segunda-feira, 14 de agosto de 2023

HOMILIA DIÁRIA - (CANÇÃO NOVA) – Mt 17,22-27 - 14/08/2023


Torne-se livre amando totalmente a Deus

“Quando chegaram a Cafarnaum, os cobradores do imposto do Templo aproximaram-se de Pedro e perguntaram: ‘O vosso mestre não paga o imposto do Templo?’ Pedro respondeu; ‘Sim, paga’. Ao entrar em casa, Jesus adiantou-se, e perguntou: ‘Simão, que te parece: Os reis da terra cobram impostos ou taxas de quem: dos filhos ou dos estranhos?’ Pedro respondeu: ‘Dos estranhos!’ Então Jesus disse: ‘Logo, os filhos são livres’.” (Mateus 17,24-26)



O Evangelho de hoje nos fala sobre a questão do tributo ao templo. Muitos dos sacerdotes do templo, no tempo de Jesus, estavam isentos de pagar o tributo. E Jesus, que é o Filho de Deus e Senhor do templo, tinha muito mais razão do que ninguém para não pagar o tributo. No entanto, Ele ordena a Pedro que vá até o lago, que lance o anzol e tire da boca do primeiro peixe que pegar uma moeda, e assim pague o tributo para não escandalizar.
Pedro encontra essa moeda de valor suficiente e paga para ele e para Jesus aquele imposto. E com esse milagre que Jesus ordena fazer, compreendemos a cuidadosa providência do Senhor para com Seus filhos.

A nossa única dívida é o amor, esse é o verdadeiro pagamento que nos torna cada vez mais livres

Jesus, meus irmãos, com a Sua morte e ressurreição, já pagou para nós todo o preço que nos era devido. Com a Sua doação de vida, com a Sua entrega total na cruz, já nos fez totalmente livres, tornou-nos filhos.
Somos filhos, somos livres, não somos estranhos, contudo, mesmo assim, o Senhor também nos convida a cumprirmos com os nossos deveres sociais, a não fazermos uso de privilégio para cumprirmos com as nossas obrigações.
O serviço que Cristo pede aos Seus discípulos não consiste somente em dar algo, mas dar a si mesmo, assim como Ele se deu a nós. Não é somente pagar o imposto — o imposto dos filhos, dos livres —, mas é dar a si mesmo, é doar-se por completo, entregar-se totalmente. É esse: simplesmente entregar a vida pela liberdade e por amor a seus irmãos. Entregando a liberdade por amor, tornamo-nos mais capazes de amar e de nos entregar. Portanto, somos livres na nossa entrega e na nossa doação, sem renunciarmos aos nossos compromissos.
Precisamos compreender que a nossa única dívida é o amor, esse é o verdadeiro pagamento que precisamos realizar, e esse é o verdadeiro pagamento que nos torna cada vez mais livres, cada vez mais filhos. A nossa única dívida é o amor.
Desça sobre vós a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!
Padre Bruno Antônio
Sacerdote da Comunidade Canção Nova.

Nenhum comentário:

Postar um comentário