segunda-feira, 28 de agosto de 2023

HOMILIA DIÁRIA - (CANÇÃO NOVA) – Mt 16,13-20 - 27/08/2023


Professe, a cada dia, a sua fé em Jesus Cristo

“Então Jesus lhes perguntou: ‘E vós, quem dizeis que eu sou?’ Simão Pedro respondeu: ‘Tu és o Messias, o Filho do Deus vivo’. Respondendo, Jesus lhe disse: ‘Feliz és tu, Simão, filho de Jonas, porque não foi um ser humano que te revelou isso, mas o meu Pai que está no céu. Por isso, eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra construirei a minha Igreja, e o poder do inferno nunca poderá vencê-la. Eu te darei as chaves do Reino dos Céus: tudo o que tu ligares na terra será ligado nos céus; tudo o que tu desligares na terra será desligado nos céus.’” (Mateus 16,15-19)



Jesus, aqui, interroga os Seus discípulos acerca do que as pessoas diziam sobre Ele. E na opinião dos homens (os comuns), Jesus é apenas mais um — como João Batista, como Elias, Jeremias ou algum dos profetas. As pessoas reconhecem Jesus como um homem convocado por Deus; alguém enviado para uma missão como os profetas do Antigo Testamento, mas não passa disso na visão dos homens.
Mas o interesse de Jesus, aqui, é saber o que os Seus discípulos pensavam d’Ele. Por isso, Ele pergunta: “E vós, quem dizeis que eu sou?”. E, em nome de toda a comunidade e dos demais discípulos, Pedro responde, afirmando que Ele era o Cristo, o Filho do Deus vivo.
Pedro responde de forma solene, representando toda a Igreja, professando a fé no Cristo Salvador, a fé que nós continuamos a professar. Porque nós fazemos parte dessa Igreja que foi fundada sobre a fé dos apóstolos, fundada sobre a fé de Pedro (o nosso primeiro Papa).

Fazemos parte dessa Igreja que foi fundada sobre a fé dos apóstolos

Jesus é o Messias prometido que veio à terra oferecer para a humanidade a salvação e para satisfazer a sede de vida e de amor que habita em cada um de nós. Portanto, definir Jesus como o Filho de Deus, significa não só que Ele recebe a vida de Deus, mas que Ele tem comunhão com Deus. Significa reconhecer a profunda unidade e intimidade entre Jesus e o Pai.
E, diante dessa resposta de Pedro, Jesus diz que Ele é feliz. Feliz não por mérito d’Ele, mas pelo dom de Deus que Lhe fez ter essa clareza e fé. Jesus vai dizer: “Não foi um ser humano que te revelou isso, mas o meu Pai que está nos céus”.
Jesus reconhece em Pedro a mão do Pai e o Espírito Santo, que o ilumina, para reconhecer Jesus como Salvador, e confia a ele a missão de ser o sustento da Igreja; a missão de ser a pedra fundamental da Igreja. A missão de Pedro e dos seus sucessores é manter essa Igreja unida!
“E vós, quem dizeis que eu sou? É também um questionamento para nós que devemos apoiar a nossa fé na fé dos apóstolos, mas responder a cada dia e professar também a nossa fé no Cristo dizendo: “Senhor, Tu és o Cristo, Tu és o nosso Salvador, Tu és o Filho de Deus Pai”.
Desça sobre vós a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!
Padre Bruno Antônio
Sacerdote da Comunidade Canção Nova.

Nenhum comentário:

Postar um comentário