quarta-feira, 9 de agosto de 2023

HOMILIA DIÁRIA - (CANÇÃO NOVA) – Mt 15,21-28 - 09/08/2023


A sua fé insistente causa admiração ao coração de Deus

“Jesus respondeu: ‘Eu fui enviado somente às ovelhas perdidas da casa de Israel’. Mas a mulher, aproximando-se, prostrou-se diante de Jesus e começou a implorar: ‘Senhor, socorre-me!’” (Mateus 15,24-25)



No início do Evangelho de hoje, podemos ouvir que Jesus, de tempos em tempos, retirava-se com Seus discípulos para outros lugares para descansar da missão. Na passagem de hoje, Jesus se retira para uma região de Tiro e Sidônia. Ou seja, Jesus sai dos limites da Galileia e vai para uma região pagã, uma região que não era habitada pelos judeus, mas sim pelos cananeus, de cultura helenística; um povo de cultura pagã. Contudo, mesmo fora do seu território, mesmo estando numa terra pagã, a fama de Jesus já havia chegado ali.
O Evangelho de hoje nos diz que uma mulher, uma mãe, vem ao encontro de Jesus para pedir ajuda. Ou seja, era uma mulher que, mesmo sendo pagã, tinha confiança no poder de Jesus. Certamente, já tinha ouvido falar que Ele havia realizado grandes obras e milagres.

Deus não nega nada àquele que é insistente e tem fé e confiança profundas n’Ele

O Evangelho relata que essa mulher se pôs a gritar: “Senhor, filho de Davi, tem piedade de mim! Minha filha está cruelmente atormentada por um demônio!”. Essa mulher não pertencia ao povo escolhido, mas reconheceu em Jesus “o Messias esperado”, e reconhecendo-O não desperdiçou a oportunidade de pedir pela sua filha.
Inicialmente, podemos até achar que Jesus ignorou o clamor dessa mãe, podemos achar que Ele teria sido rude ao comparar aquela mulher com os cachorrinhos. O Evangelho nos mostra que Jesus disse que não ficaria bem dar o pão destinado aos filhos, aos cachorrinhos, mas, contudo, aquela mulher, que aparentemente estava sendo ignorada, foi insistente; ela teve fé e não desistiu do que queria. Jesus, ao ver essa insistência, deu aquilo que ela tanto queria.
Porque Jesus viu nela uma mulher de fé, Ele não desprezou a fé dela. Se fosse por méritos, ninguém seria merecedor de favores e graças de Deus, mas, mesmo não sendo merecedor como aquela mulher — que não pertencia ao povo escolhido —, por causa da fé dela, por causa da sua insistência, ela causou admiração a Deus.
A nossa fé, a nossa insistência causam admiração ao coração de Deus. Ele não nega nada àquele que é insistente e tem fé e confiança profundas n’Ele. Por isso, meus irmãos, não desistamos tão fácil, busquemos, gritemos, clamemos pelo Senhor, manifestemos a nossa confiança, a nossa fé e a nossa insistência, porque, no tempo certo, o Senhor realizará aquilo que aqueles que têm fé Lhe pedem.
Desça sobre vós a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!
Padre Bruno Antônio
Sacerdote da Comunidade Canção Nova.

Nenhum comentário:

Postar um comentário