quarta-feira, 15 de março de 2023

HOMILIA DIÁRIA - (CANÇÃO NOVA) – Mt 5,17-19 - 15/03/2023


Siga a lei de Deus e viva os valores do Evangelho

“Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: ‘Não penseis que vim abolir a lei e os profetas. Não vim para abolir, mas para dar-lhes pleno cumprimento’”. (Mateus 5,17)



Meus irmãos e minhas irmãs, o encontro com Cristo não é para nos submeter a uma prisão, nós sabemos disso, é para liberdade, é para nos fazer justamente experimentar o que é viver como filhos amados de Deus. Repito: o encontro com Cristo não é para nos submeter a uma prisão, não é para nos fazer conhecer um conjunto de normas, de leis, de regras, não é para conhecer um monte de doutrinas, o encontro com Cristo é para conhecermos o verdadeiro amor, o amor de Deus.
Uma doutrina só é forte quando parte de Cristo e encaminha para Cristo. Uma doutrina é sólida quando nasce do encontro com Cristo e encaminha para o Cristo, porque se torna justamente só um caminho seguro: de onde nós partimos da experiência com o Senhor e para onde nós também nos encaminhamos com Ele.

Jesus não anula a lei, mas, para ela, Ele dá o Espírito Santo

O amor de Deus tem suas regras que são ilógicas, e nós não vamos conseguir entender — perdão incondicional;  paraíso a quem se arrepende de coração; os últimos que são os primeiros; os maiores que são aqueles que servem etc. Nós poderíamos elencar inúmeras coisas. E Jesus quis ensinar aos seus discípulos que a lei e os profetas valem a pena quando são observados pela força do amor a Ele, pois, sem amor a Cristo, de nada adiantaria o segmento de normas, de regras e de preceitos.
Os mandamentos de Deus funcionam como as placas indicativas de trânsito numa rodovia, ninguém anda sobre as placas, nós olhamos para as placas e nos direcionamos nas estradas, os motoristas só observam o que as placas estão indicando, mas todos nós dirigimos sobre a via, sobre a rodovia, e essa rodovia é Deus. Ninguém vive debaixo das ordens, dos preceitos, mas nós vivemos debaixo do amor de Deus. Os mandamentos são só indicativos para nós, mas a nossa estrada é Deus, nós caminhamos na filiação, debaixo da paternidade de Deus.
É claro que as leis e as normas têm o seu valor, o seu espírito, e nós nunca anulamos isso. Quando a Igreja diz, por exemplo, para você escolher bem o padrinho, a madrinha para o batismo do seu filho, é porque como alguém vai ensinar e dar um testemunho para o seu filho, se essa pessoa não vive a fé, se a pessoa não é comprometida com a sua própria fé? Se todos fossem tementes a Deus e vivessem santamente, não precisaria existir essa norma. Porém, por causa das pessoas, muitas vezes, não terem uma vivência testemunhal, a Igreja precisou colocar determinadas normas.
E nós só vamos entender essas normas, se vivemos a coerência com os valores do Evangelho. Por isso, encontrar o Cristo é encontrar quem nos recorda o verdadeiro sentido da nossa vida. E é isto que o Senhor nos pede: Ele não anula as leis, mas, para elas, Ele dá o Espírito novo, que é o Seu Espírito, o Espírito do mandamento do amor a Deus e ao próximo.
Sobre todos vós, desça a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!
Padre Donizete Ferreira
Sacerdote da Comunidade Canção Nova.

Nenhum comentário:

Postar um comentário