segunda-feira, 28 de agosto de 2023

HOMILIA DIÁRIA - (CANÇÃO NOVA) – Mt 23,13-22 - 28/08/2023


Jamais permita que a hipocrisia tome conta do seu coração

“Ai de vós, mestres da Lei e fariseus hipócritas! Vós fechais o Reino dos Céus aos homens. Vós, porém, não entrais nem deixais entrar aqueles que o desejam. Ai de vós, mestres da Lei e fariseus hipócritas! Vós percorreis o mar e a terra para converter alguém, e, quando conseguis, o tornais merecedor do inferno, duas vezes pior do que vós.” (Mateus 23,13-15)



A liturgia deste dia leva-nos a refletir sobre o compromisso que nós temos de anunciar de maneira fiel e coerente à Palavra de Deus. Esse compromisso é o que nos protegerá para não cairmos naquilo que Jesus, hoje, denuncia com veemência, que é a hipocrisia.
Jesus denuncia a hipocrisia dos mestres da Lei e dos fariseus, ou seja, condena essa prática de agir somente por aparência ou interesse. E Jesus usa várias vezes a palavra  “hipócritas”  para apontar essa incoerência deles e mostrar que, por causa da maneira como agem, eles são merecedores do inferno e não do Reino dos Céus.

Algo que Jesus sempre condenou e sempre vai condenar é a hipocrisia

A partir desse Evangelho de hoje, nós também somos convidados a fazer uma revisão de vida, somos provocados a nos questionar se não estamos vivendo assim também. Porque podemos, de maneira muito sútil, estar pregando uma coisa e vivendo outra; e, mais ainda, podemos estar exigindo algo dos nossos irmãos que nós mesmos não somos capazes de carregar.
Podemos concluir que o Evangelho de hoje é uma grande provocação para fazermos essa revisão da nossa vida. Esse Evangelho nos ajuda a avaliar como anda a nossa vida cristã, como anda a nossa vida em comunidade, ou seja, como anda a nossa vida em Igreja.
Que essa avaliação sirva para o nosso crescimento e para o nosso amadurecimento na fé porque algo que Jesus sempre condenou e sempre vai condenar é a hipocrisia.
Que as nossas orações possam abrir a nossa mente e o nosso coração para aquilo que estamos, de fato, vivendo e estamos colocando em prática da Palavra de Deus.
Desça sobre vós a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!
Padre Bruno Antônio
Sacerdote da Comunidade Canção Nova.

Nenhum comentário:

Postar um comentário