quarta-feira, 9 de agosto de 2023

Palavra se fez carne - 05 de agosto, Sábado, 17ª Semana do Tempo Comum


05 de agosto, Sábado, 17ª Semana do Tempo Comum


- Hoje é dia 05 de agosto, Sábado da 17ª Semana do Tempo Comum.

- Às vezes nos deparamos com a tirania do poder que decide matar pessoas inocentes. Influenciados pela avalanche de notícias trágicas, corremos o risco de acostumarmos com a violência, com a injustiça e a morte... A Palavra de Deus sempre nos reconduz para os valores do Reino, sempre denuncia a maldade que pesa sobre os pobres e inocentes. Por outro lado, ela nos anima a levantar a voz profética, a ser um sinal da presença do Reino onde vivemos e trabalhamos. Neste sentido nos anima a Palavra profética de Dom Hélder Câmara dez dias antes de sua morte: “Não deixe cair a profecia!”.

- Com atenção, abrindo os ouvidos e o coração, acolha, com carinho, o Evangelho de Jesus Cristo Segundo Mateus, Capítulo catorze, versículos de 1 a 12.

- “Naquele tempo, a fama de Jesus chegou aos ouvidos do rei Herodes. Ele disse aos seus cortesãos: “É João Batista! Ele ressuscitou dos mortos” [...]. De fato, Herodes tinha mandado prender João, [...]. Pois João vivia dizendo a Herodes: “Não te é permitido viver com ela”. [...]. Por ocasião do aniversário de Herodes, a filha de Herodíades dançou diante de todos, e agradou tanto a Herodes que ele prometeu, com juramento, dar a ela tudo o que pedisse. Instigada pela mãe, ela pediu: “Dá-me aqui, num prato, a cabeça de João Batista.” O rei ficou triste, mas, por causa do juramento e dos convidados, ordenou que atendessem o pedido dela. E mandou cortar a cabeça de João, na prisão. A cabeça foi trazida num prato, entregue à moça, e esta a levou para a sua mãe. Os discípulos de João foram buscar o corpo e o enterraram. Depois vieram contar tudo a Jesus..”

- Quem se coloca a serviço da justiça e da verdade, acaba entrando na contramão de quem tira proveito da injustiça e da mentira. Quem defende a vida, defronta-se sempre com quem tira proveito da morte. Foi assim com os profetas, foi assim com João Batista, com Jesus e com tantos mártires que deram a sua vida em defesa da dignidade dos pobres, em defesa da vida e da Igreja. Empenhar a vida em defesa da vida é um ato redentor, pois foi para isso que Jesus veio ao nosso encontro.

- Você está consciente de todos os desafios do seguimento à Cristo? Até que ponto você costuma manter o seu SIM a Deus? Quais as perseguições e martírios que enfrenta na atualidade?

- “Naquele tempo, a fama de Jesus chegou aos ouvidos do rei Herodes”, lembra o evangelho. João Batista é o precursor de Jesus, a voz que clamava no deserto. Jesus o filho de Deus, que veio ao mundo para disseminar o reino de Deus. Entretanto, tanto João Batista como Jesus, convidavam a todos à conversão e denunciavam os erros do povo da época. Imagine-se nesta cena do evangelho de hoje. Procure colocar-se ao lado de João Batista no momento de seu martírio, procure descobrir o que Deus lhe diz diante deste contexto de defesa da vida, da justiça e da verdade. Não tema fazer o bem, não tema defender a vida. Como diz o Milton Nascimento:

“Nada a temer, senão esquecer a luta, nada a fazer senão esquecer o medo...”

- Termine sua oração colocando-se diante de Jesus, que sempre vem ao nosso encontro, deixe-se envolver por Seu amor: Peça-lhe a graça de um profeta ou profetiza a serviço da vida e da esperança... Reze também pela Jornada Mundial da Juventude e pelo Papa Francisco.

- Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio, agora e sempre. Amém!


Nenhum comentário:

Postar um comentário