sexta-feira, 24 de fevereiro de 2023

Palavra se fez carne - 23 de fevereiro, 5ª feira depois das Cinzas


23 de fevereiro, 5ª feira depois das Cinzas

- Hoje é dia 23 de fevereiro, 5ª feira depois das Cinzas.

- No evangelho de hoje, Jesus diz aos seus discípulos sobre a rejeição que sofrerá por parte das autoridades religiosas do seu tempo. Seguir Jesus é identificar-se com ele, renunciar a si mesmo, tomar a cruz de cada dia e segui-Lo. Na vida cristã o Seguimento de Jesus é questão de paixão, de atração, de coração. Isso significa que Jesus é de fato nosso amor primeiro. Peça ao Senhor a graça de não querer ganhar o mundo, não se iludir com aquilo que passa, mas confiar e seguir em frente em meio a cruz de cada dia.

- Escuta o Evangelho Segundo Lucas, Capítulo 9, versículos 22 a 25:

Naquele tempo disse Jesus aos seus discípulos: "O Filho do Homem deve sofrer muito, ser rejeitado pelos anciãos, pelos sumos sacerdotes e doutores da Lei, deve ser morto e ressuscitar no terceiro dia". Depois Jesus disse a todos: "Se alguém me quer seguir, renuncie a si mesmo, tome sua cruz cada dia, e siga-me. Pois quem quiser salvar a sua vida, vai perdê-la; e quem perder a sua vida por causa de mim, esse a salvará. Com efeito, de que adianta a um homem ganhar o mundo inteiro, se se perde e se destrói a si mesmo?"

- Jesus não impõe nenhuma condição, não quer gente que busque carreiras ilustres, riquezas, prestígio.... Quer pessoas que sejam capazes de descentrar-se, de renunciar ao próprio ego, de desapegar-se daquilo que as atrofia e as limita, para investir numa proposta de vida que dê direção e sentido à própria existência. “Renunciar a si mesmo” é descentrar-se, não ser já o centro de seu próprio projeto. É pôr a vida inteira a serviço do outro, neste caso o projeto de Jesus. A isto Jesus chama “perder a vida por sua casa”. E quem assim fizer, “ganhará”, salvará sua vida. Reflita sobre isso.

- Quais são as cruzes da sua vida? Como você pode transformá-las em sinal de amor e entrega? Cada um de nós deve se colocar diante de Jesus, deixar-se olhar diretamente por Ele e escutar, a partir do mais profundo de si mesmo, Sua pergunta: “Quem sou Eu realmente para você?”

- Diz Jesus que quem quer segui-lo precisa “carregar a sua cruz todos os dias, para vir comigo”. Tomar a Cruz significa prontidão, estar preparado, mobilizado... Essa é a cruz de Jesus e também deve ser a nossa. Não inventemos cruzes sob medida, não coloquemos cruzes sobre nós ou sobre os outros. Sigamos os passos de Jesus, assumindo seu estilo de vida! Nesse sentido, a cruz de Jesus não é um “peso morto”; ela tem sentido porque é consequência de uma opção radical em favor do Reino. Diz um refrão de uma música litúrgica:

“Quem dá sua vida por mim, a encontrará, a encontrará, a encontrará...
Quem deixa seu pai por mim, Sua mãe por mim
Me encontrará, me encontrará

Não tenhas medo
Não tenhas medo
Eu estou aqui, eu estou aqui”

- Termina tua oração pedindo a Deus coragem e força para não desanimar! Coloque nas mãos Dele suas dores, sua cruz de cada dia e peça que Ele te ajude a transformar tudo em fonte de amor.

- Gloria ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Assim como era no princípio, agora e sempre. Amém!


Nenhum comentário:

Postar um comentário