quarta-feira, 15 de março de 2023

Palavra se fez carne - 15 de março, 4ª feira, 3ª semana da Quaresma


15 de março, 4ª feira, 3ª semana da Quaresma


- Hoje é dia 15 de março, 4ª feira da 3ª semana da Quaresma.

- No evangelho de hoje, ao escutar Jesus, os discípulos, totalmente atentos, foram compreendendo que Jesus não era qualquer homem que falava somente palavras bonitas. Suas ações não eram para criticar os fariseus, no contexto religioso, e o governo, no contexto social. Jesus se mostra ligado a Lei e aos profetas. Mostra-se como conhecedor desta mesma Lei e preza para que ela seja vivida em plenitude. Imagine os discípulos escutando tais palavras e percebendo que Jesus veio ensinar com sua vida o que é ser fiel e levar ao cumprimento a Lei de Deus, com autoridade e entusiasmo. Diga ao Senhor que você deseja compreender a Lei de Deus para mais amá-lo e segui-lo.

- Escuta o Evangelho Segundo Mateus, Capítulo 5, versículos 17 a 19:

“Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: Não penseis que vim abolir a Lei e os Profetas. Não vim para abolir, mas para dar-lhes pleno cumprimento. Em verdade, eu vos digo: antes que o céu e a terra deixem de existir, nem uma só letra ou vírgula serão tiradas da Lei, sem que tudo se cumpra. Portanto, quem desobedecer a um só destes mandamentos, por menor que seja, e ensinar os outros a fazerem o mesmo, será considerado o menor no Reino dos Céus. Porém, quem os praticar e ensinar será considerado grande no Reino dos Céus.”

- O evangelho Jesus está comprometido com o projeto de salvação de Deus. Ele se consome na Lei de Deus. Ele não veio abolir nada a respeito do que já foi revelado pelo Pai e que está na Lei e nos profetas. Assim como Jesus é fiel a vontade de Deus, Ele quer que seus discípulos sejam fiéis aos mandamentos sagrados. O importante não é somente escutar, mas também colocar em prática e ensinar os mandamentos em vistas do Reino de Deus que se inaugura com Jesus Cristo. Fique atento à proposta de discipulado de Jesus. Imagine você como um daqueles discípulos. O zelo que Jesus tem pela Lei significa que será nele que se cumprirá o projeto do Pai.

- É importante guardar a Palavra de Jesus quando fala da importância da lei que rege nossas ações. Em dias atuais, quantas vezes a lei não é usada para benefício próprio? O que significa dar pleno cumprimento a lei? Ser considerado o menor no Reino dos Céus, significa o que? E maior?

- “Não penseis que vim abolir a Lei e os Profetas. Não vim para abolir, mas para dar-lhes pleno cumprimento.” nos diz o evangelho de hoje. O Senhor Jesus nos faz ficarmos atentos para cumprir plenamente a vontade do Pai expressa na Sagrada Escritura. Além disso, Ele nos impulsiona a trabalhar cada vez mais no anúncio do Evangelho, num desejo de praticar e ensinar a Palavra na simplicidade e alegria que brota de corações agradecidos por todas as maravilhas que Deus realiza a cada dia em favor da humanidade. A música do Padre Zezinho expressa bem a força desinstaladora da Palavra em nossas vidas:

A Palavra do Senhor quando chegou
Desinstalou meu coração
Ao chegar, desafiou-me a exigir
Uma resposta de sim ou não

É fácil dizer sim. É fácil dizer não.
Mas dói depois do sim. E dói depois do não
A Palavra do Senhor
Depois que ela passou, nada mais
Será do jeito que já foi

- Senhor Jesus, por nós mesmos não conseguimos viver plenamente de acordo com a tua Palavra. Precisamos do Espírito Santo para nos conduzir nesse caminho de fidelidade aos teus ensinamentos. Só assim seremos capazes de agir conforme os mandamentos de amor que o Pai nos deixou na Lei e nos Profetas. Queremos olhar continuamente para teu modo de agir e prolongá-lo em nossas vidas, aprendendo contigo o pleno cumprimento da vontade do Pai. Além disso, desejamos ser discípulos missionários entusiasmados, capazes de comunicar Tua Palavra, num anúncio fecundo que brota de vidas pautadas nos valores do Evangelho. Amém.

- Gloria ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Assim como era no princípio, agora e sempre. Amém!


Nenhum comentário:

Postar um comentário