sexta-feira, 24 de fevereiro de 2023

Palavra se fez carne - 21 de fevereiro, 3ª feira, 7ª semana do Tempo Comum


21 de fevereiro, 3ª feira, 7ª semana do Tempo Comum


- Hoje é dia 21 de fevereiro, 3ª feira da 7ª semana do Tempo Comum.

- O evangelho de hoje apresenta Jesus ensinando a seus discípulos/as enquanto caminham, atravessando a Galileia, lugar onde desenvolveu sua atividade missionária. Está indo a caminho de Jerusalém onde o aguarda a Cruz. Jesus tenta uma vez mais instruir seus discípulos de que o seguimento dele é passando pela Cruz. Peça ao Senhor que te ajude a caminhar com Ele, mesmo que isso significa passar pela cruz.

- Escuta o Evangelho de Marcos, capítulo 9, versículo 30 a 37.

Naquele tempo, Jesus e seus discípulos atravessavam a Galileia. Ele não queria que ninguém soubesse disso, pois estava ensinando a seus discípulos. E dizia-lhes: "O Filho do Homem vai ser entregue nas mãos dos homens, e eles o matarão. Mas, três dias após sua morte, ele ressuscitará". Os discípulos, porém, não compreendiam estas palavras e tinham medo de perguntar. Eles chegaram a Cafarnaum. Estando em casa, Jesus perguntou-lhes: "O que discutíeis pelo caminho?" Eles, porém, ficaram calados, pois pelo caminho tinham discutido quem era o maior. Jesus sentou-se, chamou os doze e lhes disse: "Se alguém quiser ser o primeiro, que seja o último de todos e aquele que serve a todos!" Em seguida, pegou uma criança, colocou-a no meio deles, e abraçando-a disse: "Quem acolher em meu nome uma destas crianças, é a mim que estará acolhendo. E quem me acolher, está acolhendo, não a mim, mas àquele que me envio".

- Os discípulos continuam sem entender o anúncio que Jesus faz de sua morte e ressurreição, mas o medo lhes impede de perguntar ao seu Mestre. A discussão dos discípulos no caminho, sobre quem deles era o maior, manifesta que nada tinham compreendido das palavras de Jesus. Na relação entre eles continuam na busca do domínio e do poder. A novidade de Jesus e de sua comunidade está justamente em servir em primeiro lugar. Jesus é o menor de todos, pois se fez servo em sentido pleno: até dar sua própria vida.

- Você está disposto a viver o serviço como Jesus até as últimas conseqüências?

- "Se alguém quiser ser o primeiro, que seja o último de todos e aquele que serve a todos!" nos diz Jesus. A ambição faz parte da nossa constituição e não foi diferente para alguns dos apóstolos. A ambição que Jesus quer para nós é ser mais como ele, servir e sofrer pelos outros como ele serviu e sofreu. Diz o poema Servidor de todos do Pe. Benjamim Gonzales Buelta:

Mas A Palavra diz:
Senta a tua mesa
os que não podem
convidar-te em sua casa
arrastada pelo rio,
e empresta sem enrugar a cara
ao que não pode devolver-te
teu dinheiro no prazo estipulado
porque as horas extras
se perderam no computador
da zona franca.
Haverão encontrado em ti
a resposta de Deus
a sua angústia cotidiana.
e tu sentirás atravessar
algo de Deus passando
pelo centro de ti mesmo
para chegar até o irmão.

Ao romper com este gesto
de gratuita proximidade
as leis e as cátedras
do investimento
bem calculado,
um manancial de eternidade
te chegará entre tuas pedras,
e fará de ti um servidor de todos,
cheio de graça e de sabor.

- Termina sua oração pedindo ao Senhor força e coragem para aceitar o seu caminho. Peça também que te ajude a colaborar para que o mundo não tenha mais fome e miséria.

- Glória ao Pai, e ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio, agora e sempre, pelos séculos dos séculos. Amém.


Nenhum comentário:

Postar um comentário