sexta-feira, 24 de fevereiro de 2023

Palavra se fez carne - 24 de fevereiro, 6ª feira depois das Cinzas


24 de fevereiro, 6ª feira depois das Cinzas

- Hoje é dia 24 de fevereiro, 6ª feira depois das Cinzas da Quaresma.

- O tempo da quaresma nos convida mais intensamente a viver em conversão. Entramos num movimento de discernimento: do que “jejuar” e com o que nos saciarmos nesse período. Se o jejum não nos faz mais compassivos, solidários, com espírito de partilha, ele se reduz a uma simples penitência, vazia de sentido. Peça ao Senhor que neste tempo da Quaresma você viva mais intensamente na companhia Dele.

- Escuta o Evangelho Segundo Mateus, Capítulo 9, versículos 14 e 15.

Naquele tempo: Os discípulos de João aproximaram-se de Jesus e perguntaram: 'Por que razão nós e os fariseus praticamos jejuns, mas os teus discípulos não?' Disse-lhes Jesus: 'Por acaso, os amigos do noivo podem estar de luto enquanto o noivo está com eles? Dias virão em que o noivo será tirado do meio deles. Então, sim, eles jejuarão.

- Jesus nos ensina o jeito e o momento certo de jejuar. O rigor da lei não é preterido por Deus. Este prefere os sentimentos do coração sincero e compassivo. Jesus prefere a festa, ele não quer uma religião de estômagos vazios. Para Ele importa mais a alegria de sua companhia, a alegria da novidade do seu Evangelho, a alegria de senti-Lo como razão da nossa alegria. A quaresma é tempo de jejuar alegremente: jejuar de julgar os outros, jejuar de preconceitos, jejuar das tristezas e celebrar a alegria; jejuar de pensamentos e palavras doentias e alegrar-nos com palavras carinhosas; jejuar de lamentar os fracassos e festejar a gratidão; Peça ao Senhor que te ajude a viver esse jejum.

- Sua vida cristã está mais centrada em cumprir normas, ritos, leis ou no serviço e cuidado para com os outros? Você jejua sem ter um motivo? Você curte o momento como presente de Deus? O que será que Jesus acha do seu jejum? Tem exercido esta penitência para exibir aos outros?

- Jesus pergunta: 'Por acaso, os amigos do noivo podem estar de luto enquanto o noivo está com eles?” Jesus é presença real e o sentido do desjejum, e por isso, te convida a uma reflexão sobre as novas ações impulsionadas pelo coração livre para o amor de Deus. Dom José Tolentino Mendonça nos lembra:

“A minha vida tem de ter fundamento, para não ser uma deriva, um fragmento flutuante no oceano convulso. Precisamos de um centro. E para ter um centro, precisamos de momentos de recentramento para ouvirmos a nossa voz interior, para nos escutarmos mais profundamente, para perguntarmos: «O que é que eu vivo? O que me enlaça? O que procuro? O que sou?». Estes momentos de recentramento são revitalizadores.
A Quaresma não são 40 dias para tentarmos fazer rituais mais ou menos arcaicos. A Quaresma é um tempo de revitalização, um tempo para nos colocarmos as perguntas-chave que vão favorecer o renascimento do que somos. E Deus sabe como cada um de nós precisa de renascer. Por isso este é o tempo de voltar a si.”

- Termina tua oração revendo se você tem realizado sacrifício meramente para mostrar que é seguidor de Jesus. Agradeça por todas as limitações, fraquezas e fortalezas, absorvendo-as como graças do Senhor trabalhando em sua missão de vida. Peça que o Senhor te ajude a viver o jejum como oferecimento quando há necessidade de um bem de algo ou alguém.

- Gloria ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Assim como era no princípio, agora e sempre. Amém!


Nenhum comentário:

Postar um comentário