segunda-feira, 28 de agosto de 2023

Palavra se fez carne - 27 de agosto, 21º Domingo do Tempo Comum


27 de agosto, 21º Domingo do Tempo Comum

- Hoje é dia 27 de agosto, 21º Domingo do Tempo comum. Dia do Catequista.

- Jesus é um Messias bem diferente do que se esperava. Seu poder não se fundamenta na violência contra o opressor, mas se abre para o amor e a misericórdia, que é oportunidade para todos experimentarem sua salvação. No Messias que vem trazer a paz, procure silenciar e se abandonar em seus braços. Contemple essa paz que gera vida, confiança e renovação, sobretudo nesses tempos tão desafiantes.

- Com disposição interna escute o Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus, capítulo 16, versículos 13 a 20.

Naquele tempo, Jesus foi à região de Cesareia de Filipe e aí perguntou a seus discípulos: "Quem dizem os homens ser o Filho do Homem?" Eles responderam: "Alguns dizem que é João Batista; outros, que é Elias; outros ainda, que é Jeremias ou algum dos profetas". Então Jesus lhes perguntou: "E vós, quem dizeis que eu sou?" Simão Pedro respondeu: "Tu és o Messias, o Filho do Deus vivo". Respondendo, Jesus lhe disse: "Feliz és tu, Simão, filho de Jonas, porque não foi um ser humano que te revelou isso, mas o meu Pai que está no céu. Por isso, eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra construirei a minha Igreja, e o poder do inferno nunca poderá vencê-la. Eu te darei as chaves do Reino dos Céus: tudo o que tu ligares na terra será ligado nos céus; tudo o que tu desligares na terra será desligado nos céus". Jesus, então, ordenou aos discípulos que não dissessem a ninguém que ele era o Messias.

- Jesus vai à região da Cesareia de Felipe e lá faz uma pergunta crucial aos discípulos sobre sua identidade. O Mestre fala com autoridade e profundidade em seus discursos e, por isso, o povo o confunde com “João Batista”, “Elias”, “Jeremias” ou “alguns dos profetas”, como responderam os discípulos. Porém, isso revela uma visão superficial sobre o Cristo. Depois dessas respostas, Jesus retoma a pergunta para saber como os discípulos, que caminham mais de perto dele, o veem? Simão Pedro, porta-voz dos discípulos, responde: “Tu és o Messias, o Filho do Deus vivo!” A resposta alegrou o Mestre, por mais que Pedro o negasse posteriormente. Jesus não só em palavras, mas também em atos, revela sua missão de salvador como Filho de Deus, experimentada pelos discípulos. Pedro, iluminado por Deus, fala da identidade de Jesus numa dimensão profunda. Jesus também fala sobre a identidade e a missão de Pedro. Ele, mesmo com suas fragilidades, é chamado a ser “pedra”, e numa atitude de confiança, Jesus lhe confiará seu rebanho.

- Como você vê Jesus? Quem é Ele para você? Consegue se aproximar d’Ele e manter um diálogo aberto?

- "Tu és o Messias, o Filho do Deus vivo". Diz Pedro a Jesus no evangelho de hoje. Jesus confia em você, mesmo sabendo de que se pode tropeçar pelo caminho. Porém, Ele continua chamando você para assumir a missão de discípulo, como fez com Simão Pedro. Os catequistas são aqueles que na comunidade anunciam e nos apresentam Jesus, o Messias. Nos diz Lucimara Trevizan:

“Ser catequista é ser encantador de gente, como Jesus foi. Ser encantador de gente se aprimora com o tempo e talvez seja uma das coisas mais lindas do Catequista: ser capaz de “abrir os olhos” das pessoas para a vida, para si mesmas, para o sagrado mistério do mundo e de Deus. Bem-aventurado o catequista que, apaixonado pela Palavra de Deus, descobriu na experiência de seguir Jesus Cristo a alegria de viver e, por isso, anuncia a Fé na Vida. Procura ser íntegro, justo, solidário, verdadeiro, de bem com a vida, comprometido com a comunidade de fé.”

- Assumindo que Jesus é o Messias e o Filho de Deus para você, apresente as várias situações em que você necessita ser abraçado e salvo por ele. Se ainda há dificuldade de aprofundar sua relação de intimidade com Jesus, diga o porquê e sem medo. Peça também ao Senhor por todos os catequistas.

- Gloria ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Assim como era no princípio, agora e sempre. Amém!


Nenhum comentário:

Postar um comentário