quinta-feira, 18 de maio de 2023

HOMILIA DIÁRIA - (CANÇÃO NOVA) – Jo 16,16-20 - 18/05/2023


Mergulhe o seu coração na promessa de Cristo

“Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: ‘Pouco tempo ainda, e já não me vereis. E outra vez pouco tempo, e me vereis de novo’”. (João 16,16)



Lendo esse Evangelho, recordei-me daquela famosa brincadeira do “esconde-esconde”. Você se lembra? O ápice da brincadeira era, justamente, o momento em que se achavam os participantes. Reencontrar era o objetivo da brincadeira, e parece que Jesus estava brincando de esconde-esconde com os Seus discípulos: “Um pouco de tempo, e já não me vereis. E outra vez me vereis de novo”. Mas não é isso, Jesus não está brincando de esconde-esconde; Ele está situando os Seus discípulos em dois momentos cruciais da Sua vida: a Sua morte e a Sua ressurreição.
Como era difícil para os discípulos entender esse: “Pouco tempo ainda, e já não me vereis”. Era difícil para os discípulos, e é também essa nossa dificuldade quando alguma treva se apresenta na nossa vida, quando a Sexta-feira Santa se apresenta diante de nós com as suas dores e com as suas tribulações, não é verdade?
Quando fomos acometidos por uma enfermidade ou quando uma notícia ruim chegou aos nossos ouvidos, como foi difícil entendermos esse “Pouco tempo ainda, e já não me vereis”, quando parece que Deus foi embora, quando parece que Jesus não está mais do nosso lado. Confusão, medo, dúvida, cansaço, tudo isso surge e nos sufoca, nos impede de enxergar a verdade.

Mesmo que hoje você esteja vivendo este sentimento da distância de Deus, coloque o seu coração na promessa de Cristo

Foram esses os momentos que Jesus também enfrentou, e Ele nos ensina também a mirar na segunda parte – “E outra vez pouco tempo, e me vereis de novo” –, porque, aqui, Jesus fala da Sua ressurreição.
A cruz não foi a vitória do mal, a cruz não foi a vitória do pecado, não foi no passado e não será agora, não será jamais! Não amaldiçoe as suas cruzes, mas também não se afogue nelas, viva as suas tribulações e os seus momentos de dor, porque um pouco mais de tempo e você verá a glória de Deus. É promessa de Cristo, confie nisso, deixe o seu coração mergulhado nessa promessa de Cristo!
Mesmo que, hoje, você esteja vivendo este sentimento da distância de Deus — “Pouco tempo e já não me vereis”—, coloque o seu coração na promessa de Cristo. “Um pouco mais e me vereis de novo”, porque a glória de Deus vai brilhar na sua vida.
Sobre todos vós desça a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!
Padre Donizete Ferreira
Sacerdote da Comunidade Canção Nova.

Nenhum comentário:

Postar um comentário