sexta-feira, 3 de março de 2023

Palavra se fez carne - 3 de março, 6ª feira, 1ª Semana da Quaresma


3 de março, 6ª feira, 1ª Semana da Quaresma


- Hoje é dia 03 de março, 6ª feira da 1ª Semana da Quaresma.

- A comunhão com Deus está intimamente ligada ao exercício do perdão e da fraternidade, pois a fé cristã é comunitária. Não é possível amar a Deus e prestar-lhe culto verdadeiro, se nosso coração está cheio de mágoas, rivalidades e ódios. Deus é amor e é no amor fraterno que ele pode ser conhecido. Peça ao Senhor que te ensine a perdoar.

- Escutemos o Evangelho de Mateus, capítulo 5, versículos 20 a 26.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: Se a vossa justiça não for maior que a justiça dos mestres da Lei e dos fariseus, vós não entrareis no Reino dos Céus. Vós ouvistes o que foi dito aos antigos: 'Não matarás! Quem matar será condenado pelo tribunal'. Eu, porém, vos digo: todo aquele que se encoleriza com seu irmão será réu em juízo; quem disser ao seu irmão: 'patife!' será condenado pelo tribunal; quem chamar o irmão de 'tolo' será condenado ao fogo do inferno. Portanto, quando tu estiveres levando a tua oferta para o altar, e ali te lembrares que teu irmão tem alguma coisa contra ti, deixa a tua oferta ali diante do altar, e vai primeiro reconciliar-te com o teu irmão. Só então vai apresentar a tua oferta. Procura reconciliar-te com teu adversário, enquanto caminha contigo para o tribunal. Senão o adversário te entregará ao juiz, o juiz te entregará ao oficial de justiça, e tu serás jogado na prisão. Em verdade eu te digo: dali não sairás, enquanto não pagares o último centavo.

- Em tempos de polarização política e social, a reconciliação não é uma possibilidade cristã mas um pré-requisito para a fé autêntica. Por todos os lados, vemos discórdias e discursos de ódio. Infelizmente, estes estão presentes também nas comunidades e redes cristãs. Irmão contra irmão; amigo se tornando inimigo. Onde vamos parar com essa retórica do ódio? É preciso abrir o coração para acolher o outro e reconciliar. Não é com ódio que vencemos o ódio, nem com ataques que vencemos as perseguições. Como cantamos na canção de São Francisco: “onde houver ódio, que eu leve o amor”. Peça ao Senhor um coração capaz de reconciliação e perdão.

- Pense um pouco e reflita. Como viver em paz com todos nesses tempos difíceis? Podemos ser um sinal de amor e reconciliação nesse mundo dividido e perverso? A paz deve ser a preço da subserviência e da subordinação? Ou é possível resistir ao malvado sem, no entanto, dar espaço para o ódio em nosso coração?

- Disse Jesus: “... todo aquele que se encoleriza com seu irmão será réu em juízo”. O Evangelho de Mateus nos convida a uma atitude de reconciliação. Para reconciliar, é preciso colocar o amor acima das diferenças ideológicas, e o respeito ao outro acima da pretensão da verdade da doutrina. Vamos rezar a oração de São Francisco. Feche os olhos e deixe essa prece penetrar seu coração.

Senhor,
Fazei de mim um instrumento de vossa Paz.
Onde houver Ódio, que eu leve o Amor,
Onde houver Ofensa, que eu leve o Perdão.
Onde houver Discórdia, que eu leve a União.
Onde houver Dúvida, que eu leve a Fé.
Onde houver Erro, que eu leve a Verdade.
Onde houver Desespero, que eu leve a Esperança.
Onde houver Tristeza, que eu leve a Alegria
Onde houver Trevas, que eu leve a Luz
Ó Mestre
Fazei que eu procure mais:
Consolar, que ser consolado;
Compreender, que ser compreendido;
Amar, que ser amado.
Pois é dando, que se recebe.
Perdoando, que se é perdoado e
É morrendo, que se vive para a vida eterna!

- Senhor, abre nossos corações para vivermos como irmãos! Ensina-nos mais uma vez a lição da oração do Pai Nosso, naquele ponto que fala do perdão dado, para que sejamos perdoados pelo Pai. Leva-nos para as águas profundas do Evangelho, que nos fazem ir além da Lei pela Lei. Coloca em nossos corações o amor mútuo, a comunhão fraterna e a vida plena como metas maiores.

- Pai Nosso que estais nos Céus, santificado seja o vosso Nome, venha a nós o vosso Reino, seja feita a vossa vontade assim na terra como no Céu. O pão nosso de cada dia nos dai hoje, perdoai-nos as nossas ofensas assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido, e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do Mal.


Nenhum comentário:

Postar um comentário