quarta-feira, 9 de agosto de 2023

Palavra se fez carne - 7 de agosto, 2ª feira, 18ª Semana do Tempo Comum


7 de agosto, 2ª feira, 18ª Semana do Tempo Comum


- Hoje é dia 7 de agosto, 2ª feira da 18ª Semana do Tempo Comum

- “Dai-lhes vós mesmos de comer!” é o apelo que Jesus nos faz no dia de hoje, diante de uma multidão faminta por pão e justiça. Peça ao Senhor, nesse momento, a graça de ouvir esses vários apelos de Jesus no decorrer da nossa vida e a graça de saber respondê-los por meio de gesto de solidariedade.

- Escute o Evangelho segundo Mateus, Capítulo 14, versículos de 13 ao versículo 21.

Quando soube da morte de João Batista, Jesus partiu e foi de barco para um lugar deserto e afastado. Mas quando as multidões souberam disso, saíram das cidades e o seguiram a pé. Ao sair do barco, Jesus viu uma grande multidão. Encheu-se de compaixão por eles e curou os que estavam doentes. Ao entardecer, os discípulos aproximaram-se de Jesus e disseram: 'Este lugar é deserto e a hora já está adiantada. Despede as multidões, para que possam ir aos povoados comprar comida!' Jesus porém lhes disse: 'Eles não precisam ir embora. Dai-lhes vós mesmos de comer!' Os discípulos responderam: 'Só temos aqui cinco pães e dois peixes.' Jesus disse: 'Trazei-os aqui.' Jesus mandou que as multidões se sentassem na grama. Então pegou os cinco pães e os dois peixes, ergueu os olhos para o céu e pronunciou a bênção. Em seguida partiu os pães, e os deu aos discípulos. Os discípulos os distribuíram às multidões. Todos comeram e ficaram satisfeitos, e dos pedaços que sobraram, recolheram ainda doze cestos cheios. E os que haviam comido eram mais ou menos cinco mil homens, sem contar mulheres e crianças.

- Jesus diante da multidão faminta sente compaixão. Os discípulos também se preocupam com a multidão, porém pensam que a única possibilidade é mandá-los embora, para que possam encontrar comida em outros lugares, mas Jesus lança o desafio: “Dai-lhes vós mesmos de comer!”. Os discípulos ainda não entenderam a lógica do Reino que é marcado pela vida, partilha, justiça, porém que parte da adesão a Jesus e ao seu projeto. Hoje também encontramos várias pessoas que passam fome em nossa solidariedade e esse foi o tema da Campanha da Fraternidade deste ano. Converse com Deus e peça a capacidade de não ser indiferente diante do sofrimento das pessoas e de lhe conceder a abertura de coração para entrar na lógica do Reino e se colocar a serviço, sobretudo, daqueles que são mais vulneráveis.

- Tome consciência da grandeza desse Reino e perceba em sua vida, qual lógica está mais presente: a lógica dos discípulos ou de Jesus? O que significa na sua vida concreta o apelo de Jesus: “Dai-lhes vós mesmos de comer!”?

- “Dai-lhes vós mesmos de comer!”, nos diz Jesus. Hoje vamos rezar a oração da Campanha da Fraternidade deste ano, que teve como tema a fraternidade e a fome e renovar nosso compromisso com a lógica do Reino anunciado e vivido por Jesus.

Pai de bondade, ao ver a multidão faminta,
vosso Filho encheu-se de compaixão, abençoou,
repartiu os cinco pães e dois peixes e nos ensinou: “dai-lhes vós mesmos de comer”.
Confiantes na ação do Espírito Santo, vos pedimos:
inspirai-nos o sonho de um mundo novo, de diálogo, justiça, igualdade e paz;
ajudai-nos a promover uma sociedade mais solidária, sem fome, pobreza, violência e guerra;
livrai-nos do pecado da indiferença com a vida.
Que Maria, nossa mãe, interceda por nós para acolhermos Jesus Cristo em cada pessoa,
sobretudo nos abandonados, esquecidos e famintos.

- Termine sua oração dando graças a Deus por sua Palavra no dia de hoje, por sua presença que nos desafia a ver o sofrimento das pessoas e a ter compaixão. Peça a Deus que toque o seu coração e o plenifique, que o faça solidário e aberto à partilha.

- Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Assim como era o princípio, agora e sempre. Amém!


Nenhum comentário:

Postar um comentário