sexta-feira, 3 de março de 2023

Palavra se fez carne - 01 de março, 4ª feira, 1ª Semana da Quaresma


01 de março, 4ª feira, 1ª Semana da Quaresma

- Hoje é dia 01 de março, 4ª feira da 1ª Semana da Quaresma.

- O tempo da Quaresma é ocasião propícia para a acolhida da misericórdia de Deus. As nossas escolhas erradas acabam por nos distanciarem de Deus e dos irmãos. Mas Deus sempre vem ao nosso encontro, de um jeito sempre inesperado e nos acolhe em seu amor gratuito e misericordioso. O que Ele espera de nós é uma atitude de fé, a acolhida de seu projeto de vida e de amor. Abra seu coração ao amor de Deus. Busque, no mais profundo de seu coração, a luz da fé que tem poder de clarear as situações sombrias que querem nos dominar...

- Abra os ouvidos e o coração para acolher o Evangelho de Jesus Cristo Segundo Lucass, Capítulo 11, versículos 29 a 32.

“Acorrendo as multidões em grande número, Jesus começou a dizer: “Esta geração é uma geração perversa. Busca um sinal, mas nenhum sinal lhe será dado, a não ser o sinal de Jonas. De fato, assim como Jonas foi um sinal para os ninivitas, assim também será o Filho do Homem para esta geração. No dia do juízo, a rainha do Sul se levantará juntamente com esta geração e a condenará, pois ela veio dos confins da terra para ouvir a sabedoria de Salomão, e aqui está quem é mais do que Salomão. No dia do juízo, os ninivitas se levantarão juntamente com esta geração e a condenarão; pois eles mostraram arrependimento com a pregação de Jonas, e aqui está quem é mais do que Jonas.”

- O poder messiânico de Cristo atrai mesmo muitas pessoas! A situação de opressão, de pobreza e de tantas dificuldades provoca no povo a busca por um sinal de salvação! Jesus exorta a multidão se utilizando da figura do profeta Jonas e do rei Salomão. O profeta foi sinal de conversão para os ninivitas, um terrível inimigo de Israel. Já o rei, foi um grande sinal de sabedoria para muitas nações. Assim como eles ouviram a pregação do profeta e a sabedoria de Salomão, as multidões precisam ouvir a Boa-Nova de Jesus e se converterem, porque Ele é maior que Jonas. Ele é o Filho de Deus! Esteja seguro de que Deus está te ajudando no caminho de conversão. Mais que a autocobrança, deixe-se ser guiado pela força do amor misericordioso de Deus.

- O chamado radical à conversão requer uma mudança de nossa realidade. Que gestos concretos podem manifestar essa conversão? Como e com quem você precisa mudar?

- Disse Jesus: “Aqui está quem é maior do que Jonas”. Os sinais de conversão e de salvação estão claros agora. As palavras outrora duras dirigidas à multidão, fizeram abrir seu coração para a busca de uma genuína mudança de vida. Você está ciente do que precisa fazer e daquilo que sozinho não pode prosseguir. Deixe agora Deus tomar conta de suas inquietações. Estamos em processo de conversão. Diz o Cardeal Dom José Tolentino Mendonça:

A lição de São Paulo é que nós não somos cristãos, mas sobretudo tornamo-nos cristãos... Com São Paulo, o crer torna-se regulado e modelado por uma experiência de transformação. Como ele próprio escreve na Segunda Carta aos Coríntios: «Nós todos que, com o rosto descoberto, refletimos a glória do Senhor, somos transfigurados na sua própria imagem» (3,18).

- Com um coração arrependido e disposto a mudar, peça ao Senhor que te ajude a enfrentar os desafios da vida e a perseverar em um autêntico caminho de conversão. Que sua Palavra provoque e alimente uma profunda mudança de vida capaz de amá-Lo sobre todas as coisas e ao nosso semelhante respeitando-o como filho de Deus. Peça que Ele te ajude a ser sinal de amor neste mundo marcado pela fome e pela guerra.

- Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio, agora e sempre. Amém!


Nenhum comentário:

Postar um comentário