide seguir o Filho do Homem não possui essa segurança, não possui onde poder reclinar a cabeça.

Precisamos estar decididos a seguir Jesus, despojando-nos das coisas deste mundo e disponíveis para o Seu Reino

Portanto, Jesus deixa bem claro que segui-Lo não nos coloca numa situação confortável, de segurança e de estabilidade. Engana-se aquele que busca seguir Jesus com essa pretensão, de ter uma segurança, de ter estabilidade neste mundo, porque não vai encontrar. Aquele que segue verdadeiramente Jesus, neste mundo, não encontra estabilidade e segurança.
Jesus deixa bem claro isso, justamente para que o discípulo seja alguém comprometido com o Reino dos Céus, seja alguém comprometido com a salvação, e não busque seguranças neste mundo, com o desejo de possuir bens, com o interesse de posses.
Aquele que segue a Jesus deve estar comprometido com o Seu Reino e com a salvação das almas. Jesus vai dizer também que quem põe a mão no arado e fica olhando para trás, ou seja, olhando para outros interesses que não são os do Seu Reino, não é digno de Deus, não será digno do Reino de Deus.
Por isso, nós precisamos estar decididos a seguir Jesus, despojando-nos das coisas deste mundo, das seguranças deste mundo, comprometidos e disponíveis para o Seu Reino, disponíveis para fazer a Sua vontade.
Neste dia, peçamos a graça de estarmos comprometidos e disponíveis para a missão.
Desça sobre vós a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!
Padre Bruno Antônio
Sacerdote da Comunidade Canção Nova.

Nenhum comentário:

Postar um comentário