segunda-feira, 14 de agosto de 2023

HOMILIA DIÁRIA - (CANÇÃO NOVA) – Mt 14,22-33 - 13/08/2023


Com ousadia, dê passos em direção ao Senhor

“Então Pedro lhe disse: ‘Senhor, se és tu, manda-me ir ao teu encontro, caminhando sobre a água’. E Jesus respondeu: ‘Vem!’ Pedro desceu da barca e começou a andar sobre a água, em direção a Jesus.” (Mateus 14,28-29)



Seguir a Jesus sempre será algo muito desafiante. É um desafio segui-Lo! Ser discípulo de Jesus não significa que teremos uma vida tranquila, segura e que não iremos passar por dificuldades. Pelo contrário, quem aceita seguir ao Senhor também passa por muitas tribulações, passa por muitos desafios, momentos de incertezas, momentos onde não conseguimos compreender algumas coisas.
E seguir a Jesus não nos faz ter a segurança e a clareza de todas as coisas. E, no fundo, Ele nem espera que nós tenhamos tudo isso para segui-Lo; a única coisa que o Senhor espera de nós e que precisamos ter para segui-Lo é a ousadia, é a coragem, é a fé de caminhar em direção a Ele.
Ainda que o caminho seja inseguro e instável — como esse caminhar sobre as águas —, ninguém consegue seguir a Jesus se não tiver a coragem de sair de suas próprias seguranças.

Precisamos ter ousadia, coragem e fé de caminhar na direção do Senhor

Quem vive apegado às falsas seguranças deste mundo, quem vive querendo ter certeza de tudo, jamais conhecerá a vontade de Deus e jamais será Seu discípulo. Seguir a Jesus é tomar, às vezes, um caminho incerto, mas o que nós precisamos fazer é olhar sempre para o Senhor, ainda que não vejamos o chão debaixo dos nossos pés.
Porque o Senhor se revela àqueles que são ousados, e é na ousadia e na fé daqueles que dão passos, mesmo sem ter segurança, mesmo sem ter um chão debaixo dos pés — assim como Pedro que desceu da barca e foi caminhando sobre as águas —, que iremos, de fato, desfrutar da presença do Senhor.
Por isso, meus irmãos, não tenham medo de caminhar, não tenham medo de ir ao encontro do Senhor, ainda que você não veja solo firme à sua frente. Tenha a coragem de conhecer qual é a vontade de Deus para sua vida. Ouse ter a coragem de descobrir que é o Senhor; Ele é a nossa segurança, só o Senhor é a nossa estabilidade, Ele é o nosso apoio!
Pedro desceu da barca, caminhou e começou a afundar, porque olhou e desviou o seu olhar do Senhor, mas Ele o segurou pela mão. É assim também o nosso caminhar em direção a Jesus; precisamos ousar, precisamos ter a iniciativa de ir ao encontro d’Ele e descobrir qual é a Sua vontade para nós.
Desça sobre vós a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!
Padre Bruno Antônio
Sacerdote da Comunidade Canção Nova.

Nenhum comentário:

Postar um comentário