quinta-feira, 18 de maio de 2023

LITURGIA DIÁRIA - 18/05/2023


Tema do dia

«A angústia de vocês se transformará em alegria.»

O livro, ao narrar os ‘atos dos apóstolos’, mostra a rotina vivida por Paulo – ele fabricava tendas – para lembrar que a Esperança Cristã que vivemos deve ser como o sal que dá sabor à normalidade do cotidiano, às atividades comuns da existência.
Fonte: Arquidiocese BH em 29/05/2014

PALAVRAS DO SANTO PADRE

Nós devemos dizer-nos a verdade: nem toda a vida cristã é uma festa. Nem toda! Chora-se, muitas vezes chora-se!. Quando você está doente, quando tem um problema em sua família, com seus filhos, sua filha, sua esposa, seu marido. Quando você vê que seu salário não chega ao fim do mês e você tem um filho doente e vê que não pode pagar o financiamento da casa e vai ter que de sair. São muitos os problemas que temos. Sim, você vai ficar triste, vai chorar, mas as pessoas vão se alegrar, as pessoas que estão contra você. [...] Sejam corajosos no sofrimento e pensem que depois vem o Senhor, depois vem a alegria, depois da escuridão vem o sol. Que o Senhor nos dê toda essa alegria na esperança. E o sinal que temos dessa alegria na esperança é a paz.... Quantas pessoas doentes no fim da vida, com dores, têm essa paz. Você tem paz em sua alma no momento de escuridão, no momento das dificuldades, no momento das perseguições, quando todos se alegram com o seu mal, você tem a paz? Se você tem paz, você tem a semente da alegria que virá mais tarde. Que o Senhor nos faça entender essas coisas. (Homilia na Casa Santa Marta, 30 de maio de 2014)

Oração para antes de ler a Bíblia


Meu Senhor e meu Pai! Envia teu Santo Espírito para que eu compreenda e acolha tua Santa Palavra! Que eu te conheça e te faça conhecer, te ame e te faça amar, te sirva e te faça servir, te louve e te faça louvar por todas as criaturas. Fazei, ó Pai, que pela leitura da Palavra os pecadores se convertam, os justos perseverem na graça e todos consigamos a vida eterna. Amém.

Quinta-feira, 6ª Semana da Páscoa
Cor: Branco


Primeira Leitura (At 18,1-8)
6ª Semana da Páscoa | Quinta-feira - 18/05/2023

Leitura dos Atos dos Apóstolos.

Naqueles dias, 1Paulo deixou Atenas e foi para Corinto. 2Aí encontrou um judeu chamado Áquila, natural do Ponto, que acabava de chegar da Itália, e sua esposa Priscila, pois o imperador Cláudio tinha decretado que todos os judeus saíssem de Roma. Paulo entrou em contato com eles. 3E, como tinham a mesma profissão – eram fabricantes de tendas –, Paulo passou a morar com eles e trabalhavam juntos.
4Todos os sábados, Paulo discutia na sinagoga, procurando convencer judeus e gregos. 5Quando Silas e Timóteo chegaram da Macedônia, Paulo dedicou-se inteiramente à Palavra, testemunhando diante dos judeus que Jesus era o Messias. 6Mas, por causa da resistência e blasfêmias deles, Paulo sacudiu as vestes e disse: “Vós sois responsáveis pelo que acontecer. Eu não tenho culpa; de agora em diante, vou dirigir-me aos pagãos”.
7Então, saindo dali, Paulo foi para a casa de um pagão, um certo Tício Justo, adorador do Deus único, que morava ao lado da sinagoga. 8Crispo, o chefe da sinagoga, acreditou no Senhor com toda a sua família; e muitos coríntios, que escutavam Paulo, acreditavam e recebiam o batismo.

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

Responsório Sl 97(98),1.2-3ab.3cd-4 (R. cf. 2b)
6ª Semana da Páscoa | Quinta-feira - 18/05/2023

— O Senhor fez conhecer seu poder salvador perante as nações.
— O Senhor fez conhecer seu poder salvador perante as nações.

— Cantai ao Senhor Deus um canto novo, porque ele fez prodígios! Sua mão e o seu braço forte e santo alcançaram-lhe a vitória.
— O Senhor fez conhecer a salvação, e às nações, sua justiça; recordou o seu amor sempre fiel pela casa de Israel.
— Os confins do universo contemplaram a salvação do nosso Deus. Aclamai o Senhor Deus, ó terra inteira, alegrai-vos e exultai!

Evangelho (Jo 16,16-20)
6ª Semana da Páscoa | Quinta-feira - 18/05/2023


Vossa tristeza se transformará em alegria

— Aleluia, Aleluia, Aleluia.
— Eu não vos deixarei órfãos: eu irei, mas voltarei, e o vosso coração muito há de se alegrar. (cf. Jo 14,18)

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 16“Pouco tempo ainda, e já não me vereis. E outra vez pouco tempo, e me vereis de novo”. 17Alguns dos seus discípulos disseram então entre si: “O que significa o que ele nos está dizendo: ‘Pouco tempo, e não me vereis, e outra vez pouco tempo, e me vereis de novo’, e: ‘Eu vou para junto do Pai?’”.
18Diziam, pois: “O que significa este pouco tempo? Não entendemos o que ele quer dizer”. 19Jesus compreendeu que eles queriam interrogá-lo; então disse-lhes: ‘Estais discutindo entre vós porque eu disse: ‘Pouco tempo e já não me vereis, e outra vez pouco tempo e me vereis?’
20Em verdade, em verdade vos digo: Vós chorareis e vos lamentareis, mas o mundo se alegrará; vós ficareis tristes, mas a vossa tristeza se transformará em alegria”.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.


Oração para depois de ler a Bíblia


Dou-Te graças, meu Deus, pelos bons propósitos, afetos e inspirações que me comunicastes nesta meditação; peço-Te ajuda para colocá-los em prática. Minha Mãe Imaculada,  meu protetor São José e Anjo da minha guarda, intercedem todos por mim. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário