quarta-feira, 15 de março de 2023

Palavra se fez carne - 13 de março, 2ª feira, 3º semana da Quaresma


13 de março, 2ª feira, 3º semana da Quaresma


- Hoje é dia 13 de março, 2ª feira da 3º semana da Quaresma.

- Estamos vivendo o tempo litúrgico da quaresma, tempo favorável para a conversão, para a mudança de vida e retomada de nossa caminhada unificada com a vida e missão de Jesus, o Filho de Deus, o profeta de ontem e de hoje. Embora não tenha sido bem recebido e acolhido pelo seu próprio povo, não se intimidou, pois tinha a plena certeza da sua missão e não se deixa levar pela incredulidade que os conterrâneos e até mesmo familiares tem com relação a sua missão. Para muitos, as palavras e ações de Jesus são sinais de contradição. E isso é exatamente profecia. Peça ao Senhor que te dê a abertura para deixar que as suas palavras criem espaço no seu coração e que sintas a profecia que ele te traz em forma de acolhida à vida e ao amor.

- Prepare o seu coração para escutar o Evangelho Segundo Lucas, Capítulo 4, versículos 24 a 30.

Jesus, vindo a Nazaré, disse ao povo na sinagoga: "Em verdade eu vos digo que nenhum profeta é bem recebido em sua pátria. De fato, eu vos digo: no tempo do profeta Elias, quando não choveu durante três anos e seis meses e houve grande fome em toda a região, havia muitas viúvas em Israel. No entanto, a nenhuma delas foi enviado Elias, senão a uma viúva que vivia em Sarepta, na Sidônia. E no tempo do profeta Eliseu, havia muitos leprosos em Israel. Contudo, nenhum deles foi curado, mas sim Naamã, o sírio". Quando ouviram estas palavras de Jesus, todos na sinagoga ficaram furiosos. Levantaram-se e o expulsaram da cidade. Levaram-no até ao alto do monte sobre o qual a cidade estava construída, com a intenção de lançá-lo no precipício. Jesus, porém, passando pelo meio deles, continuou o seu caminho.

- O Evangelho coloca Jesus em Nazaré, numa sinagoga e apresenta a rejeição que ele encontra como profeta em sua própria Pátria. Para seu povo ele é apenas um simples carpinteiro, eles não o veem como um profeta e ainda tenta expulsá-lo da sinagoga. Jesus, porém dá exemplo de dois profetas que foram acolhidos entre os pagãos e realizaram milagres. O profeta Elias que se hospeda na casa de uma viúva sendo bem acolhido por ela e Naamã, o sírio, que após se tornar leproso procura o profeta Eliseu a pedido da escrava judia e é curado por ele. Desse modo, Jesus mostra que a sua profecia não veio apenas para os judeus, mas para toda a humanidade. Embora suas origens fossem conhecidas pelo seu povo, a sua verdadeira origem, é o Pai. Peça ao Senhor a graça de perseverar na evangelização sem nunca desistir, mas prosseguir o teu caminho confiante em Deus nosso Pai.

- O Evangelho nos mostra a não aceitação de Jesus entre o seu povo. Esta realidade nos parece ser atual. Nos diz o texto que Jesus, porém, prossegue o seu caminho. Como você percebe a aceitação de Jesus e de sua proposta em nossa sociedade cristã? Quando você procura evangelizar na sua família e não é aceito (a), como você reage?

- O Profeta de hoje é aquele que mesmo diante dos desafios e das cruzes segue seu caminho: “Jesus, porém, passando pelo meio deles, continuou o seu caminho.” Acompanhe a música de Pe. Zezinho: Paz inquieta.

Eu trago esta paz inquieta
Feita de trevas e de luz
Desde que eu sigo os caminhos
De um profeta chamado Jesus.

Na treva eu me sinto inquieto
Na luz eu me sinto capaz
E pelos caminhos do mundo eu sigo inquieto
Mas vou em paz.

Inquieto pelo inocente
Pelo culpado também
Triste por ver tanta gente
Que não sabe o que a vida contém

Inquieto pela injustiça
Que eu vejo aumentar e doer
Inquieto por esta cobiça
Que não deixa o meu povo crescer

Em paz pelos homens justos
Que por saber e sonhar
Pagam com preço de sangue
A coragem de não se calar

Em paz pela esperança
Que faz esta vida valer
Em paz por quem nunca se cansa
De os caminhos da paz percorrer

Em paz pela juventude
Pelos adultos também
E por aquelas virtudes
Que meu povo nem sabe que tem

Inquieto por tanta gente
Que não se inquieta jamais
E pelos caminhos do mundo eu sigo inquieto
Mas vou em paz

- Termina tua oração pedindo ao Senhor que aumente a tua disponibilidade para segui-lo, abertura de coração para acolhê-lo no cotidiano através dos irmãos que estão ao nosso lado e nos pequenos chamados do dia a dia que tantas vezes nos passam despercebidos.

- Glória ao Pai, ao Filho e ao espírito Santo. Como era no principio, agora e sempre, amém.


Nenhum comentário:

Postar um comentário